FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Alaíz, Vítor"
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- Avaliação do desempenho docente em Angola : um estudo de caso na província do Kwanza Norte-NdalatandoPublication . Rafael, Maria Joana Francisca Vigano; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e; Alaíz, VítorO processo de avaliação do desempenho docente é um dos instrumentos importantes para a busca de uma, cada vez melhor, qualidade do ensino/aprendizagem. Depois de uma guerra fratricida de mais de 27 anos, Angola vai se reconstruindo. Todos nós, angolanos, acreditamos que mais do que a reconstrução das infra estruturas é preciso reconstruir o homem. Esta reconstrução humana passa, também, pelo direito a uma educação de qualidade. É nesta procura de melhor qualidade de ensino/aprendizagem que se sustenta a razão do nosso estudo. Assim, a nossa investigação teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas, durante estes cinco anos, desde o início da implementação do sistema de avaliação do desempenho docente; que dificuldades têm surgido e com que instrumentos de registo as escolas têm contado para avaliar os professores. Considerando os objetivos da nossa pesquisa optamos por realizar um estudo qualitativo e descritivo: um "estudo de caso coletivo" de carácter instrumental na perspetiva de Duarte (Duarte, 2008). Este estudo de caso coletivo não é uma investigação de amostra mas, sim, um estudo instrumental; em que um caso particular é examinado para procurar discernimento/esclarecimento para uma problemática ou teoria. A recolha de dados foi feita em Angola durantes o ano de 2013 e foram realizadas 12 entrevistas (entre avaliadores e avaliados). Esta técnica foi completada pela análise de documentos de acordo com a política educativa angolana. A investigação realizada permitiu concluir que o processo de avaliação do desempenho docente, apesar das suas fragilidades, tem incentivado para algumas mudanças, no seio da classe docente, sobretudo a nível ético-deontológico e a nível da prática docente. Contudo, permanece ainda um logo caminho a percorrer. Na sequência disto, procurando acrescentar um sentido pragmático ao nosso trabalho, apresentamos algumas recomendações que, no nosso entender, podem ajudar a melhorar a qualidade do nosso sistema de avaliação de professores em Angola.
- A Escola Salesiana : a especificidade evangelizadora e os conflitos resultantesPublication . Pierre, Maibwe Tambwe; Melo, Rodrigo Queiroz e; Alaíz, VítorNeste trabalho expomos a missão e a visão da Escola Salesiana, a de tornar presente a caridade cristã no campo da educação com o fim de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Criar o ambiente positivo e construir a Comunidade Educativa e Pastoral (C.E.P.) em torno do Projeto Educativo e Pastoral Salesiano (P.E.P.S.) são as grandes linhas estratégicas da implementação da visão e missão da Escola Salesiana. Deploramos, nalguns casos, a ausência de uma liderança estratégica e apontamos alguns ambientes hostis ao cristianismo emgeral, ao catolicismo e ao carisma salesiano emparticular, como causas de eventuais conflitos institucionais que a Escola salesiana sofre, vive e, algumas vezes, provoca.
- A importância da avaliação institucional para melhoria eficaz das Escolas Missionárias em Cabinda/AngolaPublication . Mulamba, Paulino Mulamba; Melo, Rodrigo Queiroz e; Alaíz, VítorA avaliação institucional é actualmente um instrumento indispensável de gestão necessária para se mensurar os esforços da organização escolar, na sua qualidade, utilidade e relevância, na senda da excelência, Para tal, ele deve ser um processo democrático, abrangente, participativo e contínuo. Por isso, há cada vez mais escolas a entenderem esta importância accionando processos de auto-avaliação ou contratando avaliações externas. A nossa investigação junto das Escolas Missionárias de Cabinda mostrou que as mesmas ainda não instituíram dispositivos internos ou externos de avaliação institucional, mas há algumas condições para que venham a seguir esse caminho para melhoria eficaz da qualidade do seu sistema de ensino.