Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprendizagem profissional docente e investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em contexto da Biblioteca Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203017412.pdf9.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de aprendizagem profissional desenvolvido em contexto de estágio pretende ser um documento descritivo e reflexivo de toda a atividade científica e pedagógica, letiva e não letiva, desenvolvida durante as práticas de ensino supervisionado e relatório I (PESR I) e práticas de ensino supervisionado e relatório II (PESR II) numa perspetiva meditativa e reconstrutora de saberes e práticas, tendo como objetivo o reforço e desenvolvimento constante de toda a nossa ação profissional. Integra-se no nosso processo de profissionalização do docente no Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Socias, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Nesse se partilha a prática de ensino supervisionado, numa turma de 10º ano do ensino profissional, realizado na Escola Secundária Santa Maria da Feira, as atividades de projetos realizadas no núcleo de estágio e a investigação sobre as tecnologias em educação. Todas as atividades e projetos visaram a experimentação de métodos e técnicas de trabalho pedagógico, educativo e de investigação no âmbito da formação docente, em contexto real, desenvolvendo as competências profissionais que promovam nos futuros docentes um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder aos desafios e exigências da profissão.
This report professional learning developed in the context of stage, aims to demonstrate the scientific and pedagogical experiences lived, integrated into our process of professionalization of teaching in the Master of Education from the Faculty of Social Sciences, Catholic University of Portugal, Braga. This document includes supervised practice teaching in a class of 10th grade vocational school, held in the High School Santa Maria da Feira. The Teacher Training, a component of research and scientific component, aim to integrate the exercise of professional life in a progressive and driven by Supervised Teaching Practice in a real context, developing professional skills in future teachers that promote critical and performance reflective, able to meet the challenges and demands of profession. This report is intended to be a descriptive document and reflective of all scientific activity, and not lective developed during supervised teaching practice and I report (PESR I) and supervised teaching practice and report II (PESR II) in a meditative perspective and reconstructive knowledge and practices, aiming at the reinforcement and constant development of our entire professional action.

Description

Keywords

Ensino de informática Prática de ensino supervisionado Tecnologia de Informação e Comunicação Mobile learning QR-Codes Education computing and supervised teaching practice Information Technology and Communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue