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- Uma escola para todos : percepções/expectativas do professor do ensino regular, face ao perfil e trabalho do professor de educação especialPublication . Faria, Maria Fernanda; Marques, Maria Carolina Pereira; Amaro, António RafaelEsta investigação identifica as percepções e as expectativas que os Professores do Ensino Regular têm face ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Especial. Procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a temática da Educação Inclusiva, das percepções e das expectativas dos professores e o papel que estas desempenham no atendimento das crianças em geral e das crianças consideradas com necessidades educativas especiais, em particular. Em termos de metodologia, utilizámos a técnica do questionário, tendo este sido aplicado aos Professores do Ensino regular do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, do Concelho de Ponte de Sor Definimos as variáveis independentes (idade, sexo, experiência docente e habilitações académicas) e as variáveis dependentes (percepções relativas ao perfil e ao trabalho do Professor de Educação Especial e, expectativas relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelo Professor de Educação Especial). Contrariamente ao senso comum no que diz respeito às percepções e expectativas do professor do ensino regular no que diz respeito ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial, verificámos que os professores inquiridos têm percepções e expectativas elevadas relativamente ao trabalho e perfil, deste profissional. Verificámos percepções mais favoráveis relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial nos grupos de inquiridos do sexo masculino, com idade situada entre os 26 e 30 anos, experiência profissional entre os 6 e 15 anos e menores habilitações académicas (Bacharelato). Verificamos também, que à medida que aumenta a idade, a experiencia profissional e as habilitações académicas dos inquiridos, diminuem as percepções e expectativas relativamente ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial.