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Tourism services are the fastest growing industry worldwide and a key sector for some destinations, especially for remote areas where they play a central role given the lack of economic alternatives. Tourism seasonality is a complex phenomenon and it´s one of the biggest challenges faced by this industry. It is, as well, a recognized problem for most family businesses that are especially dominant in peripheral regions.
The aim of this dissertation is to investigate the seasonality of tourism in family businesses, fundamentally in a supply-side perspective. Their impacts and mitigation responses are of great importance for the survival and growth of businesses, families and destination in general. To carry out this study, firstly tourism seasonality in Terceira Island in Azores was measured and characterized, and then nine semi-structured interviews were prepared and applied to nine managers of family businesses in some sub-sectors of tourism and hospitality. Other data sources were used to triangulate the research. This multiple cross-case-study had a qualitative data analysis and was interpreted by a critical realism perspective. This study serves to support and extend the conceptual framework of tourism seasonality mitigation strategies in family businesses, with the model “cope, combat and capitulate”, adding collaborative strategies and other strategies from the literature of service management in order to face irregular capacity fluctuations. In this manner, it has implications for science, family businesses, as well to other stakeholders and developers of public policies connected to tourism.
Os serviços de turismo são a indústria mundial que mais cresce e um sector fundamental para alguns destinos, especialmente para as regiões periféricas onde desempenham um papel fulcral dada a falta de alternativas económicas. A sazonalidade no turismo é um fenómeno complexo, sendo um dos maiores desafios enfrentados por esta indústria. É também um reconhecido problema pela maioria das empresas familiares que são especialmente dominantes em zonas periféricas. O objectivo desta dissertação é o de investigar a sazonalidade do turismo em empresas familiares, fundamentalmente numa perspectiva do lado da oferta. Neste sentido, os seus impactos e respostas de mitigação são de grande importância para a sobrevivência e crescimento das empresas, famílias e destino em geral. Para levar a cabo este estudo, primeiramente a sazonalidade na ilha Terceira nos Açores foi medida e caracterizada, e de seguida nove entrevistas semi-estruturadas foram elaboradas e aplicadas a gestores de empresas familiares em vários sub-sectores do turismo. Outras fontes de dados foram utilizadas para triangular a investigação. Este estudo de casos múltiplos e transversais teve uma análise qualitativa dos dados e foi interpretada através de realismo crítico. Este estudo serve para suportar e alargar o quadro conceptual da sazonalidade no turismo em empresas familiares, com o modelo de “combat, cope and capitulate” adicionando estratégias de colaboração e outras estratégias da literatura de gestão de serviços para fazer face a flutuações irregulares da procura. Desta forma tem implicações para a ciência, para as empresas familiares como também para outros stakeholders ligados ao turismo e à elaboração de políticas públicas.
Os serviços de turismo são a indústria mundial que mais cresce e um sector fundamental para alguns destinos, especialmente para as regiões periféricas onde desempenham um papel fulcral dada a falta de alternativas económicas. A sazonalidade no turismo é um fenómeno complexo, sendo um dos maiores desafios enfrentados por esta indústria. É também um reconhecido problema pela maioria das empresas familiares que são especialmente dominantes em zonas periféricas. O objectivo desta dissertação é o de investigar a sazonalidade do turismo em empresas familiares, fundamentalmente numa perspectiva do lado da oferta. Neste sentido, os seus impactos e respostas de mitigação são de grande importância para a sobrevivência e crescimento das empresas, famílias e destino em geral. Para levar a cabo este estudo, primeiramente a sazonalidade na ilha Terceira nos Açores foi medida e caracterizada, e de seguida nove entrevistas semi-estruturadas foram elaboradas e aplicadas a gestores de empresas familiares em vários sub-sectores do turismo. Outras fontes de dados foram utilizadas para triangular a investigação. Este estudo de casos múltiplos e transversais teve uma análise qualitativa dos dados e foi interpretada através de realismo crítico. Este estudo serve para suportar e alargar o quadro conceptual da sazonalidade no turismo em empresas familiares, com o modelo de “combat, cope and capitulate” adicionando estratégias de colaboração e outras estratégias da literatura de gestão de serviços para fazer face a flutuações irregulares da procura. Desta forma tem implicações para a ciência, para as empresas familiares como também para outros stakeholders ligados ao turismo e à elaboração de políticas públicas.
Description
Keywords
Tourism seasonality Family business Seasonality mitigation strategies Peripheral region Qualitative study Sazonalidade no turismo Empresas familiares Estratégias de mitigação da sazonalidade Região periférica Estudo qualitativo