IGOS - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- 25 anos de Letras em ViseuPublication . Couto, Aires Pereira do
- Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovensPublication . Simões, Cristina; Ribeiro, Célia; Cabral, Inês; Pereira, Paulo AlmeidaA presente investigação apresenta os resultados de um estudo piloto que tem como objetivos efetuar a adaptação cultural da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens (EPR-CJ), bem como examinar a sua validade e fiabilidade. Esta escala possibilita avaliar a Qualidade de Vida (QV) das crianças e jovens com Dificuldade Intelectual (DI). Das diferentes amostras englobadas nesta investigação, salienta-se que a amostra final incluiu 54 crianças e jovens com DI e 54 profissionais de educação. O estudo iniciou com a aplicação das diretrizes internacionais relativas à adaptação cultural. Os resultados do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos itens, do acordo universal do IVC do instrumento, da média do IVC da escala e dos valores do Kappa de Cohen suportaram a validade de conteúdo, tendo as correlações de Pearson reforçado a validade de constructo da EPR-CJ. Os valores do teste-reteste, da consistência interna e do acordo entre observadores sustentaram a fiabilidade do instrumento. Os diferentes coeficientes psicométricos ilustraram que esta escala pode ser bastante útil para a avaliação da QV das crianças e jovens com DI, sendo a EPR-CJ crucial para desenhar os programas de intervenção destes alunos em contextos inclusivos de aprendizagem.
- O aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escolaPublication . Saraiva, Helena; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaAo longo dos tempos, a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde se incluem os alunos com cegueira, foi assumindo várias feições decorrentes de fatores de ordem social, política, económica, religiosa, científica, até que, chegados aos nossos dias, a escola tem como grandes linhas orientadoras os pressupostos da inclusão. Na sociedade contemporânea, esta deve ter como valor supremo a formação de cidadãos autónomos e independentes, contribuindo para a construção de uma coletividade mais justa. Tendo como base este quadro de referências, a escola e a família enfrentam novos desafios através da exigência de um trabalho interativo e colaborativo. Através de um estudo de tipo qualitativo, pretendemos conhecer a importância que os pais e/ou encarregados de educação e os professores de Educação Especial (EE) atribuem às Atividades de Vida Diária (AVD) no desenvolvimento do aluno com cegueira, sem outras problemáticas associadas, e se há colaboração entre a família e a escola na construção da sua independência pessoal. Embora, a população alvo deste estudo, sejam quatro crianças/jovens com cegueira, a população inquirida foram os pais e/ou encarregados de educação e os professores de EE. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. Das conclusões retiradas, muito genericamente, podemos referir que, embora seja atribuída grande importância pelos inquiridos às AVD, esta área é pouco trabalhada na escola e na família, especialmente na utilização de técnicas específicas, pelo que não se observa uma efetiva colaboração na sua implementação.
- Analítica da cidadania e o serviço social na atualidade: da teoria à práticaPublication . Menezes, ManuelEmbora cientes da importância de que se revestem as abordagens teóricas da cidadania, que colocam a ênfase no processo evolutivo de consolidação da cidadania que se inicia nos direitos civis e «termina» nos direitos sociais, no presente ensaio, pretendemos explanar as abordagens que, embora não descurando a perspetiva anterior, defendem a necessidade do debate sobre a cidadania transitar para um nível mais concreto, de modo a considerar as estratégias facilitadoras da concretização efetiva dos direitos, estratégias essas, essenciais para um Serviço Social que se deseja promotor da cidadania ativa. Although conscious of the importance revealed by the theoretical approaches to citizenship, that put the emphasis on the evolutionary process of consolidation of citizenship, i.e., a process that begins in the civil rights and «ends» in the social rights. In this paper, our main aim is to analyze the approaches that, although recognizing the importance of the previous perspective, sustain the need of the debate on the citizenship to transit for a more concrete level. That is, we want to take into consideration those strategies that can contribute to the effective materialization of rights, strategies those, essential for a social work that can lead to an active citizenship.
