Faculdade de Ciências Humanas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- Academia de Liderança : desenvolvimento de competências pessoais através do Rugby : um projecto de inclusão socialPublication . Sacavém, José Manuel Temudo de Castro Pinto; Joaquim, Henrique Manuel MarquesO projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento pessoal integral e integrado de jovens, sendo que para o atingir será apresentado um serviço de formação ao ar livre em equipa através de rugby para clientes empresariais. O rugby é um desporto que se afirma por defender um conjunto de valores intrínsecos que promovem uma integração social positiva, e, na interação entre os jogadores são realçados valores e atitudes que reforçam competências sociais e emocionais. Esses valores são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho e podem servir de base à sustentabilidade de um projeto de intervenção social para jovens. É esta a premissa do projeto que iremos apresentar, enquadrada no âmbito de uma análise conceptual sobre inclusão social, desporto e aquisição de capital social.
- AgoraPublication . Boleti, Evanthia; Martins, Adriana Alves de PaulaThis report describes, discusses and assesses the process leading to the creation of the Agora Project, a business initiative, that I conceived as an MA candidate in January 2017 within the framework of the MA in Culture Studies in the Faculty of Human Sciences at the Universidade Católica Portuguesa. The Agora Project (available on https://agoraconceptstore.com/) is an online platform that aims to be a multicultural community of female artists and art lovers, through which non-mainstream artists from diverse parts of the world exhibit, discuss and sell their work. Having been inspired by the work of thinkers and artists who have believed in the potentialities of culture as an expedient to solve conflicts and to empower people facing prejudices or threats, in this report I explore some of their key ideas to explain how they contributed to the project’s design. The report also comprises a chapter devoted to the relevance of multiculturalism to the arts and its impact on women who have fought for freedom and equality (with a special focus on Simone de Beauvoir’s ideas); four chapters on female artists from diverse cultural backgrounds (Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Georgia O’Keeffe, and Reinata Sadimba), who, through their work, have asserted their beliefs and independence despite social constraints; and a business plan in which I explain the variables I took into account to implement the project, assess its sustainability, and its future prospects in the realm of creative industries.
- Ajuda alimentar comunitária, uma burocratização da fome?Publication . Lourenço, Ema Carolina Simões; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasA carência alimentar, a consequência mais visível dos fenómenos de pobreza e de exclusão social, requer respostas imediatas, céleres e urgentes. Por sua vez, o apoio alimentar no âmbito do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados revela-se burocraticamente exigente, pouco flexível e detentor de timings muito próprios. Cabe, por isso, às instituições do Terceiro Sector, enquanto instituições mediadoras, encontrarem estratégias que lhes permita ir ao encontro das reais necessidades de quem dele beneficia, ao mesmo tempo que, cumprem os requisitos normativos impostos à implementação do programa. É neste processo dialético que se encontra o âmago da presente investigação, que pretende explorar o que está subjacente à função de mediador, compreender como é que se operacionaliza o programa ao nível local face às diretrizes comunitárias e às necessidades dos beneficiários e perceber se existem diferentes lógicas de intervenção consoante o tipo de recursos humanos que a executam. A presente investigação é um estudo exploratório assente em metodologias maioritariamente qualitativas, mas também quantitativas, que tem como fim a produção de uma saber-fazer mais qualificado proporcionador de uma prática profissional inteiramente adequada à realidade na qual intervém.
