CPBS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CPBS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1930
Results Per Page
Sort Options
- Aesthetics and brands : crosscultural evaluation of furniture designPublication . Azevedo, Diogo Mário Castro Sampaio; Lencastre, Paulo de; Silva, Pedro DuarteDo aesthetics relate with brands? In this work, we try to find out if brands interfere with aesthetics, and we use experimental aesthetics in trying to develop a new brand. The brand will apply to the furniture of Álvaro Siza, a famous Portuguese architect, and our concern was consumer’s assessment of it. We confront his design with the one of other relevant authors, and analyse how consumer’s judgement varies in face of some basic factors. Our approach is market oriented, explores cultural differences, uses WMDS - Weighted Multidimensional Scaling, and we believe it brought us a preliminary, but fundamental understanding of consumers’ opinion, as well as some evidence about such a relationship.
- Antibiotic susceptibility of enterococci isolated from traditional fermented meat productsPublication . Barbosa, J.; Ferreira, V.; Teixeira, P.Antibiotic susceptibility was evaluated for 182 Enterococcus spp. isolated from Alheira, Chouriça de Vinhais and Salpica˜o de Vinhais, fermented meat products produced in the North of Portugal. Previously, a choice was made from a group of 1060 isolates, using phenotypic and genotypic tests. From these, 76 were previously identified as Enterococcus faecalis, 44 as Enterococcus faecium, one as Enterococcus casseliflavus and 61 as Enteroccocus spp. In order to encompass several of the known chemical and functional classes of antibiotics, resistance to ampicillin, penicillin G, ciprofloxacin, chloramphenicol, erythromycin, nitrofurantoin, rifampicin, tetracycline and vancomycin was evaluated. All the isolates were sensitive to antibiotics of clinical importance, such as penicillins and vancomycin. Some differences in Minimal Inhibitory Concentrations (MICs) of antibiotics, could be associated with the enterococcal species.
- Sobre a natureza da empatia : uma possível ponte entre o pensamento económico e as NeurociênciasPublication . Marques, Bernardo de Vasconcelos e Sousa Paula; Martins, Nuno Ornelas
- Influência da dimensão natural do desenho do logótipo nas preferências dos consumidores : revisão da literatura e construção de instrumento de recolha de dadosPublication . Ferreira, Joana Rita Monteiro; Machado, Joana CésarA influência do desenho do logótipo nas preferências dos consumidores constitui um tema de investigação relevante numa perspectiva prática - fonte de valor e lealdade – e académica, apesar da investigação científica sobre o tema ser reduzida e dispersa. Partindo da metodologia de revisão da literatura, conduz-se uma análise crítica da investigação académica sobre o papel do logótipo enquanto sinal nuclear da identidade da marca. Apresentam-se as principais tipologias de logótipos, um sinal que é caracterizado enquanto activo estratégico de uma marca, capaz de representar significados e despertar sentimentos no consumidor, sobretudo quando as suas componentes intrínsecas estão alinhadas com os objectivos de comunicação da marca. Segue-se uma análise aprofundada dos conceitos presentes na literatura para designar a presença e a natureza de unidades de significação do desenho do logótipo, que conduz à selecção da terminologia de Lencastre (1997;2007). Este autor distingue entre “figurativo vs abstracto” e decompõe o conceito figurativo em “natural vs cultural”. A literatura anterior sugere que a dicotomia “figurativo vs abstracto” é suficiente para explicar a resposta cognitiva do consumidor face ao desenho do logótipo, embora a dimensão natural pareça exercer um papel particularmente relevante na resposta afectiva. Finalmente, a revisão da literatura centra-se nas diversas correntes de pensamento sobre a influência da categoria de produto na resposta à marca, sendo seleccionada a grelha de Rossiter-Percy (1991). Com base na revisão da literatura, é proposto um instrumento de recolha de dados para avaliar a influência da figuratividade, em particular da dicotomia “natural vs cultural”, nas respostas cognitivas e afectivas do consumidor ao desenho do logótipo, bem como para avaliar em que medida essa influência é afectada pela categoria de produto que o logótipo representa.
- Os impactos da sazonalidade no turismo em empresas familiares : o caso da Ilha Terceira, AçoresPublication . Lima, Gustavo Neves; Morais, Ricardo AlexandreTourism services are the fastest growing industry worldwide and a key sector for some destinations, especially for remote areas where they play a central role given the lack of economic alternatives. Tourism seasonality is a complex phenomenon and it´s one of the biggest challenges faced by this industry. It is, as well, a recognized problem for most family businesses that are especially dominant in peripheral regions. The aim of this dissertation is to investigate the seasonality of tourism in family businesses, fundamentally in a supply-side perspective. Their impacts and mitigation responses are of great importance for the survival and growth of businesses, families and destination in general. To carry out this study, firstly tourism seasonality in Terceira Island in Azores was measured and characterized, and then nine semi-structured interviews were prepared and applied to nine managers of family businesses in some sub-sectors of tourism and hospitality. Other data sources were used to triangulate the research. This multiple cross-case-study had a qualitative data analysis and was interpreted by a critical realism perspective. This study serves to support and extend the conceptual framework of tourism seasonality mitigation strategies in family businesses, with the model “cope, combat and capitulate”, adding collaborative strategies and other strategies from the literature of service management in order to face irregular capacity fluctuations. In this manner, it has implications for science, family businesses, as well to other stakeholders and developers of public policies connected to tourism.
