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- A comunicação interna nas organizações hospitalares : estudo de caso : Hospital Vila Franca de Xira do Grupo José de Mello SaúdePublication . Chaves, Teresa Lima Moreira Matos; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartA crescente importância da comunicação interna nas organizações tem sido objeto de estudo de diferentes autores e é hoje considerada como um fator de sucesso empresarial, sendo crucial para o desenvolvimento e produtividade das organizações. A comunicação interna tem como destinatários os públicos internos das organizações e como objetivo garantir o conforto, motivação, satisfação e processo de comunicação dos e com os colaboradores, para que isso se traduza num desempenho positivo dos mesmos. Por forma a implementar uma estratégia de comunicação interna eficaz é essencial compreender as necessidades e expectativas dos colaboradores. O presente estudo de caso procura compreender o papel da comunicação interna numa organização hospitalar. O estudo de caso no Hospital Vila Franca de Xira permitiu analisar a forma como os colaboradores de várias categorias profissionais utilizam a comunicação interna, e quais os meios que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas. Constatou-se, pelos resultados do estudo, a aferição das três hipóteses de investigação. Ou seja, os principais meios de comunicação interna utilizados no Hospital Vila Franca de Xira vão ao encontro das necessidades dos colaboradores. Contudo, a preferência por meios de comunicação tradicionais e digitais e a satisfação relativamente aos seus conteúdos varia consoante a categoria profissional dos colaboradores.
- Viver juntos : uma proposta de planificação para a unidade letiva 1 : viver juntos, 5.º ano, introduzindo o conceito de "cuidar do outro"Publication . Nogueira, Jorge Miguel Farinha; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Almeida, José Manuel Pereira deThis study reports a pedagogical experience accomplished at the Escola Salesianos de Manique, where we taught the teaching unit 1, Living together, to class 5th B. There we developed a studentcentred pedagogical practice in which micro pedagogies were used so that we could both convey the contents and develop the subject-related moral and intellectual skills, from small activities. We also worked the concept of caring and developed its theological deepening, subsequently applying it to the teaching practice. Thus, we realised that living together requires the recognition of the other, his acceptance and welcoming, in order to enable his inclusion in the human relationship. The teaching activity requires from the teacher the ability of welcoming the other, providing him full-integration opportunities, despite the economic, social or cultural differences. We therefore showed that it is possible to implement projects in schools which enable both the students’ involvement and the development of moral, social and intellectual skills from the service pedagogy, making them available to the other.
- Os social media na construção da imagem e do valor da marca : a marca SchweppesPublication . Santos, Rita Rodrigues Pascoal Leitão dos; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartDe forma global, as técnicas atuais utilizadas nas campanhas de marketing e publicidade têm vindo a ser alvo de grandes modificações nos últimos anos, surgindo com o seguinte propósito: atingir consumidores que estão saturados das campanhas tradicionais. O que permitiu que as marcas compreendessem que a conquista de clientes é agora mais dificultada e, por esse motivo, é imprescindível apostarem numa relação mais estreita, inovadora, criativa e bidirecional com os seus potenciais e atuais clientes. O mundo digital veio permitir que as marcas se aproximassem dos seus públicos a um custo reduzido, utilizando técnicas cada vez mais diversificadas. Deste modo, o foco do presente estudo visa problematizar sobre a ligação que as marcas procuram estabelecer com os seus consumidores nas redes socias. A presente investigação tem como objetivo averiguar se efetivamente os Social Media (em especial o Facebook) são um bom veículo de comunicação de marcas e se acabam por influenciar de forma positiva a imagem e o valor de uma marca. Mais precisamente, a marca Schweppes Portugal.
- Transinfluências : (po)ética nos contos de Mary Lavin e de Sophia de Mello Breyner AndresenPublication . Monteiro, Maria Teresa Pedro Serra Líbano; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioEste trabalho pretende criar diálogos entre os contos de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Mary Lavin. Estas escritoras não se conheceram, mas foram influenciadas por contextos político-sociais semelhantes, as sociedades conservadoras e católicas de Portugal e da Irlanda de meados do século XX. Partilhavam também preocupações (est)éticas muito similares, encarando a palavra escrita como um meio de verdade, por esta entendendo a revelação da realidade experienciada na obra redigida. Entre esta realidade e os imperativos morais das poéticas de Sophia e Lavin há uma fricção constante, bem presente nas suas obras. Esta tese analisa, numa primeira parte, os contextos históricos em que as duas escritoras criaram os contos seleccionados. Será depois estudada, num exercício de literatura comparada, um conjunto de seis contos de ambas, com o intento de perceber de que modo estes reagem às suas realidades históricas, com ênfase nos discursos socioculturais do género, da Igreja Católica e dos regimes políticos vigentes. Uma voz crítica atravessa as narrativas, que apresentam e revolvem estes discursos com o objectivo de denunciar os seus defeitos ao leitor. A grande tensão reside na oposição entre a aparência e a substância, entre os valores religioso-morais professados pelas personagens (sujeitos dos discursos socioculturais dos contextos históricos das autoras) e a sua realidade prática. O leitor, como indivíduo a quem se dirigem as narrativas, ganha protagonismo enquanto agente iniciador do diálogo entre elas e, não menos importante, como receptor das mensagens de cada uma.
