Browsing by Author "Passos, Clotilde"
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- Adoção da norma ISO 9001:2015: um estudo tri-setorial em PortugalPublication . Lopes, Nuno; Passos, Clotilde; Pereira, PauloO objetivo deste estudo é recolher informações sobre os obstáculos, benefícios, principais práticas e lições aprendidas com a adoção e revisão do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, pelas indústrias do setor da metalomecânica, transformação de madeiras, construção civil e obras públicas sediadas em Portugal. Para o efeito adotou-se uma metodologia quantitativa, e foi utilizado o questionário de Fonseca et al., (2019). Foram contactadas 1105 empresas destes três setores de atividade tendo sido obtidas 114 respostas. Concluiu-se, comparativamente a estudos anteriores multissetoriais, que o recurso a formação e consultores externos para a implementação da ISO 9001:2015, facilitam o processo de implementação e certificação da norma nos três setores. Concluiu-se ainda que os recursos humanos devem merecer especial atenção pois revela-se que o planeamento das mudanças e resistência às mesmas surge como a principal dificuldade sentida pelas empresas em estudo, com a implementação das ferramentas da qualidade, seguida da determinação dos riscos e oportunidades que trazem as maiores dificuldades, porém também dos maiores benefícios, relativamente ao processo de certificação. Também aqui se reafirmam a adoção do pensamento baseado no risco e identificação das partes interessadas relevantes como as abordagens que as organizações consideraram mais benéficas. Sugerem-se investigações futuras sobre os critérios e requisitos de TIC que os sistemas informáticos de apoio à qualidade deveriam ter para dar suporte à documentação e processo dos sistemas de gestão da qualidade.
- Comunicação de responsabilidade social empresarial no setor bancário portuguêsPublication . Sobral, Sandrina; Passos, ClotildeNum contexto moldado pela globalização, onde as organizações são obrigadas a ajustar os seus objetivos às mudanças ambientais e sociais mais notórias e à enunciada crise de valores, a sociedade despertou para a importância da responsabilidade social empresarial (RSE). A credibilidade e reputação são essenciais na promoção de um clima de confiança, no entanto, é necessário que a informação seja amplamente comunicada. Neste sentido, o objetivo deste estudo é efetuar um levantamento da tipologia das ações de RSE comunicadas pelo setor bancário português, bem como analisar a perceção dos bancários acerca da temática. O estudo desenvolve-se segundo uma tipologia descritiva e exploratória e utiliza a metodologia de estudo de caso numa instituição bancária. Conclui-se que existe uma multiplicidade de ações divulgadas, nomeadamente ambientais, seguidas de sociais, maioritariamente destinadas à comunidade externa, amplamente conhecidas e reconhecidas pelos colaboradores. O estudo fornece informações valiosas para os profissionais do setor e estabelece bases para futuras investigações.
- Concertos virtuais em metaverse: situação em PortugalPublication . Almeida, Daniel de; Passos, ClotildeNum contexto mundial onde a linguagem diverge de país para país, a música é algo que ainda liga a humanidade. Atualmente, a indústria musical é cada vez mais competitiva devido às novas tendências de mercado e ao desejo de ter músicas que se tornem virais e alcancem de forma rápida o topo dos charts. De forma a acompanhar as novas tendências do mercado digital, a indústria musical tem-se reinventado através do metaverse, que é uma adaptação da realidade virtual. Assim, vários artistas criaram uma ligação com plataformas de metaverse para expor o seu trabalho musical através de concertos em realidade virtual. Neste sentido, o objetivo é perceber se o publico português conhece e já assiste a consertos musicais em metaverse e qual o seu grau de satisfação com os concertos realizados nesta plataforma. A metodologia utilizada foi quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário partilhado nas redes sociais Facebook e grupos de WhatsApp. Os resultados permitiram concluir que de forma geral, os concertos musicais em metaverse ainda não são um meio muito utilizado em Portugal, mas, para aqueles que já assistiram aos mesmos, o impacto foi bastante positivo e motivador, consideram que é um formato vantajoso e um meio que permite aproximar os artistas dos seus fãs. 85,2% dos inquiridos que ainda não assistiram a consertos neste formato, manifestaram desejo de o fazer. Estes resultados evidenciam o impacto que o metaverse pode vir a ter na indústria musical.
- Contribution of emotional competence to organisational change in a remote working settingPublication . Almeida, Tania; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Ferreira, António; Passos, ClotildeIntroduction: Organisations are constantly facing change and, over the last months, the COVID-19 pandemic has introduced a set of cross-cutting changes that forced many employees to work from home. Objectives: Identify the emotional competencies that can be found in the different organisational change processes related to remote working and to identify the relationship between emotional competencies and resistance to organisational change. Methods: This descriptive, quantitative, correlational study was conducted with a sample of 115 workers from different business sectors Results: Showed a correlation between cognitive rigidity and emotional competence. It also became evident that emotional competencies have no influence whatsoever on the change management processes that take place in a remote working environment. Conclusion: The respondents showed low resistance to change and high emotional competence, which may have helped them adapt to this kind of work.