- Analysis of the factors that influence the success of relationship marketing in academic librariesPublication . Figueiredo, Elisabeth; Pereira, Paulo Almeida; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde Paulino; Antunes, JoaquimPurpose: This study aims to identify the main dimensions of relationship marketing that have the greatest impact on users’ satisfaction and loyalty in academic libraries. Design/methodology/approach: A quantitative study was conducted. Data were collected through a questionnaire survey, directed to the users of four libraries of Universidade Católica Portuguesa, which resulted a total of 292 valid responses. The necessary sample size for the completion of this study was calculated based on Daniel's calculator Soper. Statistical Package for Social Sciences (SPSS 27.0) software and structural equation methods were use to test the proposed model. Originality: This study contributes to the existing literature by examining the specific dimensions of relationship marketing that are most influential in the context of university libraries. While prior research has explored relationship marketing in various contexts, this study focuses on the unique environment of academic libraries, thereby providing novel insights into enhancing user satisfaction and fostering loyalty among library users. Findings: The results show that the relationship marketing dimensions that contribute the most to users’ satisfaction and loyalty are: "relational behaviour", "understanding needs" and "quality of services". Additionally, the study identifies the positive relationship between user satisfaction and loyalty, emphasizing the critical role of relationship marketing in fostering long-term user loyalty in the academic library setting. Theoretical/methodological contributions: Increase of scientific knowledge through the validation of a relationship marketing model, through which its implications for the management of university libraries are evidenced. Practical implications: Understanding the main dimensions of relationship marketing that impact user satisfaction and loyalty allows library managers to adapt their strategies and services to motivate and attract users to their spaces and to better meet their needs.
- Ansiedade em contexto escolarPublication . Ribeiro, Célia
- António de Cabedo: poeta novilatinoPublication . Couto, Aires Pereira do
- Aplicação de métodos estatísticos no desporto: análise do campeonato de futebol, em PortugalPublication . Pereira, Paulo AlmeidaMétodos estatísticos, como os modelos de regressão e a análise factorial de componentes principais são aplicados ao estudo dos resultados do campeonato nacional de futebol. São desenvolvidos dois modelos, utilizando, como variável dependente, os resultados dos jogos e como variáveis independentes, dados estatísticos disponíveis para o comportamento das equipas intervenientes. Após a eliminação de outliers e a validação dos pressupostos dos modelos de regressão, calculam-se as estimativas dos resultados dos jogos e respectivos intervalos de confiança, a 95%, que originam classificações previstas pelos modelos, que são comparadas com os valores observados.
- Apoio social em idosos institucionalizadosPublication . Marques, Fernanda; Correia, Filipa; Pires, Rosa; Pereira, Paulo AlmeidaNuma altura, em que a integração do idoso em respostas sociais formais é, muitas vezes, incontornável para se poder responder positivamente às suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, torna-se pertinente estudar o apoio social percebido pelos próprios idosos em contexto institucional. Após a elaboração do enquadramento, em termos teóricos, do envelhecimento e da institucionalização, bem como do significado de apoio social, sua operacionalidade e características, define-se o enquadramento metodológico, a partir da caracterização da população em estudo, método de selecção da amostra, até apresentar os objectivos e hipóteses a analisar e o instrumento de recolha de informação apropriado para atingir esses objectivos. A análise dos dados recolhidos permite determinar as diferenças entre a percepção dos idosos institucionalizados sobre as dimensões do apoio social, bem como a relação entre as variáveis sócio-demográficas, o tempo de institucionalização, a adaptação do idoso à instituição, a sua saúde e a religião, com o apoio social e as suas diferentes dimensões.
- Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Silva, Maria Deolinda Oliveira; Ribeiro, Célia; Carvalho, AnabelaNum momento em que questões como inclusão educativa, atitudes e práticas inclu‑ sivas têm tido evidência crescente, nomeadamente no ensino básico, é necessário atender à diversidade, como uma fonte enriquecedora do processo educativo, uma vez que a partir dela se pode idealizar a educação como uma via propícia para concretizar princípios de igualdade. Assim, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efetiva flexibilização e diferenciação de práticas inclusivas nas escolas. Neste contexto, a presente investigação assenta na problemática: quais as atitudes e práticas dos professores dos 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula? Através de uma metodologia de investigação quantitativa, com a aplicação de um questionário a 105 docentes dos 2.º e 3.º ciclos de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu, encontrámos dados que confirmam as atitudes e práticas dos professores favoráveis à inclusão de alunos com NEE. Constata‑se que são os professores do sexo masculino e os que têm uma formação complementar à de base, bem como aqueles que apresentam entre seis a dez anos de serviço e com o mesmo tempo de experiência com NEE os que regem, de forma mais frequente, as suas atitudes e práticas pelo conceito de educação inclusiva. Pode‑se concluir que as práticas existentes na escola se guiam por atitudes inclusivas havendo, contudo, ainda um caminho a percorrer para melhorar o que é proclamado para a educação inclusiva.