FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- A escola a tempo inteiro na perspectiva das criançasPublication . Antunes, Maria Cristina Antas de Barros Dias Baptista; Ferreira, Fernando IlídioComo medida política, o Programa Escola a Tempo Inteiro foi implementado para responder às necessidades das famílias e melhorar os resultados escolares dos alunos. Este programa, cuja concretização assenta em relações contratuais entre o Ministério da Educação, as escolas/agrupamentos de escolas, as autarquias e outras entidades da comunidade local, tem suscitado diferentes reflexões sobre os pressupostos e os objectivos do próprio programa e também sobre o modo como se concretiza nas escolas. Algumas destas reflexões têm-se revelado bastante críticas em relação à intensificação da jornada escolar da criança e ao consequente reforço do “ofício de aluno” em detrimento do “ofício de criança”. A investigação que se apresenta nesta Dissertação sobre a Escola a Tempo Inteiro (ETI) e as actividades associadas a este Programa – Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – consiste num “estudo de caso” e baseia-se em metodologias qualitativas. O estudo tem como principal objectivo conhecer as perspectivas das crianças que vivem no quotidiano escolar essa realidade. Tendo em conta que as crianças não são apenas destinatários mas sujeitos activos na vida escolar, a investigação desenvolve-se em torno das seguintes questões: Como estão organizadas as AEC na escola? Como vêem as crianças estes tempos na escola? O que dizem sobre a permanência no espaço escolar durante mais tempo? E sobre as actividades que realizam? Consideram que é “mais do mesmo” ou são actividades educativas diferentes, com componentes lúdicas?
- Culturas organizacionais e liderança nas escolas : a direcção por valores em estudo de casoPublication . Tumbula, Samuel Helena; Costa, Jorge AdelinoDesde o final do século XX que o modelo de Direcção Por Valores tem sido utilizado no domínio empresarial no sentido de criar uma nova ordem organizacional em termos de liderança, sobretudo no que diz respeito à relação dos líderes com os seus colaboradores. Trata-se de uma aposta clara em lideranças mais planas e menos tayloristas ou burocráticas, mais dialogantes e menos impositivas e mais centradas em valores partilhados pelos membros da organização do que em regras uniformizadas e asfixiantes. Este modelo de liderança constitui um desafio para as escolas do século XXI interessadas na autonomia e na gestão pelo compromisso e pela responsabilidade. A nossa investigação procurou analisar, através de um estudo de caso, de que forma uma determinada escola desenvolve a Direcção Por Valores. Para a realização do mesmo estudo recorremos aos métodos qualitativos. Fizemos uma análise dos vários documentos institucionais da escola, entrevistas aos respectivos gestores e organizámos alguns diários de campo que nos permitiram identificar um conjunto de valores na escola, entre os quais se destacam a ética, a cidadania, a universalidade e a solidariedade. Os valores são considerados pelos líderes (informantes) como sendo um dispositivo importante da gestão e, por isso, estão presentes na tomada de decisões da escola. A comunicação dos valores não é da competência exclusiva do órgão directivo, mas de todos os membros da comunidade educativa. Ela faz-se nas aulas, nos encontros, nas reuniões; e, de maneira mais informal, nos intervalos, zona do bar, etc. Melhor do que o discurso, o exemplo acaba por ser mais determinante na transmissão de valores. Por outra, o processo de Direcção Por Valores dificilmente é praticado na escola. As razões são várias: uma primeira tem a ver com o excesso de legislação vigente no sistema de ensino português; a segunda relaciona-se com a subjectividade dos valores; uma terceira razão tem a ver com a falta de autonomia da escola. Apesar disso, a escuta, o diálogo, a colegialidade, o trabalho em equipa e a negociação parecem constituir modos de proceder e valores presentes na organização e gestão da escola.
- Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turmaPublication . Nunes, Isabel Maria Pedro; Baptista, IsabelO presente trabalho corresponde a um relatório de uma pesquisa inserida no programa de Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitulada «Aprendizagem escolar e Pedagogia Social – o papel do director de turma». Partindo da convicção de que o professor que exerce funções de director de turma desempenha uma missão «sociopedagógica» de enorme relevância, funcionando como mediador privilegiado entre a escola, a família e a comunidade, propusemo-nos saber em que medida essa missão é reconhecida e valorizada pelos actores directamente implicados. Para o efeito foi desenvolvido um trabalho de campo junto de um Agrupamento escolar e que permitiu recolher elementos de discussão que ajudam a evidenciar o papel do director de turma enquanto mediador sociopedagógico num quadro de articulação entre a pedagogia escolar e a pedagogia social.
- Trabalho por turnos definidos no feminino : que desafios na conciliação da vida profissional com a vida pessoal ?Publication . Costa, Ana Oliveira; Fonseca, António; Cunha, LilianaInserida na linha de investigação sobre género e trabalho este estudo realça as circunstâncias vivenciais exigidas às mulheres no âmbito da esfera profissional e privada quando estão sujeitas a horário de trabalho por turnos (fixos e rotativos). Pretende-se através das trabalhadoras do sector da distribuição salientar as implicações subjacentes às tentativas diárias de conciliação trabalho-família. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa que conta com uma amostra feminina que privilegia a metodologia qualitativa em prol da valorização dos discursos de trajectos de vida distintos, observações da actividade e diálogos informais. Tornou-se claro a partir deste estudo a necessidade constante das trabalhadoras readaptarem a sua vida pessoal de forma a dar resposta às exigências face à imprevisibilidade do horário por turnos (maioritariamente, rotativos). Realça-se a expressão do sentimento de afastamento familiar e social sendo considerando-se este o custo mais elevado
- De uma supervisão com sentido… a uma avaliação consentida : uma viagem ao sentir e ao sentido da supervisão e avaliação docentesPublication . Silva, Ana Paula Sousa Pinto Almeida e; Alves, José MatiasNum tempo de intranquilidade, insatisfação e sobretudo desconfiança dos professores portugueses sobre uma reforma no sistema de supervisão pedagógica e avaliação docente, este trabalho pretende encontrar o sentido e o significado destas duas práticas de autorregulação profissional e institucional para os docentes. Partindo da literatura que suporta estas práticas, da experiência da autora e da leitura das entrevistas efetuadas, esta investigação vai tentar perceber se a compreensão da importância da supervisão e da avaliação docentes e por isso sua abertura à reconstrução profissional, depende do conhecimento teórico e objetivo dos seus fundamentos e, sobretudo, se a sua insegurança e, por vezes rejeição, depende da estranheza e do desconhecimento conceptual dos alicerces em que se fundam as práticas de supervisão e avaliação docentes.
- Género e experiência profissional na tomada de decisão judicial : representações dos magistradosPublication . Reis, Cláudio Costa; Matos, Raquel; Ribeiro, CatarinaNo nosso quotidiano são frequentes as situações em que temos de tomar decisões e fazer julgamentos, sejam de carácter mais simples como decidir que caminho vamos percorrer para chegar à universidade, ou mais complexas, tais como que sentença aplicar em determinado crime. O estudo destas últimas decisões atinge uma grande importância já que nestes, estão compreendidos julgamentos e tomadas de decisão de grande alcance que podem influenciar directamente a vida de várias pessoas – não só o arguido, mas possivelmente também a sua família, do arguente, entre outros. Através deste estudo sobre representações de magistrados, procura-se explorar a influência que o género e a experiência profissional poderão ter no processo de tomada de decisão judicial. Procura-se também definir como e, em que momentos se exerce essa influência. Este estudo de investigação utilizará o método de investigação qualitativo e serão realizadas entrevistas a 7 magistrados para recolher as suas representações. Foi possível verificar que ao nível da experiência profissional, existe a representação unânime de que esta exerce influência sobre a tomada de decisão judicial. Foi possível ainda perceber de que forma é exercida esta influência, nomeadamente através de Segurança, Aperfeiçoamento, Intuição, Objectividade e Distanciamento e Casuísticas. Ao nível do género, os dados obtidos já se demonstraram mais divididos, sendo que metades dos magistrados afirmam não existir relação entre o género e a experiência profissional, sendo que outra metade afirma existir essa diferença. Foi possível perceber de que forma é exercida esta influência, nomeadamente tendo as mulheres uma maior sensibilidade e maior severidade aquando de certos crimes. Serão ainda sugeridas algumas possibilidades para investigações futuras.
