CECC - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Pessimism and optimismPublication . Pires, Maria Laura BettencourtPessimism is a view of the world that is connected to life conditions and a propensity to see the worst aspect of things that, inevitably, leads to despair. It can, however, also alert people to threats thus helping them to survive, although Schopenhauer, with his philosophical pessimism, wanted to eliminate expectations. In the difficult times we are living in today, I think it has been demonstrated that pessimists and optimists become stronger and more effective when they work together. The topic of pessimism and optimism has motivated writers, painters and musicians all over the world. Among famous writers, like Goethe, Dostoevsky, Baudelaire and Sá Carneiro, who have been considered the "Patron Saints of Pessimism", I distinguish Voltaire with his masterpiece Candide, ou L'Optimisme. Well-known musicians, such as Mahler, Shostakovich and Chopin, and painters, like Goya and Donald Sutton, were also inspired by the theme. Although there are also eminent optimists, like Leibniz, young people, nowadays, who see their future as insecure, seem to have a pessimistic view of the world as is evident in the lyrics of so many of the most popular songs that they so much appreciate. I conclude my text, quoting George Bernard Shaw who said "Both optimists and pessimists contribute to society. The optimist invents the aeroplane, the pessimist the parachute."
- The banality of evil: controversy and complexity of a conceptPublication . Amaral, MargaridaThis article intends to reflect on Hannah Arendt’s concept of banality of evil. It starts with an analysis of the film Hannah Arendt by Margarethe von Trotta. This beginning is not a mere pretext. Because it is a relatively current cinematographic work, it has a public disclosure far superior to the written work of Arendt. In this sense, it becomes important to confront the film, elucidating its aspects more or less concordant with the author’s work. The banality of evil is perhaps the most complex concept proposed by Arendt and has given rise to a controversy that the author could not have foreseen. Margarethe von Trotta's film is extremely loyal to this controversy, although, because it is a film and not a treatise on philosophy, it does not explore all the complexity associated with the concept. This complexity is related to the few clarifications that Arendt provided about her change of mind on the subject of totalitarian evil, which was accompanied by a conceptual modification - from "radical evil" to "banality of evil". I intend to show, without denying the differences between the concepts, that we can combine them in order to think the banality capable of leading to radical evil.
- Comemoração de duzentos anos da publicação de IvanhoePublication . Pires, Maria Laura BettencourtA fim de celebrar o bicentenário da publicação de Ivanhoe (1819) iremos comprovar que a obra ficou famosa por ter concorrido para o aumento de interesse pela História e pela Idade Média. Quando ouvimos falar dos rebeldes recalcitrantes e selvagens das novelas gráficas dos nossos dias, vemos que Ivanhoe, no século XIX, já actuava como os anti-heróis modernos e foi o seu modelo e precursor. Verifica-se que a fama de Sir Walter Scott (1771-1832) se mantém desde há dois séculos e que o seu nome continua a ser conhecido em todo o mundo. Scott (1771-1832) nasceu nos Borders, estudou na Universidade de Edimburgo, viveu nos Trossachs, assim como em Stirlingshire e no Loch Katrine. Em 1811, comprou Abbotsford House, onde organizou uma colecção de antiguidades e uma biblioteca com 20.000 volumes. Além de ser um escritor de sucesso, tanto com a obra literária como com as suas actividades culturais, Scott contribuiu para o "mito" das Highlands e para o uso do kilt e dos diferentes tartans. Agora que as suas obras estão acessíveis também nos E-texts, como acontece com o projecto Gutenberg e com o Walter Scott Digital Archive da Universidade de Edimburgo, verifica-se que há um recrudescimento de interesse e fica comprovado que ele continua a ser apreciado por uma nova geração de leitores. Múltiplos estudos sobre recepção comprovam também a forma como a obra de Scott foi recebida e influenciou