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Viver juntos : uma proposta de planificação para a unidade letiva 1 : viver juntos, 5.º ano, introduzindo o conceito de "cuidar do outro"

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Abstract(s)

This study reports a pedagogical experience accomplished at the Escola Salesianos de Manique, where we taught the teaching unit 1, Living together, to class 5th B. There we developed a studentcentred pedagogical practice in which micro pedagogies were used so that we could both convey the contents and develop the subject-related moral and intellectual skills, from small activities. We also worked the concept of caring and developed its theological deepening, subsequently applying it to the teaching practice. Thus, we realised that living together requires the recognition of the other, his acceptance and welcoming, in order to enable his inclusion in the human relationship. The teaching activity requires from the teacher the ability of welcoming the other, providing him full-integration opportunities, despite the economic, social or cultural differences. We therefore showed that it is possible to implement projects in schools which enable both the students’ involvement and the development of moral, social and intellectual skills from the service pedagogy, making them available to the other.
Este trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida na Escola Salesianos de Manique, onde lecionámos a Unidade Letiva 1, Viver juntos, à turma B do 5.º ano. Nela foi desenvolvida uma prática pedagógica que teve o aluno como centro da atividade letiva, tendo sido utilizadas micropedagogias facilitadoras, em simultâneo, da transmissão dos conteúdos e do desenvolvimento das competências morais e intelectuais próprias da disciplina, a partir de pequenas atividades. Também trabalhámos o conceito de cuidar do outro e desenvolvemos o seu aprofundamento teológico, aplicando-o posteriormente à atividade letiva. Assim, verificámos que viver juntos requer o reconhecimento do outro, a sua aceitação e acolhimento, de maneira a possibilitar, na relação humana, a sua inclusão. A atividade letiva requer do professor a capacidade de acolher o outro, proporcionando-lhe oportunidades de plena integração, apesar das diferenças económicas, sociais ou culturais. Mostrámos assim, que é possível implementar, no espaço escola, projetos que permitem envolver os alunos e desenvolver competências morais, sociais e intelectuais a partir da pedagogia do serviço, pondo-os ao serviço do outro.

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Keywords

Living together Caring Acceptance Welcoming Micro pedagogy and inclusion Viver juntos Cuidar do outro Aceitação Acolhimento Micropedagogia e inclusão

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