- Uso de plano de poupança por empresas em processo de insolvência: aplicação do método de estudo de casoPublication . Pinto, António Laurindo Rente; Oliveira, Eva Dias deEste trabalho explora o método de estudo de caso a pretexto de um pequeno exercício de investigação empírica. Assim, a investigação decorreu num grupo económico da área da cortiça, a qual passava, na altura, por um processo de insolvência. Assim, no estudo observa-se o “caso” tomada de decisão sobre o uso da poupança de um plano poupança coletivo: a) através da reaplicação em PPR individual do fundo existente no plano poupança coletivo e b) de uma decisão oposta de um terceiro gestor de insolvência, o qual cativou o saldo para o fazer reverter a favor da massa de insolvência, alegando que o capital deverá ser utilizado para a recuperação da empresa e, assim, garantir os postos de trabalho. Como a empresa entrou em processo de liquidação o gestor usou o saldo da apólice para liquidar os salários em atraso. O trabalho empírico foi estruturado de acordo com o estudo de caso do tipo descritivo, utilizando técnicas de recolha de informação documentais a par de entrevistas e focus group. Assim, foram entrevistados administradores, quadros e gestores de insolvência, bem como outros colaboradores da empresa. O Presidente do Sindicato do Setor foi igualmente entrevistado. O objetivo das entrevistas foi compreender as consequências da tomada de decisão dos gestores de insolvência e, bem assim, as razões que explicam as diferentes decisões dos gestores, perante a mesma questão e no mesmo contexto, isto é, na mesma organização. Os dados obtidos por meio das entrevistas e da pesquisa documental foram organizados cronologicamente. O trabalho confirmou as potencialidades do método do estudo de caso para a compreensão e exploração de temas circunscritos, em especial quando sejam ainda relativamente mal estudados ou desconhecidos. Enquanto instrumento de pesquisa exploratória o método de estudo de caso é potente, sobretudo quando enquadrado pelos procedimentos já estabelecidos e que asseguram o rigor metodológico dos seus resultados.
- Estrutura de capital de pequenas e médias empresas em PortugalPublication . Cardoso, Rui José Martins Assis; Cunha, Ricardo; Alves, PauloO presente trabalho teve como objectivo verificar se as teorias originais de estrutura de capital (com base em grandes empresas dos Estados Unidos da América) teriam aplicabilidade para Pequenas e Média Empresas (PME) portuguesas. Para tal realizou-se uma prévia análise das características das PME e do panorama financeiro onde se inserem. Seleccionou-se, posteriormente uma amostra de empresas, do sector actividades de programação e consultoria informática. Questionou-se se os activos intangíveis (activo base do modelo de negócio da amostra) não poderiam ter uma relação oposta à prevista pelas teorias. Constatou-se que as PME portuguesas apresentam algumas especificidades que não são observadas pelas teorias originais (por exemplo, dívida bancária como meio de financiamento externo praticamente exclusivo). Ainda assim, concluiu-se que os factores de estrutura de capital seleccionados estavam de acordo com o previsto, na globalidade dos resultados, com excepção dos activos intangíveis.