a produção artística. Os actuais leitores de Walter Scott, que estão familiarizados com os temas do Pós-colonialismo reconhecem-nos na voz narrativa de Scott, o que justifica que continue a haver interesse em ler, estudar e reeditar a sua obra por nela se tratarem questões como a instabilidade política e a violência, que resultam da mistura dos povos e da fluidez das fronteiras, assuntos bem actuais. Verifica-se, portanto, que obras literárias de valor, como as de Scott, continuam a ter interesse e a deverem ser lidas mesmo quando os seus autores há muito desapareceram. A prova da longevidade está patente também no facto de haver produções cinematográficas inspiradas na obra de Scott, como o filme Ivanhoe (1952), com o actor Robert Taylor e a versão de Walt Disney, de 1953, com Richard Todd, transformando assim o lendário Ivanhoe numa extravagante figura romântica da cultura popular e, em 1982, da versão de Hollywood, com Anthony Andrews e James Mason. Podemos, pois, concluir que Scott foi uma figura de culto no romanticismo europeu, que bem merece os monumentos que lhe foram dedicados e que contribuiu para a tomada de consciência de que as influências da poesia vão para além do âmbito literário e também devido ao seu modo diferente de combinar a história com a ficção
- Absolute being the divine according to Hesiod and PlatoPublication . Almeida, AméricoThe matrix of all Hellenic culture is the intuition of the absolute difference between the existence of something and its contradiction, for which there are no proper words. Hesiodic myth, as well as the narratives of Homer and the great dramatic authors, portray the first conception of this relation, depicted in many detailed forms. Plato, following Socrates’ teachings, proposes Goodness as that absolute difference, as the absolute ontological positivity that produces/creates being.
- Tendências progressistas e conservadoras na imprensa periódica feminina portuguesa de oitocentosPublication . Lopes, Ana CostaA imprensa periódica feminina do século XIX foi, em Portugal, palco da luta pela afirmação das mulheres contra a desigualdade de género e contra a discriminação. Pugnaram as oitocentistas contra tabus e preconceitos de ambos os sexos que impediam a igualdade de direitos civis e políticos, as diversas “emancipações”, a paridade na instrução e o exercício de uma profissão. Ao contrário destas, outras colaboradoras defenderam posições conservadoras. Este artigo pretende mostrar aspectos do diálogo entre estas duas tendências, privilegiando a primeira.
- Duchamp, materiality, and intersubjectivity: from phenomenology to aestheticsPublication . Rudari, Federico
- EditorialPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- "Is there a Santa Claus?"Publication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Walter Scott - sempre presente ou desconhecido e esquecido?Publication . Pires, Maria Laura BettencourtAo reflectirmos sobre Walter Scott surgem-nos inevitavelmente as perguntas se ele continua presente entre nós, se é o "grande desconhecido" ou se já o esquecemos. Neste artigo, além de fazermos algumas referências à biografia e à recepção da sua obra, focando sobretudo o poema The Lady of the Lake, procuraremos responder a essas interrogações conscientes de que as obras permanecem mesmo quando os seus autores há muito desapareceram. O poema narrativo The Lady of the Lake foi publicado em 1810 quando o autor estava no topo da sua carreira como poeta. Contém baladas, cantos e romances, e uma oração, que inspirou a Schubert a sua famosa Ave Maria. Relata ainda cerimónias fúnebres, uma cena de tiro ao arco, a actividade de um profeta e um sonho. Aeste aspecto épico, junta-se ainda o elemento essencial do idílio amoroso. Após a nossa investigação, concluímos que a produção literária de Scott não deve ser vista apenas como um vestígio do passado e que não temos e lamentar o desaparecimento do interesse por este escritor pois constatamos que ele continua a existir, mas de forma diferente, e que temos agora uma visão mais complexa que nos faz compreender que ele estava a reagir às mudanças na sociedade e a demonstrar a sua oposição à cultura dominante, temas afinal tão pós-modernos.
- Um editorial famoso de Thomas PainePublication . Pires, Maria Laura Bettencourt