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Estilos de vida e competências pessoais sociais e emocionais em pré adolescentes: diagnóstico em saúde escolar

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INTRODUÇÃO Segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015), a escola constituí um espaço seguro e saudável, que se devidamente orientado por intervenções em saúde, poderá ser um meio facilitador à adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente. Neste sentido no ano letivo 2020/2021 desenvolveu-se um diagnóstico de saúde nos alunos do 5º ano de escolaridade, de todas as escolas públicas da freguesia de Câmara de Lobos, a fim de se estabelecer prioridades para a elaboração de uma intervenção complexa em enfermagem. OBJETIVOS Determinar características sociodemográficas da população; Avaliar os Estilos de Vida e Competências Pessoais, Sociais e Emocionais; Realizar o Diagnóstico de Saúde, identificando áreas prioritárias de intervenção METODOLOGIA A amostra do estudo englobou todos os alunos a frequentar o quinto ano de escolaridade das escolas da freguesia de Câmara de Lobos na Região Autónoma da Madeira. Durante o mês de Dezembro de 2020 foi aplicado o instrumento de colheita de dados com o prévio registo do consentimento informado, devidamente assinado pelos participantes e seus encarregados de educação. O preenchimento do instrumento de colheita de dados constituído por dois instrumentos, nomeadamente pelo FANTASTICO, versão pré-adolescentes (Loaiza, Álvarez, & Vargas, 2015), traduzida e validade por nós, e pelo PARA MIM É FACIL (Gaspar & Matos, 2015), foi aplicado em contexto de sala de aula através da plataforma online qualtrics, na presença de um docente da instituição de ensino. RESULTADOS - MÁXIMO DE 100 PALAVRAS A amostra é constituída por 92 indivíduos, 57,6% frequenta a escola do Carmo e 42,4% a escola da Torre. Os alunos da Escola da Torre apresentam uma média de estilos de vida saudáveis ligeiramente mais baixa (89,95) que a Escola do Carmo (90,60), com maior significância ao nível da Atividade Física, Nutrição, Tipo de Personalidade e Satisfação Escolar, Imagem Interior e Controlo da Saúde e Sexualidade. Os alunos da Escola do Carmo assumem em média, menor nível de competências (159,73) relativamente aos alunos da Escola da Torre (161,33), nomeadamente nas Competências Básicas, Regulação Emocional e ao nível das Relações Interpessoais. DISCUSSÃO Os resultados evidenciam a necessidade de intervenção em ambas as áreas avaliadas, sendo prioritário intervir ao nível das competências na escola do Carmo e ao nível dos estilos de vida na escola da Torre. Neste sentido ao longo de 4 sessões levou-se a cabo uma intervenção complexa em enfermagem junto de todos os alunos do 5º ano em ambas as escolas nas áreas mais carenciadas de intervenção. CONCLUSÃO A realização do estudo permitiu identificar e priorizar necessidades de intervenção em contexto de saúde escolar. A criação de intervenções adequadas aos diferentes contextos facilitou a adesão dos participantes. O tempo limitado para a implementação do estudo e a dificuldade no envolvimento dos vários membros comunitários constituíram as principais limitações do mesmo. O presente estudo configura as várias etapas do planeamento em saúde e constituí evidência que suporta a necessidade de realização de estudo desta natureza e contexto.

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Promoção da saúde escolar Estilos de vida saudável Educação baseada em competências Promoção da saúde Enfermagem em saúde comunitária

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