- O andebol como estratégia de inserção social de raparigas filhas de imigrantes cabo-verdianosPublication . Tavares, Maria Assunção Fernandes Lopes; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasEsta dissertação é um caso de estudo de um projeto andebolístico aqui analisado como estratégia de inclusão social de raparigas filhas de imigrantes cabo-verdianos. Considera-se o projeto a partir de 3 momentos de desenvolvimento, de acordo com o local físico em que as jovens atletas estiveram envolvidas (Bairro da Pedreira dos Húngaros, Bairro da Outurela ou ambos os locais), ao longo de 22 anos de existência. Foram entrevistadas 22 atletas. Visa identificar as competências treinadas no andebol que podem ser transferidas para a vida pessoal, familiar, social, escolar e profissional, identificar as motivações das jovens para a prática desportiva e recensear os vetores que fazem do desporto uma prática social inclusiva. A construção teórica é alicerçada num quadro concetual que considera três eixos problematizadores: os lugares da exclusão social, conforme propostos por Stoer, Magalhães e Rodrigues (2004); o processo de inclusão pelo desporto, proposto por Bailey (2005;2008) e Maxwel (2013); e os processos de aprendizagem tomando-os como elementos necessários para o desenvolvimento positivo dos jovens, segundo a visão de Fraser et al (2005) e Coutinho (2008). A análise de conteúdo está estruturada em cinco dimensões do discurso das atletas: as condições de habitabilidade e vida comunitária, o ambiente familiar e a relação entre pais e filhas, as memórias da escola e do percurso escolar, a vida desportiva e associativa e os processos de identidade e pertença. Os resultados sugerem que o andebol (I) contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social das atletas, (II) transformou-se em enpowerment, com reforço da identidade e promotor da inclusão social e (III) as sinergias que assim surgiram entre as atletas, a família e a comunidade permitiram melhorar o percurso social das atletas e afirmar uma cultura de pertença dupla – cabo-verdianas e portuguesas.
- O apoio social à família com idosos dependentes : limites e potencialidades numa perspetiva de capital socialPublication . Paixão, Maria João Escórcio; Albuquerque, Cristina Maria PintoAs diversas configurações na compreensão do fenómeno do envelhecimento na atualidade e os desafios sociopolíticos que se evidenciam numa perspetiva de envelhecimento ativo e saudável colocam desafios novos e profundos no modo como a intervenção social e institucional deve ser compreendida e perspetivada. Na presente investigação analisa-se as limitações e potencialidades do apoio social às famílias, bem como o impacto que a dependência provoca no contexto familiar. Procurou-se compreender a adequação das respostas de suporte às famílias com idosos dependentes, quer na perspetiva dos Cuidadores Principais Familiares (CPF), quer dos Assistentes Sociais (AS), salientando a perspetiva de um Serviço Social generativo, capaz de potenciar e gerar capital social que permita apoio social mais inovador e abrangente. De cariz qualitativo, esta investigação desenha-se com recurso a entrevistas semiestruturadas, e grupos focais aos CPF e AS. Complementando-se com os mapas de rede, antes e após a situação de dependência do idoso, analisando as redes de proximidade e de serviços na vida dos CPF, de forma a potenciar ou alargar o capital social das famílias e idosos dependentes. A análise e tratamento dos dados foi norteada pela lógica de análise categorial, que identifica as mudanças nos mapas de rede de CPF, projetando os cuidados informais como um processo significativo na vida das famílias, implicando as políticas públicas na prática profissional dos AS. Os dados revelam que são importantes respostas mais flexíveis nos cuidados a idosos dependentes, não apenas na comunidade, mas na construção de pilares que possam conduzir a ações diferentes, usando novos recursos (nomeadamente tecnológicos) e novas formas de articulação entre os recursos e respostas existentes formais ou informais. É iminente repensar a conceção de envelhecimento na base na prevenção, soluções que assegurem uma integração social ativa. Tudo isto indica que existe muito caminho feito, mas cumulativamente remete-nos para uma nova intervenção capaz de redimensionar as políticas públicas, enquadradas numa abordagem de longevidade, promovendo comunidades mais ativas e capazes de potenciar outros recursos.
