Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Emigração paterna e as representações mentais de família : estudo exploratório com filhos jovens adultosPublication . Nogueira, Joana Cristina Cardoso Soares; Raguso, FabriziaEsta investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em Psicologia de Família tem como objetivo compreender alguns aspetos inerentes à família com filhos onde o pai é emigrante, nomeadamente a transmissão dos legados familiares, a introdução da lei e as fronteiras e sistemas de pertença destes jovens, assim como compreender as suas representações mentais de família. Estudar a família implica que se compreenda o construto a que nos referimos, e por isso faz-se uma breve referência às transformações que esta sofre e as transições que lhe estão associadas. Atendendo que se pretende focar o papel do pai na sua ausência, descreve-se a sua importância e quais as consequências; sendo um dos aspetos centrais a emigração importa contextualizar este fenómeno e associá-lo à ausência do pai. Aqui surgem as questões de investigação, nomeadamente, que representações de família têm estes jovens; como se sentem em relação à ausência do pai; de que forma a mãe introduz o papel do pai; que fronteiras existem na família, entre outras. A amostra foi constituída por seis jovens com idades entre os 20 e os 26 anos; e como método de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e o instrumento gráfico-projetivo Dupla Lua (Greco, 1999). Como principais conclusões podemos referir que estes jovens, na sua infância, viam o pai de forma idealizada, ou seja, uma figura maravilha associada a férias e presentes. Hoje reconhecem que não é assim, mas continuam a representar a família de forma também idealizada onde a ausência do pai não se perceciona, revelando a negação do conflito. Outro aspeto relevante é a verbalização de uma forte autonomia e amadurecimento que se revela na Dupla Lua como parentalização ou relação igualitária entre pais e filhos, visível também pelo próprio vazio relacional. Uma vez que a ausência do pai provoca alterações na estrutura familiar e nos papéis de cada membro, perceciona-se a não construção de uma verdadeira relação do casal parental. Dessa forma os papéis de autoridade e afetivos ficam entregues a outros membros, não se percecionando um verdadeiro sistema de pertença destes jovens.
- O sagrado e a construção da cidade : como o (re)conhecimento da dimensão sagrada da realidade promove o desenvolvimento humanoPublication . Melo, Maria Aida Lopes de Almeida Teixeira e; Garcia Ambrosio, Juan Francisco
- A Escola Salesiana : a especificidade evangelizadora e os conflitos resultantesPublication . Pierre, Maibwe Tambwe; Melo, Rodrigo Queiroz e; Alaíz, VítorNeste trabalho expomos a missão e a visão da Escola Salesiana, a de tornar presente a caridade cristã no campo da educação com o fim de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Criar o ambiente positivo e construir a Comunidade Educativa e Pastoral (C.E.P.) em torno do Projeto Educativo e Pastoral Salesiano (P.E.P.S.) são as grandes linhas estratégicas da implementação da visão e missão da Escola Salesiana. Deploramos, nalguns casos, a ausência de uma liderança estratégica e apontamos alguns ambientes hostis ao cristianismo emgeral, ao catolicismo e ao carisma salesiano emparticular, como causas de eventuais conflitos institucionais que a Escola salesiana sofre, vive e, algumas vezes, provoca.
- As escolas com contrato de autonomiaPublication . Falcão, Patrícia Alexandra Correia Figueiredo; Melo, Rodrigo Queiroz eO presente estudo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa pretende identificar se os Contratos de Autonomia conferem às Escolas e Agrupamentos de Escolas poderes necessários para exercer a sua autonomia. Para tal analisámos os Contratos de Autonomia e os Projetos Educativos de algumas Escolas e Agrupamentos de Escolas. A concessão de autonomia a uma escola visava em primeiro lugar atribuir-lhe poder de decisão e de organização para dar uma resposta rápida à comunidade local. Não parece que tenha sido isso que aconteceu com base nos documentos analisados. Os Contratos de Autonomia assinados por vinte e duas escolas e agrupamentos de escolas em 2007 poderiam ter sido uma lufada de ar fresco na Educação de Portugal, um projecto que poderia e deveria ter tido continuidade.
- Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de músicaPublication . Mikusova, Katerina; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoNesta dissertação é apresentado o quadro teórico referente aos conceitos das crenças de autoeficácia e do desempenho musical. Seguidamente são expostos dois estudos empíricos que têm como objetivo a análise das crenças de autoeficácia dos alunos de música do 2º ciclo do Ensino Básico. No estudo I pretendemos adaptar um instrumento de avaliação, para a língua portuguesa e para a faixa etária específica. 124 alunos de música completaram a escala, relatando as suas crenças de autoeficácia para o desempenho musical. As análises demonstraram que o instrumento revela um bom nível de alfa de Cronbach, = .79. A Análise Fatorial Exploratória mostrou que se extrai um único fator, a explicar 33.96% da variância. No estudo II foi avaliado o nível das crenças de autoeficácia, e o desempenho musical, de 288 alunos de música. Foi analisada a correlação entre as duas variáveis e foram examinadas as diferenças relativamente às diferentes variáveis moderadoras: género, experiência, instrumento musical e ano de escolaridade. Verificamos que, nesta amostra, os alunos evidenciam crenças de autoeficácia elevadas e que estas crenças tendem a estar associadas ao desempenho musical. Aparentemente, os alunos com crenças de autoeficácia mais elevadas tendem a apresentar melhores desempenhos musicais. As análises demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes sub-grupos de instrumentos musicais, como também entre os sexos. A literatura científica tem revelado, que as crenças de autoeficácia exercem impacto no desempenho musical de várias formas, destacando-se entre elas o uso de estratégias autorregulatórias. À semelhança de estudos anteriores, os resultados desta investigação sugerem a presença de outras variáveis, nomeadamente da autorregulação, que podem estar a mediar a correlação entre a autoeficácia e o desempenho musical. Finalmente, as implicações práticas e as direções para estudos futuros são discutidas no capítulo final.
- Relação família-escola : o envolvimento parental no ensino especializado de músicaPublication . Leal, Liliana Marisa Alves; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo enquadra-se na análise da relação família-escola nomeadamente do envolvimento parental no ensino especializado de música. Para um desenvolvimento e aprendizagem plenas é importante que ocorra uma educação partilhada definindo objetivos e estratégias conjuntas de forma a alcançar o sucesso. No ensino especializado de música o envolvimento parental é, de igual modo, muito importante no apoio às tarefas escolares bem como às atividades de palco, tão relevantes; sendo necessário para o efeito a compreensão do mesmo. Consistindo este tipo de ensino num ensino opcional, ou seja não é obrigatório, é esperado um grande envolvimento por parte das famílias. Assim, os objetivos específicos orientadores para este estudo foram: 1) compreender a percepção das famílias sobre o ensino especializado de música; 2) compreender a perceção das famílias sobre o envolvimento parental; 3) identificar as modalidades de colaboração entre as famílias, escolas e professores no ensino especializado de música. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Foi elaborado um guião para a realização de entrevistas semi estruturadas, de forma, a recolher os dados a uma amostra constituída por sete participantes, de um conservatório regional da zona norte do país. Os resultados deste estudo demonstram que as famílias, na maioria, não conhecem aprofundadamente este tipo de ensino no que diz respeito à sua especificidade como legislação, plano de estudos, termos mais técnicos e como questões relacionadas com o instrumento. Conhecedores da sua falta de informação demonstraram, insistentemente, a necessidade em conhecer e aprofundar os seus conhecimentos, propondo sessões de esclarecimento para este efeito, embora enumerem dificuldades bem presentes na sociedade atual, como por exemplo a dificuldade em gerir a vida familiar com o trabalho. No entanto, consideram o envolvimento parental muito importante para o bem estar dos seus filhos. Classificam ainda este tipo de ensino como muito importante para o desenvolvimento pessoal do aluno e como uma mais valia futura. Finalmente, serão discutidas implicações para a prática.
