CEFH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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Recent Submissions
- Para uma pedagogia de um exercício saudável do poder em contexto eclesialPublication . Lopes, José Manuel MartinsThis article reflects on the exercise of power in spiritual contexts, drawing on Ignatian tradition and the current debate within the Catholic Church on abuses of power, authority, and conscience. It highlights how clericalism, the manipulation of vulnerability, and the misuse of obedience can generate abusive dynamics that undermine freedom, dignity, and trust. At the same time, it argues that fidelity to the Gospel and a renewed understanding of authority as service constitute the only path to regenerate both personal relationships and ecclesial institutions. Vulnerability, far from being mere weakness, can also be a place of encounter and care, requiring transparency, co-responsibility, and discernment to overcome a culture of abuse and to foster a culture of care.
- Educação e cultura de paz: memória, verdade e perdãoPublication . Estêvão, Carlos V.; Lopes, José Manuel Martins; Pinto, Ana Paula; Galvão, Artur Ilharco; Pinto, João Carlos Onofre; Lopes, Maria José Ferreira; Dias, Paulo C.; Batista, Ricardo BarrosoEste livro nasce da convicção de que a educação só cumpre verdadeiramente a sua missão quando se torna caminho de dignidade humana e de cultura de paz. No nosso tumultuoso contexto actual onde temos guerras, populismos, pós-verdade e novas formas de violência, estas páginas interrogam com lucidez e esperança o papel da escola, da universidade, das comunidades eclesiais e da sociedade civil na construção de uma paz justa e duradoura. A partir de três grandes eixos, memória, verdade e perdão, os autores abordam temas como a dignidade e os direitos humanos, as identidades e a interculturalidade, a reconciliação e a cura das memórias feridas, o exercício saudável do poder, a formação de professores para um estilo transformativo de educação para a paz, a crítica à “cancel culture”, o lugar da história da religião no ensino obrigatório, o combate à cultura do abuso e as formas de participação colectiva em sociedades democráticas. Do diálogo entre filosofia, teologia, pedagogia, história, ciências sociais e experiências concretas em diferentes países, emergem propostas exigentes e profundamente humanistas. Este volume dirigi-se à conclusão de que a aprendizagem pode ser factor de desenvolvimento, como a verdade pode sustentar a paz, como o perdão se torna força activa de justiça e reconciliação. Dirigido a educadores, investigadores, estudantes e a todos os que se preocupam com o futuro comum da Humanidade. Esta obra é uma sugestão para pensar, dialogar e agir para que a educação volte a ser, sem concessões, um acto nobre ao serviço da paz.
- IntroduçãoPublication . Lopes, José Manuel Martins
- Country report: PortugalPublication . Novais, Rui Alexandre
- Perceptions of journalistic rolesPublication . Hanitzsch, Thomas; Hamada, Basyouni; Novais, Rui Alexandre; Jóhannsdóttir, Valgerdur; Olivera, Dasniel; Orlova, Dariya; Prins, Tineke; Porath, William; Storch, Laura; Tenenboim-Weinblatt, Keren; Zhou, Bahoua
- Novas escolas, novos públicos: um olhar sociológico sobre a diversidade cultural no contexto educativo portuguêsPublication . Duque, EduardoCom base numa análise sociológica, o presente artigo analisa a crescente diversidade cultural nas escolas portuguesas como um reflexo das transformações sociais contemporâneas, como a globalização e novos padrões migratórios. O texto argumenta que a escola, enquanto campo de reprodução de relações sociais, enfrenta o desafio de repensar as suas estruturas, historicamente homogéneas, perante a pluralidade de identidades dos alunos. São abordadas as tensões entre o discurso da inclusão e as práticas que continuam a privilegiar determinados capitais culturais, gerando desigualdades. A análise foca-se ainda nas estratégias de adaptação e negociação identitária por parte dos alunos e nas metodologias desenvolvidas pelos professores para lidar com esta nova realidade. Sublinha-se, assim, a importância do “reconhecimento” substantivo das diferentes culturas, que exige uma reconfiguração dos currículos e das práticas pedagógicas para além de abordagens superficiais. O artigo aponta ainda as contradições do sistema educativo, que promove a competição e a padronização, em conflito com a necessidade de uma educação personalizada e intercultural. Em suma, o texto defende que a transformação da escola num espaço de cidadania intercultural e de justiça social requer uma ação intencional que valorize a diferença como um pilar de um projeto educativo emancipatório.
