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- A formação de um Mega Agrupamento e o desenvolvimento de novas práticas de organização, gestão e avaliação : um estudo de casoPublication . Oliveira, Maria Celeste Paulo José de; Almeida, José Maria deCom o objetivo de sabermos como é que os Agrupamentos de escolas são as novas unidades de gestão, capazes de dar cumprimento à missão da escola pública com equidade e igualdade, elaboramos este trabalho a partir de uma questão inquietante, que era “Como é que a formação de um Mega Agrupamento contribui para o desenvolvimento de novas práticas de organização, gestão e avaliação” ? Este estudo foi realizado com recurso ao método do estudo de caso e o nosso objeto concreto corresponde a uma organização específica, da área da grande Lisboa, aqui designado por “Nenúfar”. Para tal fizemos uma análise dos diferentes normativos a partir da LBSE (Decreto – Lei n.º 46/86) até à publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, sem esquecer o Despacho n.º 4463/2011. Para compreender ainda as políticas subjacentes ao reordenamento da rede escolar e transferência de competências para o poder local, fizemos uma análise dos programas eleitorais de vários Governos Constitucionais. Do ponto de vista teórico realizámos um enquadramento histórico e teórico do processo de autonomia e evolução da rede escolar (capítulo 1), uma visão global da autonomia na Europa (Capítulo 2) e da burocracia centralizada à autonomia comunitária/dinâmicas organizacionais. Metodologicamente, escolhemos o estudo de caso, e como instrumentos de recolha de dados, elegemos a entrevista, o inquérito e a análise documental. Os dados resultantes das entrevistas e dos questionários foram analisados de acordo com as categorias e subcategorias definidas e/ou daí resultantes, tendo-se concluído que a realidade do estudo de caso na prática apresenta grandes diferenças relativamente aos normativos e ao discurso político dos programas eleitorais dos vários Governos Constitucionais.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Ana Cristina da Silva; Alves, Paulo Jorge PereiraEste relatório visa descrever de forma sucinta, clara e reflexiva o percurso de construção de competências específicas para a intervenção especializada em Enfermagem Comunitária O processo de aprendizagem foi desenvolvido ao longo do Estágio realizado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos numa Unidade de Cuidados na Comunidade no âmbito da Saúde Escolar, no período compreendido entre 23/04/2012 e 02/02/2013. O Estágio foi dividido em três diferentes módulos: Módulo I- Diagnóstico de Situação; Módulo II- Intervenção Comunitária e Módulo III– Opcional. No Diagnóstico de Situação foram identificadas as necessidades dos Profissionais de Educação, das Instituições Particulares e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade – Saúde Escolar, na promoção de estilos de vida nas crianças. Inquiriu-se a totalidade da população – 81. Foi elaborado um questionário para a colheita de dados. Como metodologia de trabalho recorreu-se ao Planeamento em Saúde. Com a realização do Projeto de Intervenção Comunitária: Promoção de Estilos de Vida Saudáveis nas Crianças - Saúde Oral e Ambiente e Saúde (Higiene Corporal e Pediculose) pretendeu-se aumentar os conhecimentos dos profissionais do Diagnóstico de Situação acerca das áreas prioritárias do Programa Saúde Oral e Ambiente e Saúde (Higiene Corporal e Pediculose). Para isso foram desenvolvidas 18 Ações de Educação para a Saúde em que se obteve ganhos em saúde com as atividades desenvolvidas em 26% (Projeto Saúde Oral) e 18% (Projeto Ambiente e Saúde) O terceiro estágio decorreu na mesma Unidade de Saúde mas em valências diversas no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários permitindo uma aquisição gradual de competências na área da Especialidade de Enfermagem Comunitária.
- O desafio das seitas no quadro pastoral da Igreja em Cabo VerdePublication . Sanches, Francisco Tavares; Farias, José Jacinto Ferreira de
- Novas tendências dos consumidores online : B2C : o impacto do toque nas decisões de compra onlinePublication . Matos, Sara Daniela da Silva Barros; Ferreira, Mário Pedro Leite AlmeidaA presente dissertação tem por objetivo compreender em que medida o marketing sensorial, mais propriamente o sentido tátil, influencia a aptidão de compra dos consumidores online no setor têxtil e no vestuário em Portugal. Neste sentido, pretende-‐‑se saber se, através do uso de diferentes tecnologias táteis online e potenciando a oferta de novas experiências de compra aos consumidores portugueses, as decisões se alteram de modo a conduzir o consumidor à compra de produtos têxteis/vestuário online sem qualquer hesitação nem receio. Todo este novo cenário comportamental, aliado à originalidade e relevância desta investigação, gerará benefícios e/ou vantagens na aplicação de uma nova ferramenta inovadora e revolucionária no nosso país. Desta dissertação, conclui-‐‑se que a aptidão dos consumidores portugueses para a realização de compras online no que diz respeito a produtos têxteis/vestuário, aumentaria se fosse concebida uma ferramenta tátil online. Conclui-‐‑se ainda que, apesar de a impossibilidade de toque nos produtos representar a principal barreira ao e-‐‑commerce, o mesmo não se verifica no setor têxtil/vestuário, apresentando-‐‑se porém, com um claro destaque quando confrontado com os outros fatores. É, portanto, essencial ultrapassar este entrave, através do desenvolvimento de uma ferramenta tátil online capaz de dar resposta à maior exigência dos consumidores aquando da tomada de decisão de compra – a temperatura. Assim, poder-‐‑se-‐‑ão criar estratégias de marketing mais apelativas, modelos de negócios mais lucrativos e sobretudo aumentar as compras online no setor têxtil e do vestuário em Portugal.