- Os assistentes sociais e os princípios da justiça social, interpelação das práticas profissionais em instituições de economia social e solidáriaPublication . Ferreira, Marta Graça; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasFace às recentes transformações societárias, torna-se premente perceber como é que os Assistentes Sociais se situam enquanto agentes construtores da justiça social na representação do Estado e da sociedade, perante os cidadãos. No fundo, pretende-se perceber de que forma as práticas dos assistentes sociais podem estar a contribuir para uma sociedade mais igual/desigual; identificar de que forma estas práticas são elas mesmas influenciadas pelas motivações e valores de cada assistente social e ainda perceber se existe uma relação entre as suas e a reprodução do fenómeno da exclusão que aos mesmo tempo contrariam os princípios da justiça social. Para tal, a análise das práticas profissionais e os seus referenciais será também ela crucial para este entendimento. A questão norteadora consiste em perceber como é que os assistentes sociais operacionalizam, nas suas práticas profissionais quotidianas, os princípios de justiça social.
- A construção de "adolescência" no romance juvenil contemporâneo português e alemãoPublication . Cruz, Maria Amélia Gonçalves da; Hanenberg, Peter HeinrichEsta tese ocupa-se do estudo da construção de «adolescência» no romance juvenil contemporâneo português e alemão, com base na análise de representações de adolescência colhidas em narrativas ficcionais provenientes das respectivas literaturas/culturas: A Lua de Joana (1994)1, de Maria Teresa Maia Gonzalez, Baunilha e Chocolate (2001), de Ana Meireles, Amor de Miraflores (2004), de João Borges da Cunha, Rafa e as Férias de Verão (2008), de Fátima Pombo, Para Maiores de Dezasseis (2009), de Ana Saldanha, da literatura portuguesa; Crazy (1999), de Benjamin Lebert, die Zeit der schlafenden Hunde (2003), de Mirjam Pressler, Den Himmel zu Füβen (2004), de Sandra Hoffmann, Das unsichtbare Herz (2005), de Friedrich Ani e Seidenhaar (2007), de Aygen-Sibel Çelik, da literatura alemã. Trata-se, pois, de uma reflexão que assenta, fundamentalmente, em dois amplos domínios do conhecimento – os Estudos Literários Infanto-Juvenis e os Estudos de Adolescência – no âmbito dos quais dois conceitos se revelaram como sendo nucleares, remetendo para dois fenómenos culturais de emergência recente: a «literatura infanto-juvenil» (na qual se insere o romance juvenil contemporâneo) e a «adolescência». O presente trabalho está, assim, dividido em três capítulos: o primeiro focado no romance juvenil contemporâneo, o segundo na adolescência e o terceiro na análise contrastiva das representações de adolescência seleccionadas e nas conclusões daí advenientes. Dada a complexidade e abrangência dos fenómenos em estudo, foi necessário recorrer a diversas outras áreas do saber, a diferentes aparatos teóricos e metodológicos, sob diferentes perspectivas, pelo que este trabalho se assume como um projecto de análise transdisciplinar e transcultural, desenvolvido no âmbito dos Estudos de Cultura.
- Criminalidade e género : homicídios praticados por mulheres em AngolaPublication . Dumbo, Maria Luzia Nunes; Amaro, Maria Inês Martinho AntunesCriminalidade e género: Homicídios praticados por mulheres em Angola é um estudo que procura analisar e compreender a relação entre o género e a criminalidade em Angola. Mais especificamente, pretende-se encontrar as racionalidades intrínsecas à perpetração de crimes de homicídio cometidos por mulheres a cumprir pena judiciária nos principais Estabelecimentos Prisionais de Angola, através da análise dos seus sentidos e significados sobre o crime, das suas trajectórias de vida e das representações sobre as lógicas de acção nas quais se inseriram os seus comportamentos violentos. A construção do objecto de estudo organizou-se a partir da conjugação das teorias interaccionistas do desvio e das teorias feministas na abordagem sobre a criminologia. Fez-se, também, uma abordagem à cultura Bantu com o objectivo de ajudar a explicar alguns factores culturais que influenciaram os crimes de homicídio. As metodologias qualitativas assumiram uma posição privilegiada por se ajustar à complexidade do objecto em estudo, tendo sido realizadas 61 entrevistas a mulheres internadas em estabelecimentos prisionais de oito das 18 províncias do país. No que se refere ao tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, permitindo interpretar os conteúdos dos discursos. Foi possível compreender a existência de quatro factores directamente associados à perpetração de crimes de homicídio por parte de mulheres em Angola: violência e agressão como desencadeadores do crime de homicídio; a agressão resultante da crença em feitiçaria; crimes de homicídio resultantes da violência doméstica e consumo de álcool e, por último, crimes de homicídio praticados sob o efeito do consumo excessivo de álcool.
