CECC - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CECC - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 574
Results Per Page
Sort Options
- Os descobrimentos portugueses e a EuropaPublication . Lopes, Marília dos Santos
- A Rádio Renascença na transição de regime: do 25 de Abril ao 25 de NovembroPublication . Ribeiro, Nelson CostaNo biénio 1974-1975 a Rádio Renascença foi palco de um dos confrontos ideológicos de maior visibilidade na sociedade portuguesa. Profundamente enraizado nas lutas travadas pelo controlo dos meios de comunicação, o caso da Rádio Renascença teve a particularidade de funcionar como um sinal de alarme para a grande maioria dos portugueses, a quem o projecto colectivista não seduzia. Por outro lado, tratando-se de um media da Igreja, a ocupação da Emissora Católica levou a tomadas de posição do Episcopado que em muito contribuíram para definir o rumo dos acontecimentos em direcção ao 25 de Novembro. É este contributo da Rádio Renascença para a evolução política pós-revolução que se procura explicitar no presente artigo.
- A telenovela e o público: uma relação escondidaPublication . Burnay, Catarina DuffPerante a alteração do panorama audiovisual português ocorrida no ano televisivo 2000/2001, fruto da estratégia implementada pelo canal privado TVI (Televisão Independente), a ficção nacional,nomeadamente a telenovela, passou a registar níveis de audiência superiores aos conteúdos brasileiros, líderes do seu segmento, desde 1995. Perante este cenário e confrontados com a imagem negativa que envolve este tipo de produções, procurámos compreender em que medida os dados estatísticos se encontravam alinhados ou não (Sturat Hall, 1973)com as opiniões dos elementos do público e dos intervenientes directos no processo produtivo, sobre a premissa telenovela portuguesa /género telenovela.
- Identidade e identidades na ficção televisiva nacional: 2000-2006Publication . Burnay, Catarina DuffA ficção televisiva, nomeadamente a telenovela, tem funcionado, ao longo dos anos, como agente definidor de grelhas de programação, arrastando audiências de forma transversal. A sua força emocional e o seu estatuto melodramático têm permitido as maiores transformações no mercado televisivo nacional, que assiste, a partir de 1992, ano de aparecimento dos dois canais comerciais nacionais, a um aceso clima concorrencial. Desde essa altura, mantêm-se as guerras pela audiência, recorrendo-se à transmissão de formatos inovadores, à contratação de novos rostos e à transmissão de séries e telenovelas. Mas se, numa primeira fase (1992-2000), as estações desenvolveram a sua programação em torno da ficção brasileira, já enraizada no imaginário português desde 1977 (Gabriela pela RTP1), numa segunda fase (2000-2006), a programação tem sido desenvolvida em torno das séries e telenovelas portuguesas. Este volte-face nas tendências de gosto levaram-nos a colocar uma hipótese sobre a importância da ficção televisiva no estabelecimento de fronteiras simbólicas e identitárias do espaço e do tempo nacionais, a partir de 2000. O presente artigo reúne algumas reflexões preliminares sobre a temática.
- Hibridação e aventura humanaPublication . Carneiro, RobertoNo presente artigo retomo e desenvolvo um anterior artigo sobre hibridação cultural. Começo por relacionar globalização e cultura, evidenciando como a convivência intensa de matrizes culturais pode levar a uma essencialização de identidades ou, ao invés, ao aprofundamento de interculturalidades híbridas. De seguida, argumento com a “planura” do mundo para vencer as concepções hegemónicas de cultura e gerar uma arquitectura nova de sociedade em rede, feita de espaços públicos e comunicacionais. Neste quadro, advogo para Portugal uma dupla hibridação, a de recuperação e a de antecipação. Refiro depois a grande oportunidade de aprofundamento dos 3+1 capitais a partir de uma gestão inteligente e humana dos novos fenómenos migratórios, para concluir citando o papel da aventura humana, na miscigenação e no policromatismo, em ordem à criação de sentido.
- BAYLIN, Bernard. Atlantic History. Concepts and Contours (Cambridge/London, Harvard University Press, 2005) 149 pp.Publication . Martins, Adriana Alves de Paula
- Política e media: um olhar sociológico sobre a comunicação política: entrevista a André FreirePublication . Figueiras, RitaAndré Freire é doutorado em Sociologia Política pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), onde, em 2004, apresentou a tese O significado da divisão entre esquerda e direita. Portugal, Espanha e Grécia em perspectiva comparativa. É Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia do ISCTE e Investigador do CIES-ISCTE e do ICS. Tem participado e coordenado diversos projectos de investigação de âmbito internacional, de onde se destacam trabalhos sobre o comportamento eleitoral e as atitudes políticas. André Freire é um autor de referência na área da Sociologia Política, nomeadamente no que diz respeito à realidade portuguesa. Tem publicado vários livros e artigos sobre opinião pública, atitudes políticas, comportamentos políticos e eleitorais, sistemas eleitorais, elites políticas e sistemas partidários. Nesta entrevista fala-nos sobre os partidos políticos portugueses e a sua relação com os media, bem como sobre as diferenças entre a política de substância e a política de imagem e as consequências de cada uma delas para a democracia.
- Marketing das artes: importância e actualidade: entrevista a François ColbertPublication . Curvelo, RitaFrançois Colbert é um dos mais afamados especialistas mundiais em Marketing das Artes e da Cultura da actualidade. Com mais de 30 anos de carreira, já publicou diversos livros e dezenas de artigos nas mais prestigiadas publicações internacionais. Professor Catedrático em Marketing na École de Hautes Études Commerciales de Montréal, onde é titular da cátedra de Gestão das Artes Carmelle e Remi-Marcoux, é também o principal responsável da pós-graduação de Management of Cultural Organizations, um curso de estudos superiores especializado em gestão dos organismos culturais. Paralelamente, exerce ainda o cargo de director e principal redactor da publicação International Journal of Arts Management (IJAM), tendo dedicado grande parte dos seus estudos à gestão das artes do palco, dos museus e do cinema. François Colbert dirigiu igualmente numerosos seminários e conferências em todo o mundo, subordinados ao tema Arts Management, tendo como principal preocupação o marketing management num contexto cultural. Membro do Board of Directors of the Canadian Association of Arts Administration Educators desde 1986, o Professor Colbert consegue ainda conciliar todas as suas actividades com uma vasta experiência profissional nos sectores público e privado, trabalhando como consultor de empresas, associações e governos.