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- Portugal : novos desafiosPublication . Ferin, Isabel; Burnay, Catarina Duff; Castilho, FernandaAnálise integrada da produção de ficção televisiva doméstica de 2011 (canais televisivos em sinal aberto). Oferta de uma contextualização do panorama audiovisual português e de tendências de produção e consumo.
- Estrutura de capital de pequenas e médias empresas em PortugalPublication . Cardoso, Rui José Martins Assis; Cunha, Ricardo; Alves, PauloO presente trabalho teve como objectivo verificar se as teorias originais de estrutura de capital (com base em grandes empresas dos Estados Unidos da América) teriam aplicabilidade para Pequenas e Média Empresas (PME) portuguesas. Para tal realizou-se uma prévia análise das características das PME e do panorama financeiro onde se inserem. Seleccionou-se, posteriormente uma amostra de empresas, do sector actividades de programação e consultoria informática. Questionou-se se os activos intangíveis (activo base do modelo de negócio da amostra) não poderiam ter uma relação oposta à prevista pelas teorias. Constatou-se que as PME portuguesas apresentam algumas especificidades que não são observadas pelas teorias originais (por exemplo, dívida bancária como meio de financiamento externo praticamente exclusivo). Ainda assim, concluiu-se que os factores de estrutura de capital seleccionados estavam de acordo com o previsto, na globalidade dos resultados, com excepção dos activos intangíveis.
- Estarão os expatriados portugueses satisfeitos com a sua expatriação?Publication . Ferraz, Sílvia Cristina Filipe Moreira da Silva; Silva, Susana Costa eA expatriação tem, nos dias que correm, um papel de grande importância na vida das pessoas, sociedades e organizações em todo o mundo. E para Portugal, e para os portugueses não é excepção. Partindo do tema satisfação com expatriação, o presente estudo teve como objectivo principal conhecer os elementos que influenciam a satisfação global do expatriado, tendo em conta as perspectivas de: satisfação pessoal, satisfação profissional e satisfação com o país de destino. Efectuou-se, assim, um estudo em que foram analisados diferentes expatriados em diferentes fases de expatriação, com base em questionários, realizando-se uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Posteriormente, foi testado um modelo conceptual, através de um sistema de equações estruturais. De facto, o fenómeno tem sido abordado por autores de diferentes nacionalidades, em diferentes épocas e sob diferentes perspectivas. Todavia, a questão da expatriação permanece pouco explorada. Com este trabalho, pretendemos ter uma noção do conceito de satisfação, que interessa ao expatriado, algo que pode parecer e é um pouco subjectivo mas que nem por isso é impossível de quantificar. Os resultados desta investigação permitiram concluir que, aparentemente, a satisfação com expatriação é expressão de três áreas importantes no processo – a satisfação profissional, a satisfação com país de destino e a satisfação pessoal.Com base nos resultados obtidos concluiu-se, portanto, que a satisfação global com um processo de expatriação no ponto de vista de quem é o expatriado, depende de vários elementos combinados, sendo, toadavia, a maior responsabilidade deste processo atribuída à satisfação profissional. Assim, os resultados obtidos contribuem de certa forma para que a empresa conheça o que é que satisfará os seus colaboradores quando estes são convidados a fazer as suas prestações para a empresa noutras localizações, designadamente num país diferente. Conhecendo o que os satisfaz é, assim, maior a probabilidade da empresa ir ao encontro dos seus desejos e interesses e diminuir as desvantagens normalmente associadas às más experiências de expatriação.
- Evolução da concorrência nas telecomunicações móveis : estudo em seis países da UE : 2006 a 2010Publication . Eufrasia, Alexandre Alvares; Gonçalves, Ricardo Landeiro de SousaO principal objectivo desta tese de mestrado é avaliar a evolução, entre 2006 e 2010, da concorrência no mercado móvel das telecomunicações em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e França. Para tal, são utlizadas a Price-Cost Margin (PCM) e a Relative Profits Measure (RPM). A PCM é um indicador assente tanto nas quotas de mercado das empresas num determinado mercado, como na margem preço-custo marginal das mesmas. A RPM, baseia-se na ideia que, perante uma intensificação da concorrência, as empresas mais eficientes ganham “lucros variáveis” face às restantes. O seu valor é obtido através da estimação de uma regressão entre os “lucros variáveis” e os custos variáveis médios das empresas, e é dado pelo coeficiente destes. Os dados utilizados neste estudo são retirados dos Relatórios e Contas anuais das empresas participantes neste mercado. Os “lucros variáveis” são representados pelo EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), enquanto os custos variáveis médios são dados pelo rácio custos variáveis-receitas. Em alguns casos, por não ser possível obter os dados pretendidos nos relatórios e contas, torna-se necessário estimar valores, com base em pressupostos racionais. Os resultados obtidos sugerem que há dois períodos relevantes dentro destes cinco anos. De facto, entre 2006 e 2007, ambos os indicadores apontam para um aumento da concorrência na generalidade destes países (Espanha é a única excepção), enquanto que, entre 2008 e 2010, as tendências da evolução variam de país para país. Quando considerado o conjunto de operadores presentes nestes seis países como um mercado único, a RPM e a PCM indicam uma manutenção do nível da concorrência entre 2006 e 2010. A análise dos relatórios das empresas permitiu ainda elencar um conjunto de factores que ajudam a explicar a evolução do sector nos últimos anos, dos quais se realçam a crise financeira, a evolução tecnológica e a regulação. Do exposto anteriormente, resulta que este estudo interessa, por um lado, às empresas do sector móvel, que poderão beneficiar de um trabalho em que não só é analisada a evolução da concorrência em vários mercados, mas também as linhas de actuação dos seus operadores; e, por outro, às de outros ramos e aos diferentes reguladores, uma vez que a metodologia de medição da concorrência aqui apresentada pode ser útil para a escolha da melhor estratégia, em função da realidade do mercado e dos seus objectivos.
- A independência e a responsabilidade social no âmbito das grandes sociedades anónimasPublication . Silva, Pedro Gaspar da; Cunha, Paulo Olavo; Pereira, Rui Pina
- Uma escola para todos : percepções/expectativas do professor do ensino regular, face ao perfil e trabalho do professor de educação especialPublication . Faria, Maria Fernanda; Marques, Maria Carolina Pereira; Amaro, António RafaelEsta investigação identifica as percepções e as expectativas que os Professores do Ensino Regular têm face ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Especial. Procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a temática da Educação Inclusiva, das percepções e das expectativas dos professores e o papel que estas desempenham no atendimento das crianças em geral e das crianças consideradas com necessidades educativas especiais, em particular. Em termos de metodologia, utilizámos a técnica do questionário, tendo este sido aplicado aos Professores do Ensino regular do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, do Concelho de Ponte de Sor Definimos as variáveis independentes (idade, sexo, experiência docente e habilitações académicas) e as variáveis dependentes (percepções relativas ao perfil e ao trabalho do Professor de Educação Especial e, expectativas relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelo Professor de Educação Especial). Contrariamente ao senso comum no que diz respeito às percepções e expectativas do professor do ensino regular no que diz respeito ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial, verificámos que os professores inquiridos têm percepções e expectativas elevadas relativamente ao trabalho e perfil, deste profissional. Verificámos percepções mais favoráveis relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial nos grupos de inquiridos do sexo masculino, com idade situada entre os 26 e 30 anos, experiência profissional entre os 6 e 15 anos e menores habilitações académicas (Bacharelato). Verificamos também, que à medida que aumenta a idade, a experiencia profissional e as habilitações académicas dos inquiridos, diminuem as percepções e expectativas relativamente ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial.