CEFH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEFH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 132
Results Per Page
Sort Options
- Os jovens e a religião na sociedade actual: comportamentos, crenças, atitudes e valores no Distrito de BragaPublication . Duque, EduardoAs sociedades ocidentais têm considerado, pelo menos nas últimas décadas, a juventude como um elemento motriz e dinamizador do processo de transformação social. É por isso vista, pela sociedade, como a impulsionadora da História, agente de reforma, de motivação, de esperança e, até mesmo, em alguns casos, como “sujeito revolucionário”. O certo é que os jovens, nos anos sessenta e setenta, determinaram uma importante função no desenvolvimento da modernização das estruturas sociais e, rompendo com as estruturas normativas dominantes em busca de outros espaços e canais alternativos, assumiram novos valores, novas condutas, marcando novos rumos e abrindo novas perspetivas. A geração jovem surge, nesta época, como mentora de importantes convulsões sociais. Exemplo disso é, já na década cinquenta, a chamada geração Beat, formada com jovens intelectuais que contestavam a falta de pensamento crítico e o exagerado consumismo; na década de sessenta e posteriormente a ela, surgem vários movimentos, estilos e comportamentos que modificaram inexoravelmente o modo de vida, destaca-se o Movimento pelos Direitos Civis; a proliferação de vários géneros musicais, como o iniciado com Elvis Presley; os inumeráveis protestos de rua, como o movimento estudantil de Maio de 68 ou a Primavera de Praga; enfim, em definitivo, a juventude surge, pela primeira vez, como um sujeito histórico com definições identitárias claras e não reduzida, como muitas vezes o foi, a um agregado populacional. Por esta função fortemente revigoradora e transformante da identidade social, a juventude constituiu-se como um objeto de estudo, nomeadamente para a sociologia empírica. Daí a proliferação de vários estudos sociológicos que têm a juventude como objeto de investigação, os quais nos proporcionam um conhecimento mais aprofundado das metamorfoses e das novas estruturas de sentido que se vêm desvelando na faixa etária juvenil e que nós, no decorrer deste trabalho, nos propomos analisar, mormente, os comportamentos, as crenças, as atitudes e os valores dos jovens na contemporaneidade.
- Medindo a convergência e a divergência lexical entre o português europeu e o português brasileiroPublication . Silva, Augusto Soares da
- Gramática cognitiva: estruturação conceptual, arquitectura e aplicaçõesPublication . Silva, Augusto Soares da; Batoréo, Hanna Jakubowicz
- Kant e a ideia de Europa: uma interpretação do opúsculo para a paz perpétuaPublication . Morujão, Carlos Aurélio Ventura
- Hegel, a Europa e a revolução (1794-1802)Publication . Morujão, Carlos
- The philosophy of nature of German idealismPublication . Morujão, Carlos
- A Europa depois da Revolução FrancesaPublication . Morujão, Carlos
- Mário de Carvalho e a reflexão metaficcional sobre o futuro do romancePublication . Martins, José Cândido de Oliveira
- A metafísica da experiência em Leonardo Coimbra: Estudo sobre a dialéctica criacionista da razão mistéricaPublication . Dimas, SamuelA presente obra corresponde ao texto das primeiras três partes da tese de doutoramento em Filosofia Portuguesa apresentada à Universidade Católica Portuguesa.Procura evidenciar a metafísica da Experiência de Leonardo Coimbra como forma filosófica de configurar o movimento saudoso da acção criadora, em que o regresso à Origem não significa a abstracta diluição dos seres no Absolutus (monismo panteísta), mas constitui a realidade concreta e social da relação fraterna das criaturas com o Criador (pluralismo teísta).Através da correlação entre a razão e a experiência, no progresso dialéctico da memória consciente, que tem na Razão mistérica o seu corolário, apresentaremos a solução criacionista para a ancestral questão metafísica acerca da relação entre a Unidade essencial da Origem e a pluralidade existencial das criaturas. A Razão mistérica introduz-nos na visão ginástica do Mistério da Origem, que afirma os seres na dependência do Ser infinito e assegura a Presença da eternidade da Graça no tempo da condição existencial, cujo Fim é a vitória sobre o mal e sobre a morte, na dinâmica incomensurável da redenção integral. Tudo será consumado na Vida gloriosa do Paraíso Celestial
- Percepciones de los maestros de la ensañaza sobre la inclusión: datos preliminaresPublication . Dias, Paulo; Leal, Ana Rita; Diáz, JuliánAntecedentes: En la promoción de una Escuela Inclusiva, los maestros tienen un papel central en la gestión de los procesos y los recursos para satisfacer las necesidades específicas de los alumnos. Este cambio de paradigma se realizó en poco tiempo y sin seguimiento en materia de formación e investigación. Método: Esta investigación intenta comprender las percepciones de los maestros sobre la inclusión y los factores que parecen estar asociados con estas, usando el cuestionario My Thinking About Inclusion (Stoiber, Gettinger & Goetz, 1998), con 118 maestros. Resultados: Los resultados permiten concluir que no existen diferencias por género o nivel de educación, al igual que no existe una relación con la edad, calificaciones académicas o tiempo de servicio. Las correlaciones se encuentran sólo entre la formación continua en el ámbito de la educación especial y la percepción general sobre la inclusión y prácticas en el aula. Conclusiones: Los resultados sugieren importantes retos para la inclusión y necesidades de formación en el sentido de promover la colaboración, la gestión del tiempo y el involucramiento parental