FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Subject "(In)sucesso escolar"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Conceções de aprendizagem de adolescentes em acolhimento institucionalPublication . Carvalho, Maria Joana Vila Verde de; Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira RibeiroEste estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3º ciclo em situação de acolhimento institucional. Pela revisão bibliográfica efetuada verificou-se que as conceções de aprendizagem afetam as abordagens à aprendizagem e, consequentemente, exercem influência na motivação e no rendimento académico. Para além disso, também os dados facultados pelo Relatório Anual de Caracterização da Situação de Acolhimento, anualmente publicado pela Segurança Social, nos permitem perceber que esta população se encontra frequentemente numa situação de insucesso escolar. Assim, de forma a analisar quais as conceções dos alunos em acolhimento institucional procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas, onde, numa primeira parte procuramos encontrar as respostas às diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002), enquanto a segunda parte se debruçou, essencialmente, sobre as projeções destes adolescentes relativamente ao futuro. A análise deste conteúdo permitiu-nos perceber que conceções possuem estes adolescentes em acolhimento institucional. As entrevistas foram realizadas junto de 55 jovens em acolhimento institucional. Dos 55 adolescentes, 5 estavam acolhidos em Centros de Acolhimento Temporário e 50 em Lares de Infância e Juventude. As oito instituições onde foram realizadas as entrevistas situavam-se nos distritos de Braga e Porto. Foram ainda recolhidas as avaliações relativas ao 1º período escolar destes jovens. Estes dados foram analisados e verificou-se que estes alunos encontram-se em situação de insucesso escolar. Os resultados da análise de dados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor. Tal conceção surge identificada pela primeira vez e está muito presente dos dados recolhidos. Os dados reforçam ainda a pertinência do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento institucional.
- Mudar trajetórias de vida : escola de segunda oportunidade : o caso da Escola de MatosinhosPublication . Brito, Isabel Maria Lagarto de; Palmeirão, CristinaO estudo que suporta o presente trabalho consiste, essencialmente, numa análise e consequente reflexão sobre o programa e as metodologias utilizadas na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. O programa de intervenção da escola e as suas metodologias diferenciadas, pretende ser uma oferta de certificação e de orientação formativa para um grupo de alunos com problemas de insucesso escolar e integração social, que não encontra resposta substantiva no sistema de ensino regular, o que, sem alternativas, os coloca em risco de exclusão social. Um programa que pretende, oferecer essas alternativas, dando cumprimento a uma formação que lhes permita a certificação básica e a sua inclusão na vida profissional e cívica. Sendo este um trabalho exploratório que procura compreender se esse projeto constitui uma efetiva resposta educativa de remediação ao abandono escolar e uma mais-valia para o acesso ao mercado de trabalho, estruturou-se numa atitude de reflexão investigativa. É um trabalho, suportado numa atitude de reflexão investigativa e que a partir de um estudo de caso, analisa as práticas pedagógicas alternativas que procuram caminhos (metodologias) diferentes, a sua consecução e de que forma mudam a trajetória de vida expectável para alunos sem formação escolar. Porque a montante deste projeto estão os princípios éticos e educacionais da escola inclusiva, este trabalho irá centrar a sua reflexão nos temas e problemas de uma escola para todos. Partindo de literatura que suporta esta reflexão, de dados recolhidos e da experiência pedagógica vivenciada pela autora na escola referenciada, esta investigação procura aferir se este projeto de intervenção é uma resposta consistente ao problema do insucesso escolar, oferecendo programas de ação de reinserção social e de integração para jovens fora das ofertas educativas disponíveis pela rede de escolas públicas.
- Nos meandros do (in)sucesso escolar : perceções de alunos, pais e professores : um estudo de caso num agrupamento TEIPPublication . Miranda, Maria Manuela Moreira Mendes; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaA procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada por professores, por investigadores e pelos órgãos de gestão das escolas. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in) sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que nos leva a compreender de que não há uma forma única e ideal de ensinar e de aprender. O Insucesso Escolar continua a ser um problema que afeta muitos dos nossos alunos e preocupa a nossa sociedade. Tal como afirma Mendonça (2009) “a partir da implementação da escolaridade obrigatória, o insucesso escolar tem vindo a assumir-se como um fenómeno preocupante (…)” ( p.7). Na tentativa de o combater, várias reformas e programas têm sido implementados pelos sucessivos governos, a maioria dos quais não têm surtido o efeito desejado. De entre esses programas destacamos o programaTEIP2. Verifica-se que, apesar dos recursos proporcionados às escolas com o objetivo de prevenir o insucesso e evitar o abandono escolar precoce, das estratégias de intervenção e das atividades e responsabilidades dos diversos atores, os resultados alcançados estão longe das metas idealizadas.
- A supervisão, a aprendizagem diferenciada e a motivaçãoPublication . Coelho, Lúcia Maria Araújo Rodrigues; Palmeirão, CristinaO presente estudo procura analisar o papel da supervisão no desenvolvimento, articulação e consolidação do Projeto Fénix. Estratégia elaborada para combater o insucesso e abandono escolares, o Projeto Fénix alicerçou a sua práxis num conjunto de atitudes inovadoras que vão desde uma nova conceção das estruturas organizacionais, até à prática de uma efetiva política educativa de inclusão, onde a diferença se apresenta como base da igualdade, numa preservação da identidade de cada 'Eu', face a cada 'Outro'. Neste sentido e tendo como critério pedagógico essencial o ritmo e as significâncias subsunçoras da aprendizagem de cada aluno, pratica-se a pedagogia diferenciada, executa-se uma avaliação individualizada, elaboram-se materiais específicos, adaptam-se os programas, flexibiliza-se o currículo. Tudo isto devida e sistemicamente monitorizado por uma supervisão flexível, dialogante, propiciadora de uma formação pessoal e profissional, já que alicerçada numa articulação promotora de uma efetiva cooperação e partilha, de uma permanente reflexão na e sobre a ação, enfim, de uma supervisão reconceptualizada. Começando por fundamentar teoricamente os conceitos operacionais do estudo, nomeadamente os de insucesso escolar, cultura e clima de escola, o estudo envereda, na segunda parte, por uma metodologia de cariz qualitativo onde, através de uma entrevista semiestruturada, se analisam as opiniões de um conjunto de supervisores envolvidos no Projeto, a nível nacional. Como se depreende da análise dos resultados, o entendimento dos entrevistados é de que a supervisão desenvolvida é fundamental para os resultados do Fénix, serve de elo de ligação entre os diversos atores intervenientes no Projeto e contribui para a emergência de uma nova vertente na cultura de escola, a do 'prático reflexivo', sendo igualmente fator decisivo na consecução dos objetivos primordiais do Fénix, a progressiva irradicação do insucesso e abandono escolares, num clima cada vez mais propiciador do bem-estar pessoal e coletivo da comunidade educativa em geral e dos participantes diretos no projeto, em particular.