IEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Alves, André Azevedo"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A análise de risco político em Portugal : revisão, investigação e recomendação de boas práticasPublication . Costa, Pedro Manuel Pereira Tripa Dias da; Alves, André AzevedoUm dos elementos menos compreendidos na internacionalização de uma empresa é a influência que a política pode ter numa empresa. São vários os riscos que originam no domínio político e que podem não só ser analisados mas também antecipados. O estudo científico destes riscos políticos é, pois, de particular importância mas a investigação existente sobre o assunto em Portugal é muito reduzida. Ademais, não existe qualquer manual ou livro em português que explique, de forma detalhada, como identificar, compreender e fazer face aos riscos do tipo político. Assim, este trabalho pretende, em primeiro lugar, contribuir para o desenvolvimento do estudo da área em Portugal. É também objectivo deste trabalho ajudar as empresas portuguesas a compreender o tipo de riscos políticos a que podem ter que fazer face e, consequentemente, a utilizar as melhores práticas do mercado na área do risco político. Para além da revisão e sistematização do conhecimento já existente, foi realizado um trabalho de pesquisa, através de inquéritos, junto de empresas portuguesas com negócios internacionais para saber quais os riscos que consideram mais relevantes nas suas actividades e como lidam com eles. Na parte final do trabalho, é feita uma súmula das conclusões chegadas. Não há uma maneira correcta para realizar uma análise de risco político, tendo que ser adaptada ao projecto e à instituição. Têm também que ser estruturadas e sistemáticas, de modo a que haja o rigor científico necessário para terem valor analítico e preditivo. Por fim, fazem-se algumas recomendações para trabalhos futuros no campo da análise de risco político, incluindo um inquérito mais aprofundado a mais empresas e a exploração da questão das novas tecnologias como elemento potenciador dos riscos políticos.
- Consolidação democrática no Brasil : a confiança nas instituiçõesPublication . Santos, Geórgia Pelissaro dos Santos; Alves, André AzevedoA investigação que segue propõe questionar a atual concepção de consolidação democrática no Brasil que parte do princípio que o regime naquele país está seguro e livre de riscos. O estudo é construído a partir da análise de dados empíricos sobre o apoio dos brasileiros à democracia e sobre o nível de confiança que os cidadãos depositam nas instituições democráticas. Para tal fim, utiliza-se a perspectiva da Política Comparada com uma abordagem culturalista. A confiança dos brasileiros nas instituições públicas é comparada com a situação atual em Argentina, Chile e Uruguai, todos países da América Latina. A pesquisa mostra que apesar de as novas democracias em questão figurarem no rol de casos bem sucedidos da Terceira Onda de Democratização, o apoio ao regime ainda é baixo no Brasil e o nível de desconfiança bastante alto, o que pode configurar uma ameaça à legitimidade da democracia a partir do momento em que o sintoma é constante e persistente.
- Decision-making trough the G1000 model : deliberative democracy applied in the NetherlandsPublication . Kroet, Laura Rosanne; Alves, André AzevedoCurrent representative democracies face a decline in support and confidence while experiencing assertive opponents. Therefore, a solution could be found in making democracies more inclusive. In the Netherlands, this is done by applying a type of deliberative democracy on a local level, via a project called G1000. This type of citizen participation (which is not legally binding) exists next to the local decision-making procedures and existing forms of citizens participation such as online surveys or referendums. A G1000 procedure leads to a citizens’ decision, which incorporates the opinion of an entire community about a certain topic. This dissertation project shows that – for a citizens’ decision to be implemented by the city council – the G1000 organisation needs to collaborate with a municipality. It can be stated that a bureaucratic system needs to recognise procedural rules within the G1000 method for it to accept it as part of the ´ system’. Ideally, a G1000 procedure should be organised every half year to give guidance to a city´s police and to make sure that eventually, all inhabitants of a municipality will take part in a G1000. The direct democratic system would then exist next to the representative system, each handling the issues it suits best.
