Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-18"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento de competências de especialista e mestre no cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Castro, Ana Cristina de Jesus; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente relatório retrata o caminho trilhado para a aquisição de competências do Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica durante a realização de estágio no Serviço de Medicina Intensiva Polivalente e no Serviço de Nefrologia em um Hospital da zona Norte de Portugal. Durante o período de estágio o meu objetivo centrou-se na aquisição de competências e conhecimentos especializados para a prestação de cuidados de qualidade. Este documento foi elaborado segundo os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, relatando o desenvolvimento de atividades e experiências que permitiram aquisição de competências na área da Enfermagem à Pessoa em situação Crítica. De forma a desenvolver competências especializadas à pessoa em situação crítica tendo por base a prática baseada na evidência e de forma a adquirir competências de mestre ao longo do estágio foram desenvolvidas revisões da literatura acerca a comunicação Enfermeiro /Família da Pessoa em situação crítica a fim de otimizar estratégias facilitadoras da comunicação no serviço de Medicina Intensiva. No serviço de Nefrologia tendo em conta a qualidade e segurança de cuidados foi elaborada uma revisão da literatura relativamente ao uso da terapêutica Uroquinase no tratamento da disfunção do Cateter Venoso Central. Foi ainda, realizada pesquisa bibliográfica sobre intervenções de enfermagem relacionadas com controlo e prevenção de infeção do cateter venoso central de hemodiálise e foi atualizada uma instrução de trabalho relativa ao início de tratamento de Hemodiálise da Pessoa com cateter central ao circuito extracorporal. Uma vez que a Pessoa com doença renal esteve presente na prestação de cuidados em ambos os locais de estágio procurei realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as intervenções de enfermagem à Pessoa com doença renal com necessidade de técnicas de substituição da função renal. Assim através deste estágio foi exequível prestar cuidados diferenciados no âmbito da Pessoa em Situação Crítica com aquisição de competências especializadas demonstrando uma prática profissional ética e legal em programas de melhoria contínua de qualidade, na intervenção, prevenção e controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos, na gestão de recursos e cuidados de forma antecipar focos de instabilidade e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais.
- Liberdade, propriedade, justiça : estado mínimo ou estado subsidiário? : diálogo entre o pensamento social católico e Robert NozickPublication . Ferreira, Dina Matos; Samões, OrlandoA tese descreve o diálogo entre Robert Nozick e o Pensamento Social Católico (PSC) nas respetivas propostas de Estado – mínimo e subsidiário, percorrendo os temas que lhe subjazem: o entendimento do que é ser pessoa, de liberdade, de propriedade e de justiça. Nas diferentes conceções de pessoa humana que legitimam a existência do Estado, temos em confronto a tese do PSC, que defende a sociabilidade intrínseca da pessoa humana, a necessitar de tutela estadual ela mesma; e a tese de Nozick, que entende que apenas os individuos e os seus interesses são de ter em conta na conceção de Estado. Segue-se o debate sobre as respetivas visões de liberdade, mediado por Isaiah Berlin e os seus Two Concepts of Liberty, com Nozick a considerar a liberdade exclusivamente em termos negativos, como direitos de não interferência, e o PSC a defender as duas conceções de liberdade, negativa e positiva, como necessárias numa sociedade ao serviço da pessoa humana. Repassamos a tradição do PSC nesta matéria para lhe traçarmos as linhas de permanência no tema da liberdade, vista essencialmente como responsabilidade. O debate evolui para a propriedade, pois nela assenta integralmente a proposta de Nozick para a liberdade: em confronto temos Nozick a defender a propriedade, incluindo a propriedade de si mesmo como direito absoluto e a única base para a tutela do Estado; e o PSC a defender a função social da propriedade, e vendo nela um direito natural não absoluto, mas subordinado ao destino universal dos bens tendo em conta a opção preferencial pelos pobres. A conceção de justiça para as duas perspetivas é exposta seguidamente, com Nozick a propor uma teoria da justiça histórica e sem atender às consequências, argumentando contra as teorias padronizadas e redistributivas (que considera violarem o princípio kantiano do “fim em si mesmo”); em confronto com uma proposta de justiça entendida como o “bem do outro”, integrando as dimensões comutativa, legal, distributiva e social. Por fim, as respetivas propostas de Estado: o Estado mínimo e a utopia nozickiana confrontado não só com o PSC, mas também com a crítica anarquista na sua própria elaboração; e o Estado subsidiário do PSC, também em debate com a utopia nozickiana, na defesa do que considera ser o modelo mais idóneo para dar resposta à dignidade da pessoa humana e ao seu florescimento.
