Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- The role of unsaturated fatty acid-rich dairy products in adipocyte metabolismPublication . Machado, Manuela; Costa, Eduardo M.; Silva, Sara; Gomes, Ana Maria; Pintado, ManuelaThis study investigated the fatty acid profile, permeability, and metabolic effects of a functional yogurt enriched with pomegranate oil, focusing on its impact on lipid metabolism and inflammatory responses. The yogurt’s fatty acid composition was primarily composed of long-chain polyunsaturated fatty acids (54.37%), followed by saturated (29.34%) and monounsaturated fatty acids (16.36%). During in vitro digestion, a shift in fatty acid profile was observed, with a decrease in polyunsaturated and saturated fatty acids and a slight increase in monounsaturated fatty acids due to hydrolysis. This study further analyzed fatty acid permeability across Caco-2/HT29-MTX monolayers and 3T3-L1 cell uptake, revealing higher permeability for saturated fatty acids than unsaturated ones. In 3T3-L1 cells, permeated fatty acids induced higher lipolysis and increased adiponectin secretion without affecting leptin levels. Cytokine analysis indicated a decrease in pro-inflammatory markers, such as MCP-1, and a significant increase in anti-inflammatory cytokines like IL-10, suggesting potential benefits in reducing obesity-related inflammation. These results underscore the role of functional yogurts enriched with polyunsaturated fatty acids as promising agents for modulating lipid metabolism and inflammatory responses.
- A organização do estudo do violino como estratégia de controlo da ansiedade na performancePublication . Rocha, Tiago Ferreira; Silva, EliseuO relatório aqui presente foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, na UCP – Porto e divide-se em duas partes. Nesta primeira é desenvolvido o relatório referente ao estágio de prática profissional, no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no ano letivo 2022/2023, na classe de violino do professor Edmundo Pires. Durante esse período letivo, o professor estagiário pôde assistiu e deu aulas de Violino (M24) e de Classe de Conjunto (M32), neste último contou também com a colaboração do professor Valer Palma. No seu estágio também preparou ensaios com piano, assistiu e ajudou na preparação de audições e observou provas globais de final de ano. Além disso, participou em projetos extracurriculares, proposto e desenvolvidos por alunos. O seu principal objetivo foi trazer o maior proveito, seja motivacional seja técnico, aos alunos com quem colaborou, e daí surgiu o tema para a sua investigação, desenvolvida na segunda parte deste documento, que tem por temática: A organização do estudo do violino como estratégia de controlo da ansiedade na performance.
- Musicoterapia na gestão da dispneia em doentes com necessidades paliativas : scoping reviewPublication . Ribeiro, Carolina Vargas Reis; Afonso, Tânia dos SantosIntrodução: A dispneia é dos sintomas mais frequentes em cuidados paliativos. É um sintoma cuja especificidade se associa às suas características subjetivas. Por esta razão, a sua avaliação constitui-se como um desafio para profissionais de saúde e familiares. As estratégias não farmacológicas têm-se demonstrado eficazes enquanto complemento ou alternativa às medidas farmacológicas na gestão sintomática. A musicoterapia é uma terapia não farmacológica que visa a melhoria da qualidade de vida dos doentes em todas as dimensões. O objetivo deste projeto, foi identificar o efeito da musicoterapia na gestão da dispneia nos doentes com necessidades paliativas. Metodologia: Foi conduzida uma scoping review seguindo as orientações da Joanna Briggs Institute (JBI) e realizada uma pesquisa em diversas bases de dados eletrónicas: Pubmed, CINAHL, Scopus, MedicLatina e Web of Science. Foi realizada adicionalmente uma análise da bibliografia dos estudos incluídos. Foram incluídos artigos que documentassem o efeito da musicoterapia na dispneia em doentes adultos com necessidades paliativas. Resultados: Foram incluídos 13 artigos, que incluíram uma diversidade de metodologias: estudos qualitativos, quantitativos, mistos, revisões da literatura, numa variedade de contextos (ambulatório, consulta ou internamento). Os resultados encontrados sugerem uma tendência para a redução da dispneia após a intervenção de musicoterapia, embora em alguns deles não se tenham obtido resultados estatisticamente significativos. Conclusões: Os achados mostraram-se relevantes ao identificarem o benefício da utilização da musicoterapia na dispneia em doentes com necessidades paliativas, sem significância estatística. Por esta razão, há ainda caminho a percorrer até estas intervenções poderem ser aplicadas na prática clínica e fundamentadas pela evidência científica, sugerindo-se novos estudos nesta área. Ao ser uma intervenção sem prejuízo associado ao doente, sugere-se a ponderação da sua aplicação, de forma apropriada, na gestão deste sintoma, tendo em conta a possibilidade do seu benefício.