- A diversidade de conflitos internos na América Latina : o narcotráfico e a insurgência : estudo comparativo entre o México e a Colômbia a partir do século XXPublication . Lopes, Ricardo Manuel Escada Pereira Raposo; Alves, André Azevedo; Samões, OrlandoA violência e a insegurança são conceitos cada vez mais populares e os seus actores são mais diversos e difíceis de identificar. A América Latina é um dos principais e tradicionais focos de violência no mundo, por vários motivos, de entre os quais se destacam os movimentos armados com objectivos políticos, as guerrilhas, e de poderosas redes de produção e tráfico de drogas à escala global. No entanto, estas ameaças, com que os Estados se debatem diariamente pela manutenção da paz nos seus territórios, assumem formas e comportamentos inesperados que podem conduzir a acções políticas ineficazes. Neste contexto, este trabalho seleccionou os dois conflitos mais prementes das sociedades latino-americanas, organizações de narcotráfico e movimentos guerrilheiros, frequentemente confundidos, com o objectivo de os distinguir, partindo das suas origens até aos nossos dias. Tal não seria possível sem uma personificação dos fenómenos, pelo que escolhemos os famosos cartéis mexicanos e a mais antiga guerrilha da América Latina, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Assim, este trabalho procura tirar partido de uma perspectiva comparativa entre os dois fenómenos, expondo pontos de convergência e divergência em vários domínios: relações com o Estado e com a sociedade civil, objectivos, recursos, entre outros, explicando, não só o porquê de serem confundidos, mas também propondo vários caminhos possíveis no sentido de os resolver. Assim, a investigação realizada procura demonstrar as várias facetas do fenómeno da violência, evidenciando que estes dois fenómenos, embora se comportem de forma, por vezes, similar, são distintos na sua origem e propósitos. Além disso, este trabalho promove um debate sobre as possíveis acções políticas no sentido de resolver estes conflitos, à luz da sua orgânica, historial e, sobretudo, à luz dos resultados positivos e negativos de políticas anteriores.
- Racionalização irracional : uma crítica ao uso da teoria de Becker na Ciência PolíticaPublication . Castro, Catarina de Brito Carreira Tello de; Alves, André AzevedoGary S. Becker (1930-2014) dedicou toda a sua carreira científica ao aperfeiçoamento de uma teoria da maximização da utilidade que pudesse contemplar mais facetas humanas do que apenas meras manifestações de preferências pontuais, em contextos particulares. A inovação de Becker é a inclusão do factor do tempo no processo de formação de preferências, e é a partir daí que reinterpreta a mesma teoria. Desta forma, o seu entendimento de racionalidade passa pela pertinência da acção como resultado de um acumular de experiências. De acordo com esta ideia de somatório, é possível a predição daquilo que serão as (próximas) futuras escolhas tal como é possível compreender as presentes. O modelo que Becker propõe é bastante certeiro tendo em vista os seus resultados e é fundamentalmente útil para a economia familiar e pública. As preocupações que Becker levanta e que alicerçam esta dissertação prendem-se 1) com a ambiguidade com que usa a noção de racionalidade, 2) com a aleatoriedade moral e ética que decorre dessa ideia e, finalmente, 3) com a submissão da política a uma lógica económica complexa, autónoma e maior, abrindo um vazio naquilo que se pode pensar do Homem e das suas sociedades. A partir da obra Accounting for Tastes, abriremos a discussão destes pontos e faremos um caminho que começará na apresentação dos conceitos basilares da obra e que terminará nas conclusões políticas de base moral e ética que retiramos da sua leitura. O nosso objectivo será, assim, explorar a raiz de preocupações filosóficas e políticas maiores, como a Globalização e o homem da era tecnológica ou a falta de uma linguagem política autónoma e emancipada da economia. Pretendemos, então, que se leia Becker com um olhar filosófico e politicamente informado e não com um pendor técnico ou economicista.
