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IGOS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals

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  • Boom no investimento em estufas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1990-95: o perfil do "novo" empresário agrícola
    Publication . Gerry, Chris; Caldas, José Vaz; Koehnen, Timothy
    Este trabalho apresenta os resultados preliminares dum projecto de investigação em curso, sobre o boom no investimento em agricultura de estufas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, durante o período de 1990-95. Na primeira fase deste projecto, a cujos resultados este artigo se refere, realizamos uma análise detalhada de 100 planos de melhoria submetidos à delegação regional do Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), em Vila Real, no âmbito dos regulamentos comunitários nª 797/85 e 2328/91, com vista ao financiamento de projectos, exclusiva ou parcialmente, orientados à agricultura em estufas. O objectivo principal deste trabalho é o de definir o perfil do agricultor-tipo investidor em agricultura de estufas. As conclusões a que chegámos nesta fase inicial sugerem que o sucesso ou insucesso de tais investimentos não podem ser unicamente explicados por razões internas à própria exploração. Na análise da evolução do tecido empresarial rural, o papel, às vezes determinante, desempenhado pela fileira na qual a empresa vem a integrar-se, deveria receber a devida atenção. A influência, quer positiva, quer negativa, de actores económicos e institucionais-chave no processo de investimento, tais como o IFADAP, os construtores de estufas, os fornecedores de inputs agrícolas, os retalhistas/grossistas que escoam a produção realizada, e os projectistas, deve ser também cuidadosamente analisada, de forma a que iniciativas futuras de apoio a este tipo de investimento possam ter o máximo sucesso.
  • As exposições como "festas da civilização": Portugal nas exposições internacionais (sécs. XIX-XX)
    Publication . Mendes, José Amado
    Neste artigo estudam-se as exposições internacionais/universais, como fenómeno de sucesso, ao longo de cerca de século e meio (1851-1998). Acontecimentos sociais por excelência, mobilizando grandes massas populacionais por todo o mundo, pelas referidas exposições têm passado alguns dos fenómenos mais marcantes da história contemporânea, de entre os quais se destacam os seguintes: relações comerciais e competitividade; nacionalismos e ideologias; inovação, publicidade e "marketing"; ciência e tecnologia; poder e espectáculo; urbanização e recuperação de zonas urbanas. Portugal, embora limitado por alguns condicionalismos, participou no mencionado processo, inclusive como organizador de dois daqueles certames: do Porto, em 1865 e de Lisboa, em 1998 (EXP0'98).
  • Determinantes dos sistemas de planeamento e controle da produção
    Publication . Silva, J. M. Vilas-Boas da; Kay, J. M.
    O estudo dos Sistemas de Planeamento e Controle da Produção (SPCP) tem revelado sérias preocupações com as elevadas percentagens de falha em funcionamento destes procedimentos. As práticas correntes, baseadas em abordagens operacionais, têm ignorado os objectivos estratégicos, têm-se mostrado incapazes de suportar as competências- base do negócio, têm ignorado a avaliação do desempenho das soluções implementadas e são incapazes de prever a adequabilidade de potenciais soluções de SPCP. Este artigo tem como propósito desenvolver um contexto estratégico para o posicionamento dos SPCP que possibilite uma abordagem contingencial, holística, isenta e fiável. Consequentemente, será delineada uma perspectiva mais rica do problema que saliente as necessidades de consistência no processo de tomada de decisão e o cruzamento do saber proveniente de teorias rivais, relativamente às relações entre os SPCP e a estratégia do negócio, a estratégia para os sistemas de informação, a estratégia de operações e a concepção da estrutura organizacional. A abrangência desta perspectiva proporcionou uma base mais forte para se desenvolver um contexto analítico para o posicionamento dos SPCP que suportou o enunciado de proposições relativas às políticas para a concepção ou selecção e implementação dos SPCP.
  • The contribution of reward systems in the work context: a systematic review of the literature and directions for future research
    Publication . Figueiredo, Elisabeth; Margaça, Clara; García, José Carlos Sánchez; Ribeiro, Célia
    Currently, companies face several challenges and are increasingly concerned about human capital, particularly after the pandemic period. Reward systems emerge as a powerful resource to influence workers’ behavior. This study systematically reviews 61 articles on reward systems in an organizational context, and the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA) protocol and three databases were used. By limiting the year range, it was possible to confirm that there was an increase in scientific production in the post-pandemic. This research provides a significant contribution to academia and to organizations by offering deeper insights into how reward systems shape the management of intellectual capital, facilitate knowledge sharing within organizations, and foster innovation. The results also offer organizations differentiated strategies, helping them, in the current business environment, to manage their best talents more efficiently, increasing competitiveness.
