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- Aprendizagem ao longo da vida : os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser alunoPublication . Machado, Vítor Manuel Venâncio; Cruz, SóniaO presente relatório foi elaborado para a disciplina de Prática de Ensino Supervisionado e Relatório (PESR) do Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Neste trabalho de investigação e de análise das práticas pedagógicas desenvolvidas, apresenta-se uma reflexão pessoal sobre a aprendizagem realizada, bem como as potencialidades e os constrangimentos inerentes à profissão docente. Este trabalho de introspeção tem como base pressupostos teóricos que assentam na problemática da aprendizagem ao longo da vida na Sociedade do Conhecimento e da Informação, as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC)/Informática como suporte para a aprendizagem no contexto de sala de aula, ou fora dele, bem como a transversalidade das competências adquiridas nesta área, e a valorização das aprendizagens não-formal e informal no contexto da formação/educação. Neste sentido, refletem-se as Metas de Aprendizagem TIC, uma referência numa perspetiva transversal da aprendizagem que ultrapassa as paredes da sala de aula, contribuindo para reforçar o conceito de aprendizagem ao longo da vida e uma oportunidade de concretizar a transformação das práticas, articulando e integrando as TIC no desenvolvimento das competências expressas nos programas e orientações curriculares atuais, preparando, integralmente, os alunos para a vida na sociedade da informação e comunicação e valorizando a interação e as diferenças de cada um em benefício da aprendizagem. Discute-se igualmente o papel do professor/mediador, que já não é somente o transmissor de conhecimento, mas que se pretende ativo nas suas decisões como gestor curricular e na sua reflexão e investigação sobre as práticas, sobre o meio envolvente da escola onde trabalha, sobre as reais necessidades dos seus alunos. Um professor que adapta o currículo, agindo sobre as normas impostas. Apresentamos também o estudo realizado para a componente científica prevista para o segundo ano do mestrado, tendo em vista a consolidação de competências de investigação teórica e metodológica no domínio das ciências da educação e da aprendizagem ao longo da vida. Investigámos e refletimos a utilização dos inquéritos online e a sua importância nas práticas pedagógicas, e como podem ser uma ferramenta simples, gratuita, ecológica, reutilizável, adaptável a diferentes situações, que, conforme pudemos verificar, alguns professores já utilizam ao nível pessoal e profissional mas que ainda não mobilizam as potencialidades deste recurso para as práticas letivas.
- Luxury consumption motivations : a cross-cultural study between France and ChinaPublication . Almeida, Maria Sofia de Souza Coutinho Nunes de; Tran, VéroniqueDuring the last decade, international luxury brands have been expanding continuously to new markets, transferring the industry’s gravity center from West to East. The present research aims at investigating how consumers’ motivations for buying luxury products differ in developed and emerging markets and what role culture plays in those differences. More precisely, the paper focuses on two main actors of this industry: France (the first country offering luxury-branded products) and China (hosting the world major luxury consumers). An online questionnaire assessed Status & Conspicuousness, Conformity, Uniqueness, Hedonism and Quality motivations of 95 French and 72 Chinese students. Results were statistically analyzed trough a series of independent-sample t-tests and Mann-Whitney U tests. Conformity appears to be a dominant motivation in China, while Hedonism and Quality motivations prevail in France. Moreover, Uniqueness comes out as equally important in both markets. Cultural orientation was measured trough individuals’ self-construal and doesn’t have a significant influence in the previous results. The researcher proposes that differences in motivations might alternatively depend on luxury knowledge and on the industry development stage in a country. Further investigation concerning the causes of motivation differences is crucial. Finally, this study derives specific management implications for international luxury brands fighting to increase availability while keeping exclusivity.
- The long-term impact on operating performance of emerging to developed acquisitions : acquirer's perspective : an empirical studyPublication . Falcão, Sofia Gomes; Bunkanwanicha, PramuanA new type of M&A activity has been growing in value and relevance in the 21st century: firms from emerging markets buying firms from developed markets. This paper seeks to study the long-‐term impact for the acquirers of such deals on their operating performance and what factors influence this impact. This study uses a difference-‐in-‐ difference approach on a sample of recent deals containing 122 acquirers from 12 different emerging countries to conclude that their operating performance deteriorates following the deals, when compared to a relevant peer group of firms that did not engage in M&A activity, specifically through losses in margin. We further conclude that large acquirers and firms with low cash holdings and high leverage do better following the deal, while firms engaging in deals quite large in relation do their own size do worst. Absolute deal value, similarity between the target and acquirer’s industry and cash payment for the deal seem to have no impact on post-‐acquisition performance. Finally, stock markets do not appear to anticipate the impact of such deals on firm value at the announcement date.
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Guimarães, Paulo André Rocha; Cruz, SóniaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.
- Web 2.0 nas práticas letivas : perceções de professores e alunos sobre a sua utilização : relato reflexivo da prática de ensino supervisionadoPublication . Meneses, Carina Isabel Esteves; Cruz, SóniaAs Tecnologias da Comunicação e Informação propiciam o aparecimento de novos cenários e ambientes originando numerosas potencialidades, quer para as práticas pedagógicas dos professores, quer para as aprendizagens dos alunos, tornando-se numa estratégia determinante para o pleno sucesso do processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, a arte de ensinar constitui um desafio que obriga o professor a uma grande atividade, disponibilidade e adaptabilidade. Seguindo estes pressupostos, apostamos na formação como docentes aliando a possibilidade de realizar um estudo de caso, no qual recaiu igual importância. Deste modo, o relatório que aqui se apresenta descreve e analisa a prática docente em termos de atuação no processo de ensino-aprendizagem, em contexto de estágio profissional, onde as TIC tiveram uma presença irrefutável em toda a nossa ação pedagógica, bem como a investigação subordinada à temática da utilização das ferramentas da Web 2.0 nas práticas letivas por parte dos professores e a perceção que os alunos têm da utilização por parte dos seus professores. Os resultados a que chegamos demostram que, quer para professores, quer para os alunos, a utilização das TIC em contexto pedagógico são um importante recurso e estratégia. No entanto, apuramos que os professores, de um modo geral, não possuem formação adequada à sua efetiva utilização e desconhecem as inúmeras ferramentas e serviços que a Web 2.0, lhes proporciona no âmbito da prática letiva. Apuramos, igualmente, que a perceção dos alunos sobre a utilização dessas ferramentas por parte dos professores é deficitária.