- CCCTB : um instrumento anti-abusoPublication . Oliveira, Ana Rita Coimbra de; Ribeiro, João Sérgio Feio Antunes
- Da resolução bancáriaPublication . Costa, José Maria Oliveira Martelo Lobo da; Duarte, Rui Manuel Pinto
- A regra geral anti-abuso da directiva anti-elisão fiscal e a posição do Tribunal de Justiça da UE em matéria de abusoPublication . Fernandes, Catarina de Quina; Coelho, António Américo Felgueiras Seabra Pinto
- Preços de transferência nos bens intangíveis e o seu impacto nos resultados apurados para o efeito da tributaçãoPublication . Maia, Rita Celeste Tomaz Vieira; Ribeiro, João Sérgio Feio AntunesA crescente globalização, a rápida evolução tecnológica, em constante crescimento, influenciaram a internacionalização das empresas. A fiscalidade ganha cada vez mais uma dimensão internacional, surgindo novas formas de planeamento fiscal, evasão fiscal e fraude fiscal. Nesta ótica surgem os chamados “preços de transferência”, preços praticados pelos agentes económicos em operações comerciais ou financeiras. Deste conjunto de operações fazem parte as transações de bens intangíveis ou os seus direitos, que podem contemplar a transferência de todos os direitos do intangível ou apenas dos direitos limitados. Os preços de transferência têm sido utilizados pelas empresas multinacionais, com vista à fuga dos impostos, o que tem motivado as organizações internacionais de todo mundo a adotar regras, com vista a combater a erosão das bases tributárias e a transferência de lucros que daí resultam. Neste contexto, iremos debruçarmos-mos sobre as orientações da OCDE, relativamente a esta matéria numa perspetiva evolutiva e crítica. Refletiremos, assim, sobre a problemática dos preços de transferência sobre os bens intangíveis.
- O papel dos líderes de equipa enquanto dinamizadores da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : IKEA LouresPublication . Silva, Inês Filipa Ribeiro da; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartAs alterações conjunturais fizeram emergir a liderança enquanto um tema proeminente nas organizações contemporâneas e no fórum académico. Simultaneamente, a comunicação interna reconfigura-se na estrutura sistémica organizacional, tornando-se fundamental para a partilha de significado e criação de quadros comportamentais, alinhados com a cultura e valores de cada organização. A presente dissertação procura compreender o papel dos líderes de equipa na dinamização da comunicação interna nas organizações, considerando como estudo de caso a loja IKEA Loures. Neste âmbito, o quadro teórico construído foca-se em dois conceitos principais: liderança e comunicação interna, nas organizações. A metodologia aplicada consubstancia-se em técnicas essencialmente qualitativas, nomeadamente pela realização de entrevistas aos líderes de equipa. A investigação realizada permitiu validar as duas hipóteses estabelecidas: Os líderes de equipa assumem o papel de dinamizadores e facilitadores da comunicação interna no dia-a-dia no trabalho e A comunicação interna é uma prioridade para os líderes de equipa no dia-a-dia de trabalho
- Otimização dos procedimentos de higienização de equipamentos de uma empresa de vinhosPublication . Silva, Fátima Mariana de Jesus Pinto; Campos, Francisco Manuel Morais Sarmento de; Botelho, Joana CaldeiraNa indústria de engarrafamento de vinhos são higienizadas cubas e balseiros quase diaria- mente, estes levam inúmeros litros de vinho que ao serem feitas trasfegas precisam de ser higienizados para receber novo lote de vinho. A higienização de cubas e balseiros passa por etapas de enxa- guamento e desinfeção, ao longo destas etapas foram recolhidas várias amostras da água e foram analisados 4 parâmetros com base no Decreto-Lei 306/2007 relativo à qualidade da água destinada ao consumo humano. Foram analisados 9 cubas e 4 balseiros com base em análises químicas de oxidabilidade, presença de cloretos e valor de pH. A três cubas e a quatro balseiros foram também efetuadas análi- ses microbiológicas utilizando a técnica de filtro de membrana, os filtros colocados nas placas de Petri foram incubados a 30ºC e foi feita a contagem do número total de microrganismos. Com base nestes 4 parâmetros foi possível ver que as cubas de inox ao fim de um determinado tempo já se encontravam higienizadas, o mesmo não se pode dizer dos balseiros pois como são feitos de madei- ra, são porosos o que dificulta uma boa higienização.