FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Almeida, José Manuel Pereira de"
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- O bem comum como consequência da vocação humana à comunhão : à luz dos números 24 e 26 da Gaudium et Spes : uma releitura sob o ponto de vista moral, no âmbito da Teologia Moral SocialPublication . Prata, Adelino Kanjengenga; Coutinho, Vítor Manuel Leitão; Almeida, José Manuel Pereira de
- O bem comum como um bem de todos e de cada um : o desafio de um olhar diferente perante a pobreza na unidade letiva 3 “A partilha do pão” do 6º ano de escolaridadePublication . Santos, Ana Rute Matos dos; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Almeida, José Manuel Pereira dePartindo do conjunto de interrogações levantadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada que desencadearam a presente indagação pedagógico-teológica – a indiferença dos alunos perante a pobreza, procurou-se perceber como é que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pode contribuir para combater essa atitude. Feita a pesquisa documental sobre o bem comum e a sua relevância para a dignidade da vida humana, desenvolveu-se uma proposta pedagógica baseada na Pedagogia do Serviço que ajude os alunos a refletir sobre as questões da pobreza em geral e da fome em particular e a estarem mais sensibilizados para as mesmas.
- Reflexão ético-teológica sobre a fome no mundo e distribuição dos bens : análise da unidade letiva 3 do 6.º ano de escolaridade : A Partilha do PãoPublication . Fontes, Duarte João Fontes Rosado de; Almeida, José Manuel Pereira de; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, na especialização em Educação Moral e Religiosa Católica, tem como propósito refletir sobre a forma como a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica poderá contribuir para a promoção de atitudes de fraternidade e de solidariedade, perante um problema tão antigo e tão novo como é o caso fome e da injusta distribuição dos bens. Realizada a pesquisa documental sobre a repartição dos bens numa ótica cristã e o agir cristão diante da fome, foi-se desenvolvendo um projeto baseado na Pedagogia do Serviço que permita aos alunos aprenderem, refletirem e servirem um problema social: a fome; ao mesmo tempo estarem mais disponíveis e mais sensíveis para a construção da fraternidade, da solidariedade, da partilha e da justiça.
- A urgência de partilhar o pão, hoje : uma reflexão a partir da unidade letiva 3 "A Partilha do pão” do 6.º ano do Programa de EMRCPublication . Pacheco, José Manuel da Conceição Calado; Almeida, José Manuel Pereira de; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoA partir das questões levantadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que motivaram o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada – sobre a indiferença da sociedade hodierna perante a fome e a necessidade de sensibilizar os alunos para tal, procurou-se refletir de que forma a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pode contribuir para promover atitudes de partilha e fraternidade. Feita a pesquisa documental sobre a dinâmica do dom que implica a partilha e a sua relevância para a dignidade da vida humana, foi-se construindo uma proposta baseada numa pedagogia cooperativa que ajude os alunos a refletir sobre as questões lançadas pela fome e a indiferença e, por consequência, a necessidade de partilhar e de construir fraternidade.
- Viver juntos : uma proposta de planificação para a unidade letiva 1 : viver juntos, 5.º ano, introduzindo o conceito de "cuidar do outro"Publication . Nogueira, Jorge Miguel Farinha; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Almeida, José Manuel Pereira deThis study reports a pedagogical experience accomplished at the Escola Salesianos de Manique, where we taught the teaching unit 1, Living together, to class 5th B. There we developed a studentcentred pedagogical practice in which micro pedagogies were used so that we could both convey the contents and develop the subject-related moral and intellectual skills, from small activities. We also worked the concept of caring and developed its theological deepening, subsequently applying it to the teaching practice. Thus, we realised that living together requires the recognition of the other, his acceptance and welcoming, in order to enable his inclusion in the human relationship. The teaching activity requires from the teacher the ability of welcoming the other, providing him full-integration opportunities, despite the economic, social or cultural differences. We therefore showed that it is possible to implement projects in schools which enable both the students’ involvement and the development of moral, social and intellectual skills from the service pedagogy, making them available to the other.