CIIS - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Recent Submissions
- Amputação abomino-perineal: uso de terapia de pressão negativa na ferida perinealPublication . Miranda, Liliana; Carvalho, Ângela; Costa, Sandra; Martins, Mónica; Amado, João; Alves, PauloA Amputação Abdomino-Perineal (AAP) é a técnica mais eficaz no tratamento da neoplasia do reto baixo e do tumor do canal anal. Sendo uma cirurgia de grande excisão tecidular, associada a grande parte das vezes a radioterapia (RT) prévia à cirurgia, compromete a cicatrização da ferida perineal, que se traduz numa elevada taxa de complicações no pós-operatório imediato (entre 14% a 60%), nomeadamente infeção da ferida operatória e consequente deiscência. A Terapia de Pressão Negativa (TPN) tem surgido como uma opção no tratamento de complicações da ferida cirúrgica, bem como na prevenção das mesmas.
- Plano de conforto para procedimentos com agulha (PCPA): uma iniciativa para promover o conforto da criança hospitalizadaPublication . Gavinas, Susana; Matos, Maria Margarida; Loureiro, Fernanda; Rodrigues, Sónia Borges
- A 3D cell culture model of the Tuberculosis granuloma that can be applied for host genetic studies in the context of a multicellular immunologic response to infectionPublication . David, Susana; Mandal, Manoj; Anes, Elsa; Pires, David
- Clinical differential validation of nursing diagnosis using Q methodology: innovative approachPublication . Caldeira, Sílvia; Miguel, Susana; Casaleiro, Tiago; Martins, Helga
- Estratégias de promoção da mestria dos pais no processo de transição como cuidadores de crianças com enterostomias: uma scoping reviewPublication . Martins, Maria do Rosário; Azevedo, Rita; Manuel, Tânia; Mostardinha, António; Alves, PauloOs estomas intestinais em crianças são, na sua maioria, temporários, realizados no período neonatal, mas o tempo de permanência varia entre meses a anos, dependendo da situação clínica. Os pais de crianças com enterostomias vivenciam um processo de transição, iniciado pelo impacto da doença, respostas emocionais complexas, problemas psicossociais, dificuldades de adaptação ao papel de cuidador, mas também com o desenvolvimento de estratégias de superação. Exercer a parentalidade de uma criança com necessidades complexas altera o significado de parentalidade e, consequentemente, a visão dos pais sobre si mesmos. As intervenções de enfermagem têm como objetivo facilitar respostas saudáveis de processo e de resultado, sendo a maestria dos pais um indicador de resultado de uma transição saudável, que inclui o domínio de novas competências no papel de cuidadores.
- Estilos de vida e competências pessoais sociais e emocionais em pré adolescentes: diagnóstico em saúde escolarPublication . Festas, C.; Rodrigues-Pires, F.; Neves-Amado, J.INTRODUÇÃO Segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015), a escola constituí um espaço seguro e saudável, que se devidamente orientado por intervenções em saúde, poderá ser um meio facilitador à adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente. Neste sentido no ano letivo 2020/2021 desenvolveu-se um diagnóstico de saúde nos alunos do 5º ano de escolaridade, de todas as escolas públicas da freguesia de Câmara de Lobos, a fim de se estabelecer prioridades para a elaboração de uma intervenção complexa em enfermagem. OBJETIVOS Determinar características sociodemográficas da população; Avaliar os Estilos de Vida e Competências Pessoais, Sociais e Emocionais; Realizar o Diagnóstico de Saúde, identificando áreas prioritárias de intervenção METODOLOGIA A amostra do estudo englobou todos os alunos a frequentar o quinto ano de escolaridade das escolas da freguesia de Câmara de Lobos na Região Autónoma da Madeira. Durante o mês de Dezembro de 2020 foi aplicado o instrumento de colheita de dados com o prévio registo do consentimento informado, devidamente assinado pelos participantes e seus encarregados de educação. O preenchimento do instrumento de colheita de dados constituído por dois instrumentos, nomeadamente pelo FANTASTICO, versão pré-adolescentes (Loaiza, Álvarez, & Vargas, 2015), traduzida e validade por nós, e pelo PARA MIM É FACIL (Gaspar & Matos, 2015), foi aplicado em contexto de sala de aula através da plataforma online qualtrics, na presença de um docente da instituição de ensino. RESULTADOS - MÁXIMO DE 100 PALAVRAS A amostra é constituída por 92 indivíduos, 57,6% frequenta a escola do Carmo e 42,4% a escola da Torre. Os alunos da Escola da Torre apresentam uma média de estilos de vida saudáveis ligeiramente mais baixa (89,95) que a Escola do Carmo (90,60), com maior significância ao nível da Atividade Física, Nutrição, Tipo de Personalidade e Satisfação Escolar, Imagem Interior e Controlo da Saúde e Sexualidade. Os alunos da Escola do Carmo assumem em média, menor nível de competências (159,73) relativamente aos alunos da Escola da Torre (161,33), nomeadamente nas Competências Básicas, Regulação Emocional e ao nível das Relações Interpessoais. DISCUSSÃO Os resultados evidenciam a necessidade de intervenção em ambas as áreas avaliadas, sendo prioritário intervir ao nível das competências na escola do Carmo e ao nível dos estilos de vida na escola da Torre. Neste sentido ao longo de 4 sessões levou-se a cabo uma intervenção complexa em enfermagem junto de todos os alunos do 5º ano em ambas as escolas nas áreas mais carenciadas de intervenção. CONCLUSÃO A realização do estudo permitiu identificar e priorizar necessidades de intervenção em contexto de saúde escolar. A criação de intervenções adequadas aos diferentes contextos facilitou a adesão dos participantes. O tempo limitado para a implementação do estudo e a dificuldade no envolvimento dos vários membros comunitários constituíram as principais limitações do mesmo. O presente estudo configura as várias etapas do planeamento em saúde e constituí evidência que suporta a necessidade de realização de estudo desta natureza e contexto.
- O cuidado justo em enfermagem: resultados preliminares de uma scoping reviewPublication . Nunes, J.; Deodato, S.
- As necessidades da família no processo de doação de órgãos e tecidos: scoping reviewPublication . Silva, Ana Rita; Nunes, Nisia; Veludo, Filipa; Miguel, Susana
- Teaching spirituality in nursing: preliminary results of a bibliometric analysisPublication . Afonso, Ana; Sitefane, Sara; Rabiais, Isabel; Caldeira, Sílvia
- Implementation of competency-based spiritual care education tool for portuguese nursing schools: preliminary resultsPublication . Sitefane, Sara; Afonso, Ana; Rabiais, Isabel; Caldeira, Sílvia