- Uma leitura fenomenológica sobre a vivência cristã da morte na obra Le passeur de Gethsémani : um encontro entre a fenomenologia e a teologia da morte segundo Emmanuel FalquePublication . Moretton, Emmanuel David; Martins, António Manuel AlvesA morte é a realidade da vida que o homem tem de enfrentar e com a qual se vê permanentemente confrontado. Desde sempre que o homem se tem perguntado: O que é a morte? Partindo da obra Le passeur de Gethsémani, do filósofo Emmanuel Falque, a presente dissertação apoia-se na experiência da morte em Jesus Cristo, procurando responder ao pensamento de Martin Heidegger de que «o cristão não experimenta verdadeiramente a angústia da morte por “ter visto sempre a morte na interpretação da vida”». No fundo, há duas perguntas que estão por detrás desta dissertação: em primeiro lugar, como pode o cristão fazer uma experiência pacífica do limiar da vida? Em segundo lugar, pode o cristão, pela sua fé, viver a experiência da angústia da morte diferente dos outros homens?
- Um cuidar especializado à pessoa em situação crítica : desenvolvimento de competênciasPublication . Novais, Jéssica Cristiana Ramos; Neves, Vasco Manuel da SilvaO relatório apresentado tem como finalidade demonstrar as etapas que constituíram o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências de especialista e mestre em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este relatório debruça-se sobre o estágio final que foi realizado durante a Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 16º Curso de estrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, da Escola de Enfermagem-Porto da Universidade Católica Portuguesa. A introdução compreende o enquadramento do estágio final, o objetivo do relatório, a justificação da escolha dos contextos de estágio, a metodologia do relatório e a sua estrutura, assim como a respetiva justificação. No desenvolvimento existem quatro capítulos principais, uma abordagem breve sobre os conhecimentos e competências adquiridas no estágio de Vigilância e Decisão Clínica realizado no 2º semestre do 1º ano do curso de mestrado, posteriormente é apresentada a contextualização dos locais de estágio através da descrição da estrutura e dinâmica de cada serviço, de seguida o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista e por último o desenvolvimento das competências especificas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os dois últimos capítulos que se referem ao desenvolvimento de competências apresentam uma reflexão crítica sobre as experiências vividas durante o percurso do estágio e a respetiva fundamentação teórica com base em evidencia científica. Ao longo destes capítulos são apresentadas as contribuições e formações elaboradas para os serviços, nomeadamente uma revisão da literatura sobre os “Fatores influenciadores de conforto no contexto de emergência extra-hospitalar” realizada no primeiro contexto e a revisão de literatura sobre o “Delirium em UCI” realizada no âmbito do segundo contexto. O método utilizado para a elaboração do presente relatório foi através de pesquisa bibliográfica com o foco na melhor e mais atualizada evidência e a análise crítico-reflexiva com referência aos desafios enfrentados ao longo do processo de aprendizagem, considerando a evolução do processo de tomada de decisão e implementação de intervenções enquanto futura enfermeira especialista e mestre.
- Factors causing stress among nursing students in clinical practice: a scoping reviewPublication . Gomes, Jacinta Maria Pisco Alves; Sousa, Samuel Sampaio; Sá, LuísBackground: Nursing students report factors associated with high levels of stress in clinical practice, which are frequently experienced in this teaching-learning process. Objective: To map the scientific evidence available on factors causing stress among nursing students in clinical practice. Methodology: Scoping review based on the Joanna Briggs Institute methodology. The PCC (population, concept, and context) mnemonic was used. Two independent reviewers were involved in the process of selection, extraction, and analysis of articles. Results: Seventeen studies were included. The analysis revealed factors related to personal and professional aspects, to the clinical practice environment/structure and organization, as well as to support systems, namely the supervisory model used in this process. Conclusion: Stress-inducing factors influence the teaching-learning process of students in clinical practice. Therefore, teaching strategies should be designed to ensure the development of students’ skills during clinical practice.