- O contributo do marketing relacional na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitáriasPublication . Ribeiro, Célia; Figueiredo, Elisabeth; Passos, Clotilde; Campos, Sofia; Pereira, Paulo; Couceiro, Ana Paula
- Corporate social responsibility communication practices in the Portuguese bankingPublication . Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia; Fonseca, PaulaIntroduction: In a world shaped by globalization, where organizations are forced to adjust their objectives to the most notable environmental and social changes as well as the prominent crisis of values, society has awakened to the importance of corporate social responsibility (CSR). CSR communication practices promote and disseminate initiatives based on social and ethical principles, mobilizing companies to adopt and take part in them. Objetive: conduct a survey of the typology of CSR actions communicated by the Portuguese banking sector as well as to evaluate bankers' perceptions about the subject. Methods: The study is developed according to a descriptive and exploratory typology and uses case study methodology in a banking institution. Results: Results indicate there are multiple disclosure actions, namely social and environmental, mostly aimed at the external community, widely known and recognized by employees. Conclusion: These findings provide valuable information for banking professionals and lay the foundation for future research.
- Dynamics of knowledge creation in intra-organizational networksPublication . Passos, ClotildeIntroduction: Knowledge has shown growing importance in economy, as a differentiation factor and a competitiveness enhancer, being considered as an important pillar of modern society development. Networks within and between organizations, as a strategy to potentiate knowledge sharing might be considered one of the most important approaches an organization may adopt. Objectives: To evaluate how the dynamics of knowledge creation occur in an intra-organizational network. Methods: This study is developed according to a descriptive and exploratory typology and uses the methodology of a case study developed over an optical services network in Portugal. Results: The results present evidence that the context of an intra-organizational network may favor a collective learning environment, mainly represented by the interaction that occurs between the collaborators of the various units and with the help of several “interaction” and knowledge creation spaces. Conclusions: The potential attributed to knowledge and networks in promoting the best organizational practices justify the interest of this analysis and the contribution of this study to the business environment.
- A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacionalPublication . Passos, ClotildeA ética tem vindo de forma crescente a ganhar importância e espaço nas organizações e a inovação assume-se cada vez mais como um fator chave da sustentabilidade empresarial. Várias abordagens teóricas, desenvolvidas nos últimos anos, sustentam os inegáveis benefícios, económicos, ambientais, humanos e sociais da ética empresarial. Outras, afirmam que as empresas geram e conservam as suas vantagens competitivas primordialmente através da inovação. Neste contexto, o objetivo deste artigo é propor um modelo conceptual que permita perceber a relação existente entre os dois conceitos e, analisar, em que medida a implementação da gestão ética nas empresas promove a inovação e a sustentabilidade organizacional. A crescente importância da ética e da inovação nas organizações e a necessidade de novos modelos de gestão na economia moderna, justificam o interesse do estudo.
- Governo das sociedades – diagnóstico da situação em PortugalPublication . Passos, ClotildeO conceito Governo das Sociedades é complexo, multidisciplinar abrange várias áreas da economia e gestão, e está longe de estar devidamente clarificado. Tendo em conta que o mercado e as organizações empresariais estão em constante evolução, adaptação às alterações do meio envolvente, ao risco e à incerteza, este é um tema que requer estudos sistemáticos, para a requerida adequação às novas exigências empresariais. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é contextualizar o conceito e analisar a evolução da sua adoção pelo tecido empresarial Português, recorrendo à revisão da literatura e análise de estudos práticos sobre a sua implementação e, desta forma, contribuir para uma melhor compreensão do tema, reforçando os benefícios da adoção dos seus princípios e recomendações para a organização. Pode concluir-se que as organizações em Portugal têm aderido de forma gradual e crescente ao governo das sociedades com resultados muito positivos.
- O impacto da COVID-19 na gestão de operações de unidades de saúde: um estudo qualitativoPublication . Soares, Bruno; Passos, ClotildeA situação de emergência de saúde pública provocada pelo vírus SARS-CoV-2, e a classificação pela Organização Mundial de Saúde da doença COVID-19 como pandemia, obrigou a uma rápida reorganização no terreno das Operações nas Unidades de Saúde e à adoção de medidas de contenção e mitigação do progresso exponencial da doença, nomeadamente restrições no fluxo de acesso aos cuidados de saúde, na gestão dos recursos materiais e humanos e na própria forma de prestação dos cuidados de saúde. Os relatórios de dados quantitativos são uma ferramenta que ajudam na medição do impacto da situação pandémica na Gestão de Operações. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto da COVID-19 na Gestão de Operações, recorrendo a uma análise qualitativa de dados recolhidos através da realização de vinte e uma (21) entrevistas semi-estruturadas escritas a profissionais de saúde, representativos de Unidades de Saúde Familiar, Hospitais e Unidades de Saúde do setor privado. Foi possível confirmar o profundo impacto da COVID-19 na Gestão de Operações de Unidades de Saúde, sobretudo ao nível do acesso dos utentes aos cuidados de saúde e na disponibilidade de recursos humanos, onde o agravamento no volume de trabalho foi sentido de forma significativa. O estudo fornece informações valiosas sobre as perspetivas dos profissionais de saúde na linha da frente perante os desafios enfrentados durante a pandemia, e lança oportunidades de investigação para melhorias na resposta a situações de emergência de saúde.
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