FEP - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- À conversa sobre saúde mental, pobreza e exclusão socialPublication . Palha, Filipa
- Abordagens à aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superiorPublication . Trigo, Luísa Ribeiro; Coelho, Ana; Moreira, Ana; Santos, Filipa; Silva, Joana; Costa, Patrícia; Gomes, Rosa; Simões, Sílvia; Meireles, Susana; Rosário, Pedro
- Abordagens à aprendizagem na universidade: um estudo com modelos de equações estruturaisPublication . Trigo, Luísa Ribeiro; Rosário, Pedro; Guimarães, Carina; Jesus, Ana Rita de; Nunez, José Carlos; Cerezo, Rebeca
- Abordagens multinível em educação: da reflexão à açãoPublication . Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena
- Abrir “Espaços” à Saúde Mental nas EscolasPublication . Campos, Luísa; Palha, Filipa; Dias, Pedro; Veiga, Elisa; Duarte, Ana
- Actividade cardíaca e comportamentos perturbados de vinculação na situação estranha: Estudo com crianças institucionalizadasPublication . Dias, Pedro; Soares, Isabel; Martins, Carla; Baptista, Joana; Campos, Joana; Henriques, Margarida; Cunha, João Paulo
- Actor juvenil e novos usos de drogas: da transgressão à normalizaçãoPublication . Carvalho, M. Carmo
- Ageing in place e intervenção psicológica no domicílioPublication . Fonseca, António M.Pretende-se com esta comunicação caracterizar e valorizar o que é habitualmente designado por ageing in place (“envelhecer em casa e na comunidade”, em tradução livre), designadamente, no que respeita à promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respetivas comunidades. Após uma contextualização teórica do conceito de ageing in place, procederemos à apresentação de um estudo realizado em 2017-2018 no âmbito do qual se efetuou um levantamento de experiências inovadoras através da recolha e sistematização de 80 boas práticas atualmente implementadas em Portugal neste domínio. Daremos particular ênfase a um conjunto de boas práticas de intervenção psicológica no domicílio efetuadas por psicólogos em diferentes pontos do país. Ao apresentar e enquadrar teoricamente estas boas práticas estamos simultaneamente a reforçá-las e a sinalizar o papel que a psicologia poderá ter no cumprimento do objetivo defendido pela Organização Mundial de Saúde quando se refere ao ageing in place como ter apoio necessário para viver com segurança e de forma independente, em casa e na comunidade, à medida que se envelhece.
- Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimentoPublication . Soares, Filomena Fernandes; Machado, JoaquimA partir de finais do século XX, a gestão das escolas do 1.ºciclo do ensino básico passou a ser enquadrada por um regime comum ao dos estabelecimentos dos níveis de ensino pós-primário, a quem a administração central já reconhecia alguma autonomia em diversos domínios. Inserido num agrupamento de escolas, cada estabelecimento dos primeiros níveis de educação e ensino tem à sua frente um coordenador, designado pelo diretor da unidade organizativa para, em articulação com ele, coordenar as atividades educativas, bem como cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas, transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos e promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas. O nosso estudo visa compreender a ação do coordenador de estabelecimento, identificando as motivações para aceitação do cargo, distinguindo tarefas no exercício da função e reconhecendo eventuais conflitos que emergem no plano da ação organizacional. Este estudo é de natureza qualitativa e recorre à entrevista semiestruturada a diretores e coordenadores de estabelecimento de três agrupamentos de escolas de um concelho do distrito do Porto. Os dados entretanto recolhidos são ainda provisórios, mas apontam para o desempenho de duas funções essenciais: o de veículo de comunicação entre a escola e a direção do agrupamento, mas também entre a escola e os pais e/ou os servições autárquicos; e o de gestor de atividades específicas de estabelecimento que extravasam as fronteiras da aula de cada professor. Estes dados dão conta de um complexo campo de ação, onde se intersetam a autonomia de vários atores e distintas lógicas de ação e onde emergem conflitos de natureza diversa.