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- O Orpheu ou o 'momento histórico' da modernidade / modernização sociocultural em PortugalPublication . Dix, SteffenO modernismo entende-se, geralmente, como um movimento artístico iniciado pelo desenvolvimento rápido das sociedades industriais modernas ou pela urbanização acelerada durante as primeiras décadas do século XX. Embora esta suposição sejaprincipalmente correta, pode-se encontrar alguns casos significativos que sugerem o oposto. O objetivo principal deste artigo consiste na demonstração de que a revista Orpheufoi considerada – principalmente por Fernando Pessoa – como o momento-chave histórico para a modernização sociocultural de Portugal.O modernismo entende-se, geralmente, como um movimento artístico iniciado pelo desenvolvimento rápido das sociedades industriais modernas ou pela urbanização acelerada durante as primeiras décadas do século XX. Embora esta suposição sejaprincipalmente correta, pode-se encontrar alguns casos significativos que sugerem o oposto. O objetivo principal deste artigo consiste na demonstração de que a revista Orpheufoi considerada – principalmente por Fernando Pessoa – como o momento-chave histórico para a modernização sociocultural de Portugal.
- A visibilidade e a invisibilidade das pessoas «sem religião» na sociedade portuguesaPublication . Dix, SteffenNos últimos anos, verificou-se em Portugal um crescimento considerável das pessoas «sem religião». Em termos quantitativos, as pessoas «sem religião» constituem o segundo maior grupo da população portuguesa, e este aumento confirma uma tendência geral que se observa, já há algum tempo, no resto da Europa. Tendo em conta que se trata de um fenómeno relativamente recente e inesperado, verificou-se nos círculos académicos uma certa incerteza na tentativa de descrever este grupo em termos qualitativos. Por outro lado, atrás da designação «sem religião» esconde-se, muito possivelmente,uma enorme variedade de perspectivas do mundo ou de atitudes sociais que apenas com dificuldades se deixam explicar de uma forma sistemática. Neste artigo, pretendo apresentar um quadro numérico deste grupo, uma classificação terminológica das pessoas «sem religião» e uma primeira aproximação qualitativa. Visto que se trata de um fenómeno bastante recente, oscilando entre uma visibilidade quantitativa e uma invisibilidade qualitativa, esta aproximação pode ser, no entanto, apenas provisória.
- Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de LisboaPublication . Teixeira, Alfredo; Moniz, Jorge Botelho; Coutinho, José Pereira; Franca, Margarida; Vilaça, Helena; Dix, SteffenOs estudos sociográficos sobre o território português mostram que a diversidade de posições religiosas se concentra na Área Metropolitana de Lisboa. Nessa singularidade, a região pode ser lida como um «laboratório» da diversidade religiosa em Portugal. Neste estudo, procura-se uma melhor definição dos contornos desta paisagem religiosa, por meio de um efeito de zoom, tendo em conta as dinâmicas sociais que caracterizam a modernidade própria desta geografia.
- O Fernando Pessoa alemão: autor lido por artistas e intelectuaisPublication . Dix, SteffenO primeiro aparecimento de Fernando Pessoa em língua alemã ocorreu em 1956 numa tradução de Paul Celan. Nos anos seguintes, surgiram cada vez mais traduções nos países de língua alemã. O processo de edições e traduções culminou nos anos 1980 graças ao trabalho incessante da editora de Egon Ammann e do tradutor Georg RudolfLind. Hoje em dia, a editora alemã Fischer prossegue as edições de Pessoa com o mesmo rigor e com a mesma qualidade. Neste artigo tenta-se traçar as linhas principais da história editorial de Fernando Pessoa nos países de língua alemã, chamando atenção para o facto que a figura do autor sofreu várias alterações durante o percurso dos anos.
- Ah, poder ser futurista, sendo sensacionista! Fernando Pessoa e a sua posição ambivalente perante o futurismoPublication . Dix, SteffenEmbora tenha colaborado ortonimamente e heteronimicamente na revista 'Portugal Futurista', Fernando Pessoa mostrou um claro sentimento de aversão geral em relação ao Futurismo, e sublinhou frequentemente que o seu próprio Sensacionismo representa um fenómeno artístico muito mais original. Partindo de um breve olhar comparatista, o artigo oferece uma análise detalhada da suposta contradição entre relutância aberta perante o movimento futurista e a sua participação numa revista futurista. Ao examinar esta colaboração, entende-se melhor a posição na qual Pessoa colocou o seu próprio Sensacionismo dentro do modernismo europeu, tentando demonstrar que as formas mais genuínas do mesmo não tiveram praticamente nenhuma outra alternativa senão rejeitar o Futurismo, ou quanto muito de ‘sintetizá-lo’.
- Introductory note—the emergence of Portuguese modernism: contributions to its cultural historyPublication . Dix, Steffen; Silva, PatríciaThe Spring and Summer of 1915 saw the appearance in Lisbon of the two issues of the modernist magazine Orpheu. Initially intended as a quarterly, the magazine had a short lifespan and, mainly due to financial pressures, the planned third issue failed to be published. In revisiting the historical circumstances of the generation of Orpheu, this special issue of Pessoa Plural is largely driven by a historiographical aim: to reconstruct the socio-cultural context of the earliest modernist manifestations in Portugal and to sketch a kind of 'sociography' of Orpheu, its milieu and its time, which includes the larger international context of the outbreak of WWI and contemporary phenomena in the cultural field in Portugal and abroad.
- Identidades religiosas na Área Metropolitana de LisboaPublication . Teixeira, Alfredo; Coutinho, José Pereira; Dix, Steffen; Franca, Margarida; Moniz, Jorge Botelho; Vilaça, Helena
- Os deuses são uma funcção do estylo: a mitologia clássica na história cultural da EuropaPublication . Dixe, SteffenA mitologia clássica representou, e continua a representar, um elemento importante da história cultural da Europa. Em períodos diferentes e com funções diversas, os deuses reapareceram na literatura, na filosofia ou nas artes europeias, e contribuíram, assim, significativamente para a formação da moderna consciência europeia. A primeira parte deste artigo consiste numa observação breve de alguns dos momentos historicamente mais expressivos de revitalização mitológica. Na segunda parte do ensaio, pretende-se uma identificação de dois momentos de reaparecimento da mitologia clássica em Portugal, contextualizando particularmente “o regresso dos deuses” em Fernando Pessoa e em Sophia Mello Breyner Andresen. Na medida em que assumem uma função concreta num ambiente de desassossegos transcendentais e de inquietações socioculturais, os deuses não representam simplesmente alguns hóspedes fugazes dentro da poesia ou prosa de Pessoa e de Sophia Mello Breyner Andresen. Ou seja, pretende-se, concretamente, um entendimento da função dos deuses na obra dos dois.