- Social policy expansion and fragmentation in recent decades in Portugal: a bumpy road towards the defamilisation of welfare provision in old agePublication . Ribeiro, Sandrina; Lopes, Alexandra; Duque, Eduardo; Faria, CarlaPortugal is one of the three countries with the highest old-age dependency ratio in the European Union. Given this scenario, there is a need to reflect on the role of the country's social protection policies in promoting healthy longevity. Information, drawn mainly from the Mutual Information System on Social Protection (MISSOC), was analysed and compared with the main European trends. Overall, although Europeanisation is pushing the country to introduce new and continuous efforts in its policies towards greater defamilisation, their implementation has proved to be inconsistent, which in itself limits the expected achievements and, consequently, the opportunities for promoting healthy ageing among Portuguese citizens.
- O impacto do diretor técnico de uma estrutura residencial para idosos na satisfação dos colaboradores e no cuidado dos cuidadosPublication . Rocha, Alexandra; Duque, EduardoO envelhecimento demográfico em Portugal tem gerado uma crescente procura por instituições que prestam cuidados especializados a pessoas idosas, como as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). Este estudo investiga a relação entre o papel do Diretor Técnico e a satisfação profissional dos colaboradores, bem como o impacto dessa satisfação na qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Com base numa abordagem quantitativa, foram aplicados inquéritos a 83 colaboradores de cinco ERPI da região de Braga. Os resultados demonstram que o estilo de liderança do Diretor Técnico tem uma influência significativa na satisfação dos colaboradores, especialmente em áreas relacionadas com a comunicação, suporte emocional e organização do trabalho. Além disso, foi verificado que colaboradores mais satisfeitos tendem a prestar cuidados de maior qualidade, refletindo-se numa melhor experiência para os utentes. Conclui-se que uma liderança eficaz por parte do Diretor Técnico pode ser determinante tanto para o bem-estar dos trabalhadores quanto para a qualidade dos cuidados oferecidos nas ERPI. Este estudo contribui para a literatura sobre a gestão de recursos humanos em contextos de cuidados a idosos e destaca a importância da liderança na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.
- Do culto da juventude à alegria de ser velhoPublication . Duque, Eduardo; Vázquez, José F. DuránA presente reflexão questiona as representações sociais associadas à condição de pessoa idosa na contemporaneidade. Se, em muitas tradições antigas, a velhice era celebrada como cúmulo da experiência e da sabedoria, hoje, num contexto dominado pelo progresso tecnológico, pelo culto da aparência jovem e pelas métricas de produtividade, o idoso tende a tornar‑se invisível ou até estigmatizado como “obsoleto”. Este texto convida o leitor a percorrer um itinerário histórico‑sociológico que vai da Antiguidade clássica ao pensamento contemporâneo, passando pela Modernidade e por diferentes culturas, para compreender como se construiu – e se pode resgatar – a dignidade da idade avançada. Propõe‑se, assim, reequacionar a ideia de envelhecer não como fonte de declínio, mas como oportunidade de crescimento intelectual, fortalecimento moral e renovação contínua, recuperando a dignidade e a alegria de viver em cada etapa da vida. Conclui‑se pela urgência de espaços intergeracionais que integrem a experiência dos mais velhos e a vitalidade dos jovens, promovendo coesão social e continuidade cultural.
- “Avaliação dos impactos associados à celebração da Capital Europeia da Juventude 2012 em Braga”: relatório intercalarPublication . Ribeiro, José António Cadima; Carballo-Cruz, Francisco; Remoaldo, Paula Cristina; Duque, Eduardo
