CIIS - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- Technology developments applied to healthcare/nursingPublication . Øyri, Karl; Newbold, Susan; Park, Hyeoun Ae; Honey, Michelle; Coenen, Amy; Ensio, Anneli; Jesus, ÉlvioFuture technology developments as applied to healthcare and particularly nursing were discussed. Emerging technologies such as genetics, small unobtrusive monitoring devices, use of information and communication technologies are as tools to not only facilitate but also promote communication among all parties of the healthcare process. These emerging technologies can be used for ubiquitous healthcare (uhealth). The role of nursing in the u-health is fundamental and required for success and growth. Nursing's role will evolve as nurses become 'information- mediators' in a broader-sense than current role. All technologies will ultimately focus on the consumer through 'behind-the-scenes' data collection, which in turn will also allow nurses to analyze these data to improve care. We need to acknowledge an increased presence and or pervasiveness of information technologies as key components of quality healthcare. This sort of acknowledgment will help propel nursing, and healthcare, to increase use of these tools. To develop nurses with these types of skills the nursing education process will require a fundamental change to integrate these technology-sorts of tools as necessary elements for success.
- A importância da espiritualidade no controlo da dor e do sofrimentoPublication . Festas, Constança
- Conclusões do 1º Fórum de Enfermagem Médico CirúrgicaPublication . Oliveira, Irene
- Orientação dos estudantes de enfermagem em contexto de prática clínicaPublication . Oliveira, Irene; Vieira, Margarida
- Orientação dos estudantes de enfermagem em contexto de prática clínicaPublication . Oliveira, Irene; Vieira, MargaridaO Ensino Clínico (EC) constitui, dentro do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), um componente de extrema importância. O artigo pretende apresentar o modelo de orientação de estudantes de enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ensino Clínico, que se encontra em implementação num dos hospitais parceiros na formação. Faz-se uma revisão da evolução dos modelos de orientação e da prática que antecedeu este modelo nas instituições em causa e apresenta-se o modelo e estratégias que têm sido implementadas, bem como os resultados da sua avaliação na fase exploratória. Vários são os problemas encontrados na orientação em EC, tais como a falta de preparação dos enfermeiros dos Serviços, a sobrecarga de trabalho e o seu desconhecimento acerca dos objectivos da EC. Os estudos mencionados na revisão da literatura e a nossa recente experiência acerca do modelo “Serviço-Escola”, têm revelado que a colaboração existente entre as Escolas de Enfermagem e as Instituições de Saúde onde a EC se realiza, pode ser importante para a promoção da aprendizagem dos alunos. No entanto, é ainda, necessária investigação que venha a contribuir no futuro para a clarificação e compreensão desta problemática.
- Paços a passo para uma alimentação saudávelPublication . Neves-Amado, João; Pereira, Marta; Alves, Ângela; Romero, Andreia; Carvalho, Jose; Sá, Luís; Braga, Clara; Festas, Constança; Alves, Paulo
- Problemas éticos na comunidadePublication . Neves-Amado, João
- 17 de novembro - dia internacional da prematuridadePublication . Romeiro, Joana; Cristina Martins, Ana
- Comunicar com a pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva: que estratégias? - revisão sistemáticaPublication . Cavaco, Vera Sofia Joaquim; José, Helena Maria Guerreiro; Lourenço, Ilda Maria RodriguesObjetivo: conhecer as estratégias de comunicação com a pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva. Metodologia: revisão sistemática com o propósito de responder à questão «Comunicar com a pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva: que estratégias?», por meio de estudos empíricos, em bases de dados e bibliotecas virtuais, entre janeiro de 2001 e dezembro de 2011, selecionados de acordo com o método PICOS. Resultados: as estratégias devem ser criteriosamente selecionadas e adaptadas às necessidades da pessoa em situação crítica; as estratégias mais simples e acessíveis assumem-se como preferenciais, podendo ser utilizadas de modo isolado ou combinado. Conclusão: as estratégias para comunicar com a pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva são sinais sim-não, VOCAs (Voice Output Communication Aids), gestos, acenos de cabeça, leitura de lábios, aperto de mãos, expressão facial, papel e caneta, uso do alfabeto, quadro de palavras e imagens, linguagem corporal e toque.
