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Abstract(s)
Over the last two decades, 9/11 established itself as an object of interest for the academia, news outlets and the arts, generating a multitude of cultural artefacts that allow us, collectively, to revisit the event, reread it in different circumstances, and, ultimately, rewrite it.Employing rewriting as a metaphor for a continuous process of representation and revision, this article explores the remediation of the terrorist attack of 2001 and how representations of the event across time and different media help consolidate its place in cultural memory. With this purpose in mind, it analyzes John Updike’s Terrorist (2006) and TV series Designated Survivor (2016) and discusses them as after-effects of 9/11.
Ao longo das últimas duas décadas, o 11 de setembro tem-se afirmado como objeto de interesse para a academia, para os meios de comunicação e para as artes, gerando uma série de artefactos culturais que nos permitem, coletivamente, revisitar o evento, voltar a lê-lo em circunstâncias diferentes e, finalmente, reescrevê-lo.Utilizando a reescrita como metáfora para um processo contínuo de representação e revisão, este artigo explora o fenómeno da remediação do ataque terrorista de 2001 e a forma como representações do evento ao longo do tempo e em diferentes meios ajudam a consolidar o seu lugar na memória cultural. Com este objetivo em mente, o artigo analisa a obra Terrorist (2006) de John Updike e a série de televisão Designated Survivor (2016) e discute-as enquanto efeitos pós-11 de setembro.
Ao longo das últimas duas décadas, o 11 de setembro tem-se afirmado como objeto de interesse para a academia, para os meios de comunicação e para as artes, gerando uma série de artefactos culturais que nos permitem, coletivamente, revisitar o evento, voltar a lê-lo em circunstâncias diferentes e, finalmente, reescrevê-lo.Utilizando a reescrita como metáfora para um processo contínuo de representação e revisão, este artigo explora o fenómeno da remediação do ataque terrorista de 2001 e a forma como representações do evento ao longo do tempo e em diferentes meios ajudam a consolidar o seu lugar na memória cultural. Com este objetivo em mente, o artigo analisa a obra Terrorist (2006) de John Updike e a série de televisão Designated Survivor (2016) e discute-as enquanto efeitos pós-11 de setembro.
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Keywords
Rewriting Cultural memory Remediation Terrorism Reescrita Memória cultural Remediação Terrorismo