  • Adoção da norma ISO 9001:2015: um estudo tri-setorial em Portugal
    Publication . Lopes, Nuno; Passos, Clotilde; Pereira, Paulo
    O objetivo deste estudo é recolher informações sobre os obstáculos, benefícios, principais práticas e lições aprendidas com a adoção e revisão do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, pelas indústrias do setor da metalomecânica, transformação de madeiras, construção civil e obras públicas sediadas em Portugal. Para o efeito adotou-se uma metodologia quantitativa, e foi utilizado o questionário de Fonseca et al., (2019). Foram contactadas 1105 empresas destes três setores de atividade tendo sido obtidas 114 respostas. Concluiu-se, comparativamente a estudos anteriores multissetoriais, que o recurso a formação e consultores externos para a implementação da ISO 9001:2015, facilitam o processo de implementação e certificação da norma nos três setores. Concluiu-se ainda que os recursos humanos devem merecer especial atenção pois revela-se que o planeamento das mudanças e resistência às mesmas surge como a principal dificuldade sentida pelas empresas em estudo, com a implementação das ferramentas da qualidade, seguida da determinação dos riscos e oportunidades que trazem as maiores dificuldades, porém também dos maiores benefícios, relativamente ao processo de certificação. Também aqui se reafirmam a adoção do pensamento baseado no risco e identificação das partes interessadas relevantes como as abordagens que as organizações consideraram mais benéficas. Sugerem-se investigações futuras sobre os critérios e requisitos de TIC que os sistemas informáticos de apoio à qualidade deveriam ter para dar suporte à documentação e processo dos sistemas de gestão da qualidade.
  • Municípios inteligentes e atividade empreendedora: o contexto português
    Publication . Veiga, Pedro Mota
    A cidade inteligente é uma oportunidade para desencadear inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento urbano. Esta pesquisa contribui para a discussão sobre o desenvolvimento de ecossistema empreendedores associados a cidades inteligentes. Este estudo tem como objetivo principal determinar quais os atributos inteligentes (Smart Governance, Smart Environment, Smart Living e Smart People) que são particularmente relevantes para a atividade empreendedora de um município inteligente e como objetivo secundário criar rankings para os municípios para esses atributos. Para responder aos objetivos do estudo é utilizada uma metodologia quantitativa baseada em diversos indicadores para os 278 municípios, indicadores que têm sido definidos na literatura sobre as cidades inteligentes. Os dados obtidos para as variáveis foram compilados pelo INE e pelo PORDATA e são referentes ao ano 2020. Os métodos estatísticos multivariados utilizados baseados em modelos de equações estruturais. Os resultados revelam que os fatores Smart People, Smart Living e Smart Environment tem um impacto significativo na Atividade Empreendedora e que as Smart People é a dimensão que tem maior impacto na atividade empreendedora, sucedida pela Smart Living e pelo Smart Environment.
  • E-health: as TIC como mecanismo de evolução em saúde
    Publication . André, Sara; Ribeiro, Paulo
    As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) desempenham um papel essencial nos mecanismos de inovação e progresso empresarial. Também o setor da saúde, com vista à melhoria da sua própria gestão tem, nas últimas décadas, assistido à sua imersão tecnológica. Assim, o presente artigo pretende apresentar um ponto de situação atual e aprofundar conhecimentos acerca da aplicabilidade e evolução das TIC no setor da saúde pela definição do conceito de e-health e sua abrangência, bem como identificar eventuais barreiras e estratégias de evolução. A produção deste artigo resulta de uma revisão integrativa da bibliografia existente inerente ao tema das TIC em saúde e e-health,, sua implementação e perspetivas de futuro ao nível do contexto mundial e seu paralelismo português. Para a recolha dos dados utilizaram-se como principais bases de dados “B-ON”, “PROQUEST” e “ACADEMIA”, bem como sites oficiais de organizações, como é o caso da Organização Mundial de Saúde. Constata-se que e-health é um tema presente e central nas agendas mundiais contudo, são ainda muitas as barreiras significativas à sua eficácia, as quais requerem esforços adicionais por parte de organizações como a OMS, entre outras. Também no caso português é essencial um empenho constante e progressivo para a implementação de novas medidas que possibilitem um acesso mais equitativo a toda a população, refletindo-se na melhoria das suas condições de saúde e consequente redução dos custos em saúde. Assim, importa também investigar quanto às potenciais condicionantes para a mudança e mecanismos de transposição das mesmas.
