IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Pereira, Paulo Jorge de Almeida"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Alinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacionalPublication . Barros, Francisco Aurindo Abrantes; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaÉ objetivo deste estudo alinhar a empresa às novas envolventes, assegurando a sua viabilidade económica.Tornou-se necessária a caracterização do meio em que a microempresa opera sob diversas perspetivas, tais como: meio ambiente, tipo de mercado, evolução demográfica, políticas e fiscalidade para o setor energético. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório e não probabilístico por forma a conhecer a relação entre a lealdade do cliente ao seu fornecedor face à marca de gás engarrafado e à satisfação do cliente. Concluiu-se que de facto existe relação entre a imagem da marca de gás engarrafado e a lealdade do cliente, por outro lado concluiu-se que parcialmente a satisfação do cliente é fator determinante na lealdade do cliente, é exemplo o fator "tangibilidade" que não é relevante na área geográfica deste estudo. Os fatores "capacidade de resposta" e "competências do fornecedor", associados à dimensão "satisfação do cliente", são fatores positivamente relacionados com a "lealdade do cliente". Baseado no estudo desenvolvido, revisão da literatura e através de uma análise SWOT, identificando os pontos fracos e fortes da microempresa, revelando oportunidades e ameaças para a sua atividade, definiu-se a política, estratégia comercial e marketing a adotar face a tal caracterização.
- O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalhoPublication . Almeida, Tânia Daniela Ferreira de; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAs organizações têm passado por constantes alterações, quer para fazer face à concorrência, quer para dar resposta a questões legais. Ultimamente, mais transversal a todas as organizações foram as alterações exigidas devido à COVID-19, o que levou à colocação de colaboradores na modalidade de teletrabalho. Assim, o presente trabalho tem como principais objetivos, por um lado, conhecer as competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho e, por outro, identificar de que forma as competências emocionais se relacionam com a resistência à mudança organizacional. Procedeu-se a um estudo de caráter descritivo e correlacional, através dos métodos de investigação quantitativa. A amostra é constituída por 115 trabalhadores oriundos de diferentes empresas situadas no distrito de Viseu, que por consequência da pandemia da COVID-19 passaram a trabalhar na modalidade teletrabalho. Para a recolha dos dados, o instrumento utilizado é constituído pelo questionário de competência emocional (Taksic, 2000), adaptado à população portuguesa por Santos e Faria (2005), e a questionário de resistência à mudança (Oreg, 2003), adaptado à população portuguesa no presente estudo. Os resultados permitiram verificar a existência de correlação entre a dimensão rigidez cognitiva e as competências emocionais, não tendo sido encontrada relação entres as outras variáveis. Também foi possível concluir que as competências emocionais não têm influência nos processos de mudança em contexto de teletrabalho, assim como não se revelam diferenciadoras na resistência à mudança. Foi também verificado que os inquiridos em contexto de teletrabalho revelam uma baixa resistência à mudança e um nível elevado de competências emocionais, o que pode ter contribuído para uma melhor adaptação a esta modalidade de trabalho.
- As determinantes da estrutura de capital nas PME de Portugal na área de ITPublication . Santos, Dagoberto Ivo Sousa Couto dos; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEste trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a relação entre as determinantes da estrutura de capital e o nível de endividamento das pequenas e médias empresas portuguesas do setor de tecnologia da informação. O estudo revisa as principais teorias relacionadas à estrutura de capital, como a teoria de Durand (1952), as abordagens de Modigliani e Miller (1958 e 1963), a teoria da agência (Jensen & Mecking, 1976), a teoria do trade-off (Myers, 1984) e a teoria da pecking order (Myers & Majluf, 1984). A metodologia adotada consiste na aplicação de um questionário a 100 empresas de IT em Portugal, seguida de análise estatística descritiva. Os resultados obtidos fornecerão insights valiosos para gestores e investidores, destacando a importância de fatores como dimensão da empresa, tangibilidade dos ativos, oportunidades de crescimento, risco do negócio, rendibilidade, idade e benefícios fiscais. A conclusão destaca que a relação entre o tamanho das empresas e nível de endividamento é complexa, dependendo de fatores contextuais, e que a pecking order theory influencia as decisões de financiamento. É fundamental considerar métricas financeiras relevantes ao avaliar a saúde financeira das empresas de IT. O estudo preenche uma lacuna na literatura e contribui para o desenvolvimento do setor das tecnologias da informação em Portugal.