- Intervenção de mindfulness (atenção plena) na regulação emocional em pessoas mais velhas com artrite reumatoidePublication . Leite, Clarissa Folly Pereira; Canaipa, Rita Isabel MangericoCom o envelhecimento populacional acelerado, de acordo com estimativa de que em 2050 haverá um crescimento desta população em 22%, o que corresponde ao aumento de 1,25 bilhões de pessoas mais velhas, segundo a ONU (Envelhecimento Populacional, ONU, 2013). Surge a relevância em investir em intervenções para prevenir e melhorar a saúde de forma global. A presente pesquisa piloto, realizada no Brasil, propõe aplicação, desenvolvimento e avaliação da intervenção de Mindfulness (Atenção Plena) na regulação emocional em pessoas mais velhas com artrite reumatoide, as quais tendem a apresentar sintomatologias de dor física com comorbidades como estresse, ansiedade e depressão. O objetivo principal é melhorar essas condições e ampliar a consciência: atenção e percepção à respiração em ritmo e fluxo pessoais associados aos pensamentos, emoções e sensações, sem tentar julgá-los e manter-se no momento presente. A proposta do desenho é mista, com predominância em análise qualitativa, fundamentada pela Teoria Mindfulness aplicada à área clínica, desenvolvida por Kabat-Zinn (1990) em conjunto com Teoria de Regulação Emocional de Gross (1990), aplicada à um grupo de três participantes, com idades entre 55 e 85 anos (M=71.33; DP=7.09). De acordo com avaliação de dados quantitativos (ao comparar resultados no pré e pós teste): Questionário de Regulação Emocional de Gross, Questionário Sociodemográfico, Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, avaliação qualitativa dos depoimentos dos participantes ao final de cada sessão e do Questionário de Avaliação Final, os resultados sugeriram que houve melhoria nos níveis de pensamentos mais positivos, conscientização em estados mentais e emocionais e estresse. Os pontos fortes da intervenção (autonomia, autocuidado, autoamor) destacaram-se como temas com potenciais a desenvolverem-se e os pontos a melhorarem foram identificados como quantidade e aprofundamento nas sessões.
- Amputação abomino-perineal: uso de terapia de pressão negativa na ferida perinealPublication . Miranda, Liliana; Carvalho, Ângela; Costa, Sandra; Martins, Mónica; Amado, João; Alves, PauloA Amputação Abdomino-Perineal (AAP) é a técnica mais eficaz no tratamento da neoplasia do reto baixo e do tumor do canal anal. Sendo uma cirurgia de grande excisão tecidular, associada a grande parte das vezes a radioterapia (RT) prévia à cirurgia, compromete a cicatrização da ferida perineal, que se traduz numa elevada taxa de complicações no pós-operatório imediato (entre 14% a 60%), nomeadamente infeção da ferida operatória e consequente deiscência. A Terapia de Pressão Negativa (TPN) tem surgido como uma opção no tratamento de complicações da ferida cirúrgica, bem como na prevenção das mesmas.