- Rendimento Básico Incondicional : análise dos benefícios e riscos da sua aplicação para os jovens sub-30 em PortugalPublication . Santos, Rita Saias Ribeiro dos; Gregório, Inês; Alves, André Azevedo
- Rendimento Básico Incondicional ou Universal : características e desafios : uma análise à luz do conceito de Imposto Negativo sobre o Rendimento, de Milton FriedmanPublication . Quelhas, Manuel Maria Lopes Pires Santos; Alves, André Azevedo; Gregório, InêsA presente dissertação visa proporcionar uma súmula do Estado da Arte sobre os principais tópicos relacionados com o Rendimento Básico Incondicional ou Universal (RBI). Este objetivo é concretizado por intermédio do diálogo permanente entre o RBI e o Imposto Negativo sobre o Rendimento (INR), de Milton Friedman, o qual sustenta a discussão de temas relevantes para as políticas públicas, relacionados com a garantia de um rendimento mínimo. A dissertação é composta por quatro Capítulos. No Capítulo I, indica-se o propósito da investigação e contextualiza-se a temática em estudo. No Capítulo II, procede-se a uma análise aprofundada das caraterísticas do RBI. No Capítulo III, apresentam-se as motivações para a sua implementação, bem como os desafios de natureza política e económica daí decorrentes. No Capítulo IV, sistematizam-se as principais conclusões que o trabalho conduzido permitiu estabelecer. O trabalho envolve dois contributos essenciais: por um lado, promove uma apreciação detalhada das características, das implicações e da viabilidade de aplicação do RBI; por outro lado, ao trazer o entendimento de Friedman para a discussão, permite analisar o conceito de RBI à luz de uma ótica económica liberal.
- The FEDs monetary policies during the COVID-19 pandemic and their redistributive effectPublication . Kierse, Julius Clemens; Alves, André AzevedoTriggered by the COVID-19 pandemic, the U.S. Federal Reserve Bank implemented historically drastic monetary policies not only to ensure smooth and functioning market operations but also as a means to enable the U.S government to hand out fiscal relief packages worth trillions. Therefore, it is interesting to see if these monetary, fiscal, and regulatory interventions had a significant redistributive effect. For that, official market data and monetary data from the Federal Reserve of St. Louis were evaluated and analysed with the application of the theory of the Cantillon effect. While the Cantillon effect holds up, the different indicators show a redistributive effect but of which, not all can be explained by the Cantillon effect. It appears that the high PCE inflation is instead a mixture of shortages and fiscal spending, while the asset price inflation is where the Cantillon effect can easily be recognised today.
- The social implications of manipulation via social media : the Liberal West vs. Autocratic ChinaPublication . Leiras, Andrea Therese; Alves, André AzevedoThe intent of social media is to allow one to build a virtual world to augment one’s reality, through the construction of connections without borders. In building such a world, one can lose themselves in the limitless possibilities of community, and not realize that their digital habits are being tracked for the purposes of adapting sociopolitical messaging to achieve premeditated ends. Currently, both liberal democracies and autocracies are guilty are utilizing of algorithms, psychological profiling, and propaganda inundation tactics, to influence political actions in their citizens, albeit with differing scopes and intents. This work seeks to answer the question of how such regimes differ in their scope and methodologies in doing so, and what outcomes they hope to achieve. In order to do so, I will: analyze what encompasses modern liberal democracies and autocracies by definition; provide an operational framework for political manipulation and political misinformation, juxtaposed by traditional propaganda inundation tactics; elaborate upon how totalitarian regimes and liberal democracies have rallied around telecommunications technologies for political ends in times of conflict, and contrast these realities with the advent of social media in achieving strategic political decisions today. As a result, I wish to highlight that regimes worldwide are not acting sufficiently to protect the privacy of their citizens or the integrity of the digital commons, and as a result, there is little variance in the level of intrusion seen between political manipulators via social media, in liberal democracies and autocracies.
- Who supports the populist radical right? The determinants of vote for Chega : a case-study of populist radical right voters in Portugal : 2019-2022Publication . Mantas, Catarina Antunes; Alves, André Azevedo; António, João Homem CristoThis dissertation evaluates who votes on Chega in three domains, a) socioeconomic profile, b) voter transference and c) electoral geography for three landmarks: 2019 and 2022 legislative elections, and the 2021presidential election. Through a descriptive analysis combining Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Centre for Studies and Opinion Polls, CESOP) exit polls and election data of Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (Secretary General of the Ministry of Internal Affairs, SGMAI, SGMAI), this investigation finds that Chega’s electorate has a greater proportion of male voters aged 25-54 who completed high school than the electorate as a whole. Also, those voting on Chega previously voted on Partido Social Democrata (Social Democratic Party, PSD) to a greater extent or, to a lesser extent, did not vote at all. Support for Chega is disproportionately low in Northern regions. The main contribution of this study is the analysis of a large sample of the electorate of Chega. Comparisons between the findings on the profile of Chega’s voters and that of populist radical right voters in France, Italy, and Spain corroborate theories that there is no single populist radical right voter. Future studies should evaluate the attitudinal profile of Chega’s voters and introduce supply-side variables.