- Empreendedorismo digital : a influência das redes sociais nos comportamentos de compra dos consumidoresPublication . Costa, Inês Gouveia da; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEsta investigação tem como propósito o estudo de uma corrente cada vez mais em ascensão e interesse, quer em temas académicos quer a nível da gestão do seculo 21, ou seja, o empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo digital. Abordando conceitos como a sociedade da informação e do conhecimento, Web 2.0, redes sociais e os novos paradigmas de relacionamento entre marcas e consumidores e faz um enquadramento do estado das opiniões dos consumidores online, sobre a influência percepcionada pelos mesmos. O seu maior objetivo é entender em que medida os consumidores se encontram dispostos a seguir determinadas marcas e empresas questionando junto dos mesmos, quais os conteúdos que mais os atraem, como interagem nas novas plataformas digitais, a sua frequência de compra e o impacto que as marcas possuem nas suas decisões de compra. A fim de avaliar o efeito que as redes sociais possuem no relacionamento com as marcas, importa averiguar a nova tendência empreendedora, nomeadamente, o empreendedorismo digital dado que este fenómeno se encontra em ascensão tanto na perspectiva da digitalização dos negócios como na criação de empresas digitais. Para isso este estudo adotou uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de um inquérito por questionário, que reuniu 199 respostas. Concluiu-se, que a generalidade dos indivíduos se sente influenciado pelos posts de marcas e empresas. Estes consideram que esta é uma das razões que os leva a adquirir bens e serviços através das mesmas. Relativamente aos aspetos que fazem variar esse impacto, concluiu-se que embora alguns dos aspetos avaliados façam variar o impacto deste consumo, esta variação só é significativa para casos particulares e extremos entre si.
- Fatores preditores do desempenho académico : o caso da motivação, satisfação e autoeficáciaPublication . Ribeiro, Marco André Ferreira; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaPartindo do pressuposto de que o desempenho académico do estudante de ensino superior pode ser explicado por fatores psicológicos associados ao estudante, nomeadamente o seu estado motivacional, satisfação e autoeficácia, definiu-se como objetivo geral de investigação o estudo da relação entre motivação académica, satisfação com a formação superior e autoeficácia na formação superior e a sua repercussão no desempenho académico do estudante. Deste modo, esta investigação desenvolve-se segundo uma metodologia quantitativa envolvendo duas amostras de estudantes de licenciatura e mestrado integrado do ensino superior português: a amostra A constituída por 1344 estudantes e a amostra B constituída por 1343 estudantes. Assim, com base na formulação de um modelo teórico proposto, envolvendo a motivação académica, satisfação com a formação, autoeficácia na formação e desempenho académico do estudante, procedeu-se ao seu ajustamento na amostra A, com base numa metodologia de modelação de equações estruturais (SEM - Structural Equation Modeling) e posterior validação numa amostra independente, a amostra B. Os resultados obtidos permitem revelar a validade e confiabilidade do modelo teórico proposto, demonstrando que a motivação académica do estudante e a sua satisfação com a formação exercem a função de mediadores entre a autoeficácia na formação e o seu desempenho académico. Em específico, verificou-se que a autoeficácia na formação influencia positivamente o desempenho académico do estudante e, igualmente, a sua motivação académica e satisfação com a formação. Por sua vez, verificou-se de igual forma que a motivação e satisfação do estudante influenciam positivamente o seu desempenho académico, realçando-se que a motivação influencia positivamente a satisfação. Desta forma, verifica-se que as instituições de ensino superior podem melhorar o desempenho académico do estudante com base na melhoria da sua autoeficácia, estado motivacional e de satisfação.
