Faculdade de Ciências Humanas
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- 1910. The republican revolutionPublication . Sardica, José
- 1982-2017 : 35 anos de telenovela portuguesa : um estudo sobre as estratégias de produção e programaçãoPublication . Fonseca, Lara Cristina de Matos Pimentão Ramalho; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA telenovela é o formato produzido para televisão que narra histórias fictícias e possui um alto teor de melodrama. O formato televisivo surge nos anos 50 e chega a Portugal nos anos 70 na sua versão brasileira. Desde então, conquistou o público português com a sua forma de abordar e representar temas quotidianos, com os quais o público se identifica. Em 1982 é produzida a primeira telenovela portuguesa, à luz das influências brasileiras e mexicanas, constituindo-se, até hoje, como um produto destinado essencialmente a um público familiar, heterogéneo e diversificado, embora haja evidência empírica de que é mais visto por mulheres. Ao longo dos anos, a complexidade das narrativas foi elevando a telenovela a um potencial instrumento de intervenção social através dos temas sociais abordados, acrescentando valor ao formato. O preconceito social e de âmbito académico inerente ao formato tornam interessante compreender de que forma estes produtos evoluíram e se atualizaram ao longo do tempo, a fim de responder às necessidades do público e das estações. Através da análise das 103 telenovelas estreadas entre 1982 e 2017, a presente investigação visa compreender as estratégias de produção e programação da telenovela portuguesa, em 35 anos, que conduziram o formato à liderança de audiências nos canais generalistas de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI).
- 1º relatório - vacinação para a COVID-19: intenção e seus preditores. Estudo na população portuguesa, em diferentes etapas do ciclo de vidaPublication . Godinho, Cristina Albuquerque; Francisco, Rita; Gaspar, Rui; Arriaga, Miguel Telo de; Costa, Andreia Silva da; Costa, Diana; António, João; Carvalho, Ana; Fonseca, Válter; Santos, Benvinda dos; Freitas, Graça
- 2º relatório - vacinação para a COVID-19: intenção e seus preditores. Estudo na população portuguesa, em diferentes etapas do ciclo de vidaPublication . Godinho, Cristina Albuquerque; Francisco, Rita; Gaspar, Rui; Arriaga, Miguel Telo de; Costa, Andreia Silva da; Costa, Diana; António, João; Carvalho, Ana; Fonseca, Válter; Freitas, Graça
- 30 years of culture, art, and metamorphoses : the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation and the reshaping of Lisbon's culturalscapePublication . Maurício, Ana Fabíola Ferreiro Nobre; Barba, Maria Luísa Leal de Faria Geraldes; Nünning, AnsgarEsta dissertação analisa o papel do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na remodelação da paisagem cultural de Lisboa desde o início da década de 1980 até ao início da década de 2010, estabelecendo um diálogo entre as actividades do CAM e os contextos socio-políticos, educacionais e artistíco-culturais lisboetas. A pesquisa, levando em consideração o aspecto transitório desses contextos ao longo do tempo, delineia uma trajectória do desenvolvimento de Lisboa (e de Portugal) nos campos da acessibilidade, democratização, consumo e fruição artísticas e culturais. Esta delineação, que inclui uma revisão dos respectivos desenvolvimentos Europeus e Norte-Americanos como forma de contextualização, começa por abranger o período do regime dictatorial do Estado Novo – realçando o papel da FCG na concepção de novas políticas culturais e no iniciar de um processo de modernização – e o período da Revolução de 1974 em Portugal – sublinhando a relevância das contra-culturas na redefinição das práticas artísticas e académicas –, de forma a retratar as realidades culturais portuguesas e internacionais que precederam (e em grande medida influenciaram) os processos de construção mental, social e material do CAM. A análise procura explicar como o CAM, enquanto reflexo dessas realidades e resposta às mesmas, se tornaria um elemento de mudança de paradigma dentro das paisagens artísticas e culturais lisboetas, bem como uma característica chave do necessário curto-circuito entre os objectivos da modernidade e os valores simbólicos da pós-modernidade (v. Santos, 2013[1994]). A pesquisa centra-se, então, em explorar o papel do CAM no estabelecimento de um complexo exibicionário (v. Bennett, 1999) conducente ao apoio de uma transição cultural entre a modernidade tardia e a pós-modernidade na década de 1980 e útil na mediação dos processos de globalização a partir do fim da década de 1990. Esta dissertação tem, assim, como objectivo perceber e demonstrar a forma como a acção do CAM no campo artístico-cultural remodelou indelevelmente a paisagem cultural de Lisboa, i.e., a forma como o CAM encarnou transformações socio-políticas e urbano-museológicas e, assim, contribuíu para remodelar os comportamentos artístico-culturais dos cidadãos – e consequentemente as suas identidades culturais – em momentos cruciais de redefinições urbanas e nacionais.
- 4 + 4 proposals for making sense of today's convivial culturesPublication . Santos, Luisa
- 4CS handbook colophon: reflections and actions upon mediation practicesPublication . Santos, Luísa; Duarte, Maria Eduarda
- 6th European Conference for social work research: reflective social work practices in contemporary societies dialogues and new pathways between praxis and research. Book of abstracts & programme bookPublication . Branco, Francisco; Amaro, Maria Inês; Santos, Maria Isabel; Oliveira, Ana; Guerra, Inês
- 9/11 revisited: remediation as a tool to rewrite the cultural memory of the terrorist attack of 2001Publication . Gonçalves, DianaOver the last two decades, 9/11 established itself as an object of interest for the academia, news outlets and the arts, generating a multitude of cultural artefacts that allow us, collectively, to revisit the event, reread it in different circumstances, and, ultimately, rewrite it.Employing rewriting as a metaphor for a continuous process of representation and revision, this article explores the remediation of the terrorist attack of 2001 and how representations of the event across time and different media help consolidate its place in cultural memory. With this purpose in mind, it analyzes John Updike’s Terrorist (2006) and TV series Designated Survivor (2016) and discusses them as after-effects of 9/11.
- A comunicação enquanto paradigma de humanizaçãoPublication . Salgado, CristinaColocar a comunicação como ferramenta ao serviço do desenvolvimento e do bem- estar da pessoa humana, pressupõe a existência de um quadro de referência, onde o reconhecimento e valorização de cada um, como ser único, sejam norteadores de uma relação ajustada. Identificar a importância da interface do comportamento e da linguagem, a compreensão de afectos e sentimentos no processo relacional, constitui uma plataforma indispensável à construção de cenários, propiciadores de uma comunicação que se deseja humanizante.