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- Mestre João Vicente : 1380-1463 : fundador, prelado, reformador : em busca do estado apostólico no Portugal de QuatrocentosPublication . Azevedo, Ricardo André Lopes; Abreu, Adélio Fernando de Lima PintoEm Portugal como um pouco por toda a Europa nos séculos XIV e XV, a Igreja viveu um tempo de charneira, entre a sua situação decaída e a consciência de uma renovação tão necessária como de difícil implementação. Muitos personagens tentaram abordagens diversificadas, sem conseguir sucesso num movimento global de reforma. Tiveram, no entanto, o mérito de lançar sementes que germinarão já nos séculos posteriores, com a implementação do Concílio de Trento. De entre esses projetos, encontramos a fundação dos Cónegos Seculares de São João Evangelista, conhecidos como Loios, provavelmente a maior expressão e concretização em Portugal desse desejo reformador que se vinha sentindo também entre nós. No seu projeto de renovação eclesial pelo testemunho do clero secular, inspirado pelo seu fundador, tiveram o condão de abrir caminhos novos e introduzir correntes de espiritualidade modernas, mesmo se os seus olhos estavam mais postos no passado da Igreja primitiva, no «estado apostólico» da comunidade de Jerusalém. Dentro deste contexto, emerge a personalidade do seu fundador e animador, João Vicente. Na falta de escritos autógrafos ou estudos aprofundados que possam fornecer pistas sobre o seu pensamento e atuação, resta-nos coligir aquilo que sobre ele foi dito e as ações documentadas para aferir a sua compreensão eclesiológica e carismática das opções tomadas, a sua mundividência e espiritualidade. Pretende, por isso, este trabalho ser um pequeno contributo para o estudo desta congregação sui generis no meio eclesiástico português do século XV e do conceito de estado apostólico segundo o entendimento e agir do seu fundador.
- O bem comum como um bem de todos e de cada um : o desafio de um olhar diferente perante a pobreza na unidade letiva 3 “A partilha do pão” do 6º ano de escolaridadePublication . Santos, Ana Rute Matos dos; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Almeida, José Manuel Pereira dePartindo do conjunto de interrogações levantadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada que desencadearam a presente indagação pedagógico-teológica – a indiferença dos alunos perante a pobreza, procurou-se perceber como é que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pode contribuir para combater essa atitude. Feita a pesquisa documental sobre o bem comum e a sua relevância para a dignidade da vida humana, desenvolveu-se uma proposta pedagógica baseada na Pedagogia do Serviço que ajude os alunos a refletir sobre as questões da pobreza em geral e da fome em particular e a estarem mais sensibilizados para as mesmas.