- A gestão do conhecimento em diferentes setores empresariaisPublication . Caiado, Maria de Fátima Monteiro Bordalo Ribeiro; Pereira, Paulo Jorge de Almeida; Ribeiro, Célia dos PrazeresO sucesso e os benefícios da gestão e transferência do conhecimento, em qualquer tipo de empresa, são favorecidos pela existência de uma cultura empresarial capacitante que valorize o conhecimento como um recurso extremamente importante, atribuindo-lhe um poder estratégico pela forma como é adquirido, usado e partilhado, como promotor de produtividade, competência e crescimento económico. O presente trabalho tem como objetivo fundamental avaliar em que medida as empresas gerem, partilham e transferem o conhecimento de modo a obterem um melhor desempenho e eficácia no seu desenvolvimento, sendo reconhecido pela forma como é adquirido, usado e partilhado, como promotor da produtividade e inovação. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo descritivo e correlacional assente numa metodologia quantitativa, cuja recolha de dados foi feita através de um questionário adaptado de António Gonçalves (2016), dirigido a empresas de diferentes setores económicos, obtendo 80 respostas válidas. Procedeu-se à análise de dados, recorrendo à estatística descritiva e aos testes t de Student e ANOVA. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que o conhecimento é entendido como um bem valioso para o desenvolvimento das empresas, bem como para o processo de inovação, verificando-se um maior envolvimento com determinadas fases do ciclo da gestão do conhecimento, nomeadamente, com as fases identificar e/ou criar, aprender, usar e partilhar, determinantes na transferência do conhecimento.
- Habilitação académica (HA) enquanto fator de perceção de sucesso na carreira (SC) : abordagem na área da enfermagemPublication . Abrunhosa, Hugo Filipe Calado; Pereira, Paulo Jorge de Almeida; Passos, Clotilde Maria PaulinoPressupõe-se indispensável que os enfermeiros portugueses adquiram uma perceção positiva do Sucesso na Carreira (SC), o que implica uma maior aposta nas suas Habilitações Académicas (HA). Assim, assume-se a presente investigação enquanto um contributo para a compreensão da relação existente entre as HA e a perceção de SC na área da Enfermagem. Deste modo, objetivou-se verificar, se o grau de HA, o sector laboral e o tempo de trabalho, influenciam o SC dos enfermeiros. Para dar resposta ao objetivo principal desenvolveu-se uma investigação quantitativa, de natureza transversal, descritiva e correlacional com uma amostra de 380 enfermeiros a exercerem funções em Portugal e no estrangeiro. A recolha de dados, efetuada através de questionário via online, englobou a aplicação da Escala de Percepção de Sucesso na Carreira (EPSC) de Venelli-Costa (2014), aplicada aos enfermeiros portugueses com exercício laboral em Portugal e no estrangeiro, em função das suas HA. Assim, os resultados obtidos, ao nível da perceção do SC por parte dos questionados aferem que, a maioria dos enfermeiros apresenta uma perceção moderada (54,5%), seguidos pelos que revelam elevada perceção (43,1%), sendo que, apenas2,4% revelam uma baixa perceção de SC. Os enfermeiros com doutoramento, a exercerem funções laborais no sector privado com menos de 1 ano e com mais de20 anos de exercício profissional, revelam uma perceção mais elevada do SC. Em suma, os resultados explanam que a capacitação, por parte do enfermeiro, face à melhoria das suas HA pressupõe maior SC, ou seja, em termos da área da saúde, esta investigação, incentiva os enfermeiros a investirem na aquisição de melhores HA como forma de maximizar o seu SC.