  • A gestão estratégica dos recursos humanos: o caso da Sasal, S.A. - Faurecia
    Publication . Oliveira, António José; Melo, João; Ribeiro, Célia
    Uma realidade económica, em que as mudanças na envolvente são frequentes, implica que o tecido empresarial encare o sucesso de outra perspetiva. Perante um contexto de mudança acelerada, o que pode ser eficácia e sucesso empresarial, no curto prazo, pode transformar-se em insucesso, a médio ou longo prazo. As inovações tecnológicas, o contexto económico complexo, a incerteza em relação ao futuro, a competitividade internacional, as novas concepções socioculturais, entre outros, modificaram profundamente os compromissos da Gestão de Recursos Humanos. Perante uma sociedade em que se perspectivam grandes desafios, a qualidade da Gestão de Recursos Humanos poderá ser um fator chave, para o sucesso das organizações. O presente estudo tem como principais objetivos, dar a conhecer uma empresa que implementa práticas de Gestão de Recursos Humanos e mostrar como uma empresa do setor automóvel, “Sasal, S.A” - Faurecia define a sua estratégia e planeia a Gestão de Recursos Humanos. Foi usada uma abordagem qualitativa, com base numa entrevista semi-estruturada e na consulta de documentos sobre a Empresa. Com este estudo, podemos concluir que o Departamento de Recursos Humanos da “Sasal, S.A” – Faurecia é composto por três grandes áreas: recrutamento e onboarding, payroll e reporting e comunicação e training. Foi também possível verificar que a competência mais valorizada do ponto de vista pessoal da HR manager, é a inteligência emocional. Por último, as maiores dificuldades com que a empresa se depara são: localização dos colaboradores para trabalharem na empresa, qualificações dos operacionais e déficit no número de colaboradores.
  • A importância da gestão da qualidade e aplicação das suas ferramentas na logística com vista à satisfação dos clientes
    Publication . Lizardo, Celina; Ribeiro, Paulo
    O presente estudo realça uma série de reflexões críticas sobre a gestão da qualidade, as ferramentas da qualidade e a logística, com o objetivo de verificar se a integração entre estes três processos/recursos conduz à formação de produtos com qualidade, de forma a satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. A metodologia utilizada permitiu conduzir um estudo de caráter exploratório e qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, orientada para identificar os aspetos centrais desta problemática. Neste âmbito, propomos um problema de investigação, em consonância com os objetivos, procurando resposta para os mesmos em livros, artigos, ou outras fontes bibliográficas (Garcia, 2016). Foi feita uma análise crítica de dez artigos relacionados com este estudo, dos quais nove cumpriram integralmente com os objetivos preconizados nesta investigação - demonstraram que a integração entre a gestão da qualidade, suas ferramentas e a logística conduz à formação de produtos com qualidade e a consequente satisfação das necessidades e desejos dos clientes -, porém, um dos artigos cumpriu apenas parcialmente com estes objetivos, pois, não demonstrou que a dita integração conduz à formação de produtos com mais qualidade. Os resultados realçam que a gestão da qualidade funciona como um sistema integrado, em que todos trabalham em prol do mesmo objetivo, ou seja, a satisfação do cliente, que vê a qualidade associada ao valor e à utilidade do bem. Igualmente, os resultados indicam que a utilização das ferramentas da gestão da qualidade conduzem a melhorias contínuas nos processos e produtos, o que facilita a logística, mas, a logística não pode ser vista de uma forma isolada, pois, faz parte da gestão integrada da qualidade. Este panorama demonstra que os objetivos estabelecidos neste estudo foram alcançados com êxito.
  • Inovação e outsourcing: o caso da Volkswagen do Brasil
    Publication . Oliveira, António José; Ribeiro, Paulo Castro
    Atualmente as tecnologias de informação sustentam operações empresariais, unem elos distantes de cadeias de fornecimento e ainda, empresas a clientes. Neste artigo analisamos as motivações que levam uma empresa a promover outsourcing de atividades, ligadas aos seus processos de engenharia, tendo como foco principal o desenvolvimento de novos produtos, sem descurar os riscos associados ao outsourcing. O Business Process Outsourcing é uma decisão estratégica, que apresenta resultados a médio/longo prazo. O trabalho empírico de suporte a este artigo intitula-se “Outsourcing nas atividades de desenvolvimento de novos produtos, o caso da Volkswagen do Brasil”, elaborado por Pereira, Scur & Mello. O estudo é qualitativo, pois foi realizado por amostragem, através de entrevistas presenciais, gravadas com autorização dos entrevistados. Este estudo contribui para o desenvolvimento da atividade empresarial. Identifica as razões pelas quais uma empresa do setor automóvel subcontrata “fornecedores” para realizar as suas atividades e desenvolver novos produtos. Conclui-se que a opção pelo outsourcing está relacionada com a falta de um determinado recurso ou capacidade para realizar a atividade. Foram apontados como riscos do outsourcing, a fuga de conhecimento, a perda de capacidade crítica e consequentemente, a dependência em relação ao fornecedor e ainda, a capacidade da empresa em adquirir novas tecnologias.