- O impacto da síndrome vestibular periférica no funcionamento cognitivoPublication . Pinto, Carolina Sofia Oliveira Ferreira; Caldas, Alexandre Lemos de CastroNas últimas décadas têm surgido cada vez mais investigações compreensivas da relação entre o sistema vestibular e o funcionamento cognitivo. Contudo, a maioria dos estudos emprega o foco nas capacidades visuoespaciais e atencionais marginalizando outras dimensões da cognição humana. Dada a existência de lacunas e a escassez de estudos neuropsicológicos portugueses na temática, proponho-me a focar o presente projeto no impacto da síndrome vestibular periférica (SVP) no funcionamento cognitivo em uma amostra da população portuguesa. Este estudo conta com uma amostra objetiva que inclui 32 participantes inseridos numa faixa etária entre os 21 e os 60 anos de idade divididos entre dois grupos (clínico e controlo). Foi aplicado um protocolo neuropsicológico constituido por um questionário clínico sociodemográfico e seis provas cognitivas, nomeadamente, o teste D2 para avaliação da atenção, o TMT para o funcionamento executivo e os subtestes Cubos, Memória de dígitos, Código e Pesquisa de símbolos da WAIS-III, para a praxia construtiva bidimensional, memória de trabalho e velocidade de processamento, respetivamente. Todos os dados foram inseridos no software SPSS para análise, tendo sido aplicado um teste t-Student para amostras independentes. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo clínico e o grupo de controlo nos testes D2 (t(30)=-1,719; p=0,048), Cubos (t(30)=-1,863; p=0,036) e Código (t(30)=-2,316; p=0,014). Contudo não foram observadas diferenças significativas entre os grupos nos resultados dos testes TMT (t(30)=-0,677; p=0,252), Memória de dígitos (t(30)=-0,364; p=0,359) e Pesquisa de símbolos (t(30)=-0,796; p=0,216). Foram documentadas alterações significativas na atenção, praxia construtiva bidimensional e na velocidade de processamento mais dependente de capacidades psicomotoras, práxicas e da memória de trabalho em sujeitos com SVP. Apesar das limitações encontradas, este estudo contribui para a compreensão das perturbações vestibulares e da cognição e destaca a necessidade de investigações futuras para que estas interações sejam mais profundamente estudadas.
- Insights on the hydrogel-forming ability of exopolysaccharide (EPS) from porphyridium cruentum for skin wound healing applicationsPublication . Duarte, Marta M.; Suprinovych, Artem; Veiga, Anabela; Silva, Inês V.; Oliveira, Ana L.Marine algae and their metabolites have been widely recognized for their bioactive properties with applications in various industries, such as nutraceutical, cosmetical, and pharmaceutical. In this work the extracted sulfated exopolysaccharides (EPS) from Porphyridium cruentum were analyzed for their hydrogel-forming ability and potential to be used as a new platform for healing and regeneration of chronic wounds, due to their bioactive potential. The rheological behavior of aqueous solutions of EPS formulations (0.5, 1.5, 2,5%) in 0.1 M NaOH in the presence of divalent and trivalent metal ions (M2+ and M3+) was measured and compared to a more well-characterized polymer, alginate. Ionic cross-linked nature and polymer concentration was significant for the formation of gels, with higher concentrations (1.5 and 2.5%) having a broader range of success. After hydrogel formation, the overall rheological response remained similar with varying Ionic cross-linker concentration. However, overall EPS formulations led to less stiff and stable hydrogels than alginate formulations, revealing that there are further optimizations needed for gelling conditions and formulations.
- As necessidades da família no processo de doação de órgãos e tecidos: scoping reviewPublication . Silva, Ana Rita; Nunes, Nisia; Veludo, Filipa; Miguel, Susana