- Cultural factors and influences in psychedelic research and practices : ayahuasca in modern culture and therapyPublication . Ippolito, Robert Ian; Hanenberg, Peter HeinrichThis thesis reviews contemporary research on integrating psychedelic substances in modern psychotherapeutic practices, focusing on the case of ayahuasca; a psychoactive, medicinal brew native to the Amazon Basin. Traditionally, ayahuasca is used as a ritual sacrament in indigenous shamanic practices, and plays a central role in the social identity and ontology of these cultures, as a sacred communion of consciousness, spirit and nature. The globalisation of ayahuasca demonstrates a complex case of cultural export, commodification, adaptation, and hybridisation. Commercial ayahuasca practices aimed at foreigners have become a substantial tourism industry in South America, while countless ayahuasca retreats are hosted internationally. The popularity of these practices reflects a state of disenchantment in modern, secular society; a desire to discover a sacred, spiritual ontology manifested in ritual sacrament, and validated by transcultural tradition and the explicit phenomenon of a psychedelic experience. Ayahuasca practices are a significant research interest in psychotherapy and psychopharmacology, as they not only demonstrate the psychotherapeutic potential of psychedelics, but also provide a case example of a traditional, psychotherapeutic application of psychedelics. These practices demonstrate an exceptional effectivity in treating addiction, abuse and trauma disorder, and treatment-resistant depression. Ayahuasca has immense psychotherapeutic potential, but also presents a significant harm factor, dependent on cultural and transcultural factors of the ayahuasca practice itself, as well as its subject. Ayahuasca research and practice demonstrates the essential importance of cultural and transcultural context in the psychotherapeutic process, indicating a gap in the critical discourse. This thesis examines this gap, articulating the critical implications of a psychotherapeutic methodology informed by cultural factors of ontology and identity, and acknowledging the critical significance of spiritual health and identity as a trans-cultural concept and psychotherapeutic method. This thesis argues for the critical, psychotherapeutic function of an expanded view of consciousness including a sacred ontological relationship to nature, by examining cultural and transcultural elements of contemporary ayahuasca practices in a psychotherapeutic context.
- A dignidade humana na intervenção com refugiadosPublication . Luís, Maria Margarida Gaspar Lopes Pratas; Queirós, Graça Maria Rolin AndréNa presente dissertação pretendeu-se conhecer e entender qual o papel do Serviço Social na intervenção com os refugiados, à luz do respeito pela dignidade humana, enquanto valor filosófico, ético, jurídico e um dos valores base da profissão. Perante a atual crise humanitária no Médio Oriente e Norte de África, o Serviço Social é desafiado a reposicionarse e afirmar-se como agente de primeira linha na salvaguarda da dignidade humana e, consequentemente, dos direitos humanos. Tornou-se, portanto, pertinente refletir sobre a própria operacionalidade do valor da dignidade em Serviço Social, isto é, questionar como é que o reconhecimento da dignidade do outro pode e deve influenciar a atuação profissional, concretamente na intervenção com refugiados. Através da realização de entrevistas semidiretivas a Assistentes Sociais com experiência na intervenção com refugiados foi possível analisar qual o papel ocupado pelos conceitos de dignidade e direitos humanos nas práticas profissionais de um Assistente Social. Também foram entrevistados vários profissionais, frequentemente integrantes de equipas multidisciplinares, para melhor se compreender a especificidade de um Assistente Social em contexto de intervenção.