- Social media marketing : caso do vinho e enoturismo em PortugalPublication . Silva, Frederico de Gusmão Calheiros Nunes da; Andrade, António Manuel Valente deApesar da existência de uma extensa literatura publicada, acerca dos social media em geral, pouco se sabe sobre sua utilização e eficácia na indústria do vinho e enoturismo. O estudo visa examinar o modo como a indústria em Portugal está a utilizar este tipo de ferramentas da web 2.0. Este focou-se em analisar a presença das empresas vitivinícolas nos vár ios tipos de social media existentes, assim como as suas práticas e perceções relativamente ao uso do Facebook no marketing. Para esse fim, foi conduzido um inquérito por questionário entre as empresas produtoras de vinho aderentes das rotas do vinho portuguesas, complementado com a realização de duas entrevistas a profissionais do setor. Foi determinado que 80% das empresas vitivinícolas portuguesas estudadas comunicam com os seus clientes usando os social media, das quais 96% utilizam o Facebook. Porém, e a título de exemplo, só 30% destas utilizam o serviço de anúncios pagos. Em relação ao enoturismo, descobriu -se que a maioria (75%) das empresas do universo das que utilizam os instrumentos de social media, o fazem com o intuito de promover este ramo do negócio.
- Avaliação do desempenho docente em Angola : um estudo de caso na província do Kwanza Norte-NdalatandoPublication . Rafael, Maria Joana Francisca Vigano; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e; Alaíz, VítorO processo de avaliação do desempenho docente é um dos instrumentos importantes para a busca de uma, cada vez melhor, qualidade do ensino/aprendizagem. Depois de uma guerra fratricida de mais de 27 anos, Angola vai se reconstruindo. Todos nós, angolanos, acreditamos que mais do que a reconstrução das infra estruturas é preciso reconstruir o homem. Esta reconstrução humana passa, também, pelo direito a uma educação de qualidade. É nesta procura de melhor qualidade de ensino/aprendizagem que se sustenta a razão do nosso estudo. Assim, a nossa investigação teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas, durante estes cinco anos, desde o início da implementação do sistema de avaliação do desempenho docente; que dificuldades têm surgido e com que instrumentos de registo as escolas têm contado para avaliar os professores. Considerando os objetivos da nossa pesquisa optamos por realizar um estudo qualitativo e descritivo: um "estudo de caso coletivo" de carácter instrumental na perspetiva de Duarte (Duarte, 2008). Este estudo de caso coletivo não é uma investigação de amostra mas, sim, um estudo instrumental; em que um caso particular é examinado para procurar discernimento/esclarecimento para uma problemática ou teoria. A recolha de dados foi feita em Angola durantes o ano de 2013 e foram realizadas 12 entrevistas (entre avaliadores e avaliados). Esta técnica foi completada pela análise de documentos de acordo com a política educativa angolana. A investigação realizada permitiu concluir que o processo de avaliação do desempenho docente, apesar das suas fragilidades, tem incentivado para algumas mudanças, no seio da classe docente, sobretudo a nível ético-deontológico e a nível da prática docente. Contudo, permanece ainda um logo caminho a percorrer. Na sequência disto, procurando acrescentar um sentido pragmático ao nosso trabalho, apresentamos algumas recomendações que, no nosso entender, podem ajudar a melhorar a qualidade do nosso sistema de avaliação de professores em Angola.
- Relatório de estágioPublication . Vasconcelos, Marta Susana da Silva Duarte; Braga, Maria Clara Lopes PeixotoA Enfermagem, como ciência e como profissão, deve acompanhar as mudanças ao longo dos tempos, correntes e avanço tecnológico de forma a manter uma evolução contínua na prestação de cuidados. Nesta linha de pensamento e sabendo que a enfermagem é cada vez mais uma profissão dinâmica na procura de uma melhoria contínua torna-se indispensável a elaboração de trabalhos que emergem na e da prática, onde se incluem os relatórios, que promove a disseminação dos saberes e a implementação de medidas para a melhoria dos cuidados de enfermagem enquanto disciplina. Sendo melhoria contínua da qualidade uma das competências do enfermeiro especialista, torna-se imperativa, nos tempos que correm, a produção de trabalhos desta natureza, de forma a comunicar com rigor científico as reflexões realizadas. Este documento, o Relatório de Estágio, constrói-se no âmbito deste Curso de Mestrado em Enfermagem lecionado na Universidade Católica Portuguesa do Porto. A sua realização tem como principais objetivos descrever as diversas experiências vivenciadas nesta unidade curricular, fazendo uma análise crítica dos contextos e das práticas, refletindo sobre o processo de (re) construção das competências adquiridas e desenvolvidas. Pretendo, assim, enunciar as conclusões referentes aos estágios realizados, bem como a minha experiência profissional na área dos Cuidados Intensivos Neonatais. A metodologia de trabalho utilizada foi descritiva, analítica e reflexiva. O estágio reúne, além de uma importância vital no desenvolvimento de qualquer enfermeiro, caraterísticas únicas e inimitáveis que o tornam ao mesmo tempo, insubstituível no que toca ao seu desenvolvimento e controlo pedagógico. Percorrer este caminho é fundamental para conseguir desenvolver as competências definidas pela UCP, no plano de estudos do ICS.