- Influência do burnout no equilíbrio trabalho-vida pessoal e segurança do doentePublication . Lopes, Joana Alexandra da Costa; Passos, Clotilde Maria Paulino; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaA saúde chegou a um ponto crítico, num momento em que o burnout e a insatisfação com o balanço entre a vida profissional e pessoal dos profissionais de saúde vai aumentando. A vida dos profissionais de saúde é recheada de emoções, altos e baixos, muitas vezes é subjugada à necessidade de um equilíbrio entre o trabalho e a vida profissional, levando à exaustão emocional e física. Com a realização deste estudo pretende-se fazer uma avaliação exploratória sobre o nível de burnout nos profissionais do Serviço Nacional de Saúde Português (SNS), visando identificar as consequências na prestação de cuidados e segurança do doente, prestada por estes profissionais, e no balanço trabalho vida pessoal. Para dar resposta ao objetivo, foi utilizado um inquérito constituído por um conjunto de questões sociodemográficas, para a avaliação do burnout, utilizou-se o Maslach Burnout inventory, a escala de HSOPSC traduzida para português, para avaliação da segurança do doente e para a avaliação do balanço trabalho vida pessoal, foi utilizada uma escala de equilíbrio trabalho - vida pessoal, que foi enviado a auxiliares, enfermeiros e médicos, numa amostra de profissionais de toda a área geográfica do país. Os resultados obtidos indicam que o burnout nos médicos e enfermeiros, que participaram no estudo, tem implicações profundas na segurança do paciente e no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos profissionais, que há maior índice de burnout na classe médica, nos profissionais com horário rotativo e a despersonalização aumenta com o aumento dos anos de serviço, a exaustão emocional tem uma relação direta com o balanço trabalho-vida pessoal e a realização pessoal uma relação inversa.
- Liderança intermédia no setor fabril : estudo de casoPublication . Costa, Mafalda Correia da; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAs organizações são diariamente confrontadas com inúmeros desafios, sendo estes cada mais difíceis, complicados e problemáticos. A globalização e transformações económicas, sociais e ambientais obrigam a que haja um novo alinhamento dos objetivos das organizações por forma a conseguirem sobreviver no mercado. Para que as empresas consigam se manter competitivas é também necessário apostarem nos seus líderes e nos seus colaboradores. A liderança tem um papel fundamental no sucesso ou insucesso de uma organização. A liderança, em qualquer patamar da hierarquia da organização, impacta no seu futuro. Os líderes intermédios têm um papel crucial, são o elo de ligação entre a liderança de topo e a restante cadeia. Tendo como principal objetivo analisar os estilos de liderança de líderes intermédios numa organização do setor fabril na região de Viseu, foi desenvolvida uma investigação de tipologia mista, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por entrevista direcionado aos líderes, total de 5, e um inquérito por questionário direcionado aos colaboradores da equipa de cada líder, total de 99. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao teste de Kruskal-Wallis e teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos mostram que apesar de existirem pequenas divergências na visão do líder tem sobre si e a visão que a equipa tem, estas não são significativas, os estilos de liderança identificados são democrático, autocrático, situacional, transacional e intermédio, para além disso, verificou-se que as variáveis profissionais influenciam mais a perceção que se tem sobre o líder do que as variáveis pessoais. De acordo com os resultados obtidos, consideramos que ao nível empresarial a organização deve apostar na formação dos seus líderes de modo a potenciar um melhor relacionamento entre líder e equipa e um melhor fluxo de comunicação.
- Marketing experiencial na estratégia de ativação de marcaPublication . Almeida, Rodrigo José Soares; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAtualmente os consumidores são expostos a enormes quantidades de publicidade e recebem inúmeros estímulos de marketing diariamente. Isto, porque as marcas introduzem intervenções de marketing experiencial nas suas estratégias, com a esperança de melhorar o envolvimento dos consumidores. Dados estes factos, este estudo visa explorar até que ponto o Marketing Experiencial influencia a Estratégia de Ativação de uma Marca. A investigação incide sobre a população residente em Portugal e, para esse fim, foi concebido um inquérito por via de questionário a uma amostra de 231 respondentes. Os dados recolhidos foram tratados com recurso a análise descritiva e análise inferencial. Os resultados comprovam que as intervenções de marketing experiencial afetam positivamente as emoções, a relação da marca com o cliente e a intenção de compra. Por fim, os resultados revelam ainda a forma como a qualidade, satisfação e fidelização dos clientes pode ser uma vantagem competitiva na estratégia de ativação de uma marca.