- Estarão os expatriados portugueses satisfeitos com a sua expatriação?Publication . Ferraz, Sílvia Cristina Filipe Moreira da Silva; Silva, Susana Costa eA expatriação tem, nos dias que correm, um papel de grande importância na vida das pessoas, sociedades e organizações em todo o mundo. E para Portugal, e para os portugueses não é excepção. Partindo do tema satisfação com expatriação, o presente estudo teve como objectivo principal conhecer os elementos que influenciam a satisfação global do expatriado, tendo em conta as perspectivas de: satisfação pessoal, satisfação profissional e satisfação com o país de destino. Efectuou-se, assim, um estudo em que foram analisados diferentes expatriados em diferentes fases de expatriação, com base em questionários, realizando-se uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Posteriormente, foi testado um modelo conceptual, através de um sistema de equações estruturais. De facto, o fenómeno tem sido abordado por autores de diferentes nacionalidades, em diferentes épocas e sob diferentes perspectivas. Todavia, a questão da expatriação permanece pouco explorada. Com este trabalho, pretendemos ter uma noção do conceito de satisfação, que interessa ao expatriado, algo que pode parecer e é um pouco subjectivo mas que nem por isso é impossível de quantificar. Os resultados desta investigação permitiram concluir que, aparentemente, a satisfação com expatriação é expressão de três áreas importantes no processo – a satisfação profissional, a satisfação com país de destino e a satisfação pessoal.Com base nos resultados obtidos concluiu-se, portanto, que a satisfação global com um processo de expatriação no ponto de vista de quem é o expatriado, depende de vários elementos combinados, sendo, toadavia, a maior responsabilidade deste processo atribuída à satisfação profissional. Assim, os resultados obtidos contribuem de certa forma para que a empresa conheça o que é que satisfará os seus colaboradores quando estes são convidados a fazer as suas prestações para a empresa noutras localizações, designadamente num país diferente. Conhecendo o que os satisfaz é, assim, maior a probabilidade da empresa ir ao encontro dos seus desejos e interesses e diminuir as desvantagens normalmente associadas às más experiências de expatriação.
- Evolução da concorrência nas telecomunicações móveis : estudo em seis países da UE : 2006 a 2010Publication . Eufrasia, Alexandre Alvares; Gonçalves, Ricardo Landeiro de SousaO principal objectivo desta tese de mestrado é avaliar a evolução, entre 2006 e 2010, da concorrência no mercado móvel das telecomunicações em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e França. Para tal, são utlizadas a Price-Cost Margin (PCM) e a Relative Profits Measure (RPM). A PCM é um indicador assente tanto nas quotas de mercado das empresas num determinado mercado, como na margem preço-custo marginal das mesmas. A RPM, baseia-se na ideia que, perante uma intensificação da concorrência, as empresas mais eficientes ganham “lucros variáveis” face às restantes. O seu valor é obtido através da estimação de uma regressão entre os “lucros variáveis” e os custos variáveis médios das empresas, e é dado pelo coeficiente destes. Os dados utilizados neste estudo são retirados dos Relatórios e Contas anuais das empresas participantes neste mercado. Os “lucros variáveis” são representados pelo EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), enquanto os custos variáveis médios são dados pelo rácio custos variáveis-receitas. Em alguns casos, por não ser possível obter os dados pretendidos nos relatórios e contas, torna-se necessário estimar valores, com base em pressupostos racionais. Os resultados obtidos sugerem que há dois períodos relevantes dentro destes cinco anos. De facto, entre 2006 e 2007, ambos os indicadores apontam para um aumento da concorrência na generalidade destes países (Espanha é a única excepção), enquanto que, entre 2008 e 2010, as tendências da evolução variam de país para país. Quando considerado o conjunto de operadores presentes nestes seis países como um mercado único, a RPM e a PCM indicam uma manutenção do nível da concorrência entre 2006 e 2010. A análise dos relatórios das empresas permitiu ainda elencar um conjunto de factores que ajudam a explicar a evolução do sector nos últimos anos, dos quais se realçam a crise financeira, a evolução tecnológica e a regulação. Do exposto anteriormente, resulta que este estudo interessa, por um lado, às empresas do sector móvel, que poderão beneficiar de um trabalho em que não só é analisada a evolução da concorrência em vários mercados, mas também as linhas de actuação dos seus operadores; e, por outro, às de outros ramos e aos diferentes reguladores, uma vez que a metodologia de medição da concorrência aqui apresentada pode ser útil para a escolha da melhor estratégia, em função da realidade do mercado e dos seus objectivos.
- As interacções entre crescimento demográfico e crescimento económicoPublication . Meireles, António Filipe Pereira; Mendes, AméricoEste trabalho consiste numa revisão de literatura sobre as relações entre a evolução da população e a evolução da economia. Na primeira parte estudam-se os autores que se interessaram principalmente pelos impactos da evolução da população no crescimento económico, considerando a demografia como um factor exógeno. Na segunda parte estudam-se os autores que se interessaram pelas relações de causalidade no sentido inverso. Na terceira parte estudam-se os autores que têm em conta a existência de relações de interdependência entre evolução da população e evolução da economia. Com este tipo de relações pode-se dar conta de situações onde existem ciclos virtuosos ou viciosos ligando aquelas duas evoluções. Desta revisão de literatura conclui-se que as características e a evolução da população são factores muito relevantes para compreender a estrutura, o funcionamento e a dinâmica da economia, mas as relações entre demografia e economia são complexas. Não há uma teoria que permita chegar a conclusões sobre este assunto que possam ser válidas para todo o tempo e lugar. Por isso, o estudo destas questões tem que ser geográfica e temporalmente localizado, devendo também ter em conta que as relações que ligam factores demográficos e factores económicos são de interdependência e não de causalidade unidireccional.