- Voluntariado social e formação cívica de crianças e jovensPublication . Santos, Cândida de Jesus Fernandes dos; Baptista, IsabelO presente trabalho corresponde ao relatório de uma pesquisa subordinada ao tema Voluntariado Social e Formação Cívica de Crianças e Jovens, desenvolvida sob o enquadramento teórico da Pedagogia Social. Acreditando que as práticas de voluntariado social desempenham um papel decisivo no processo formativo das crianças e jovens, quisemos saber em que medida estão as Escolas vocacionadas para integrar essas dinâmicas de voluntariado nos seus projectos educativos, tentando averiguar sobre as motivações que impelem as crianças e os jovens para a acção voluntária e sobre os valores que emergem dessas vivências pessoais. Para o efeito, foi realizado um trabalho empírico junto de três Escolas do Norte do País, dos ensinos básico e secundário e tendo por referência uma iniciativa de voluntariado social muito particular – o projecto Por Uma Nova África. Conforme se evidencia neste relatório, este estudo permitiu-nos concluir sobre a relevância sociopedagógica destas experiências de vida que, como tal, deverão ser inseridas nos planos formativos das crianças e jovens.
- Educação empreendedora : uma visão holística do empreendedorismo na educaçãoPublication . Mendes, Maria Teresa Teixeira; Baptista, José AfonsoA presente investigação aborda a problemática do empreendedorismo na educação na perspectiva de uma investigadora que procura visualizar e cruzar os panoramas actuais do campo de investigação do empreendedorismo e da educação holística. Desse olhar surge uma visão renovada do empreendedorismo na educação e fundamenta-se uma abordagem holística da educação: uma “Educação Empreendedora”. A obra encontra-se dividida em três capítulos que compõem o corpo equilibrado da investigação na tentativa de introduzir, aprofundar e sintetizar quais as estratégias educativas que melhor se enquadram com a finalidade do estudo. No primeiro capítulo procede-se à análise das concepções vigentes de empreendedorismo e ao seu lugar na educação, através do estudo das principais teorias deste campo de investigação. Duas questões principais surgem como ponto de partida para esta parte: O que é o empreendedorismo? O que é uma educação em empreendedorismo? No segundo capítulo avança-se no estudo de novos paradigmas educacionais e na relação dos seus fundamentos e estratégias com o conceito de empreendedorismo. Nesta parte procura-se, fundamentalmente, a abertura deste termo a outras perspectivas paradigmáticas. A conceptualização de uma abordagem holística do empreendedorismo na educação pretende conseguir respostas às seguintes questões: O que é uma educação que contribui para o desenvolvimento do potencial empreendedor da humanidade? O que é uma educação empreendedora na perspectiva holística? O que é uma escola empreendedora? É a questão primordial do terceiro capítulo que investiga a possibilidade de existir uma escola que tenha já desbravado um caminho dentro desta nova abordagem. Nesse sentido procede-se ao estudo de caso de uma escola que contesta as orientações vigentes e rompe com o status quo educativo, exercendo o seu papel marcante de transformação social e de criação de uma comunidade educativa empreendedora. Essa escola é a Escola da Ponte – Escola Básica Integrada de Vila das Aves, Portugal. As evidências surgem: mais do que projectar uma educação em ou para o empreendedorismo é possível viver uma “Educação Empreendedora”.
- Mudança organizacional : do prescrito ao realPublication . Sinval, Jorge Fernando Pereira; Fonseca, António; Oliveira, EduardoAs organizações dos dias de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e em constante mudança. Necessitam de adaptar-se aos novos desafios. Com as crescentes evoluções tecnológicas, que ocorrem em quase todos os sectores de atividade, a maior parte dos trabalhadores é confrontada, em algum momento do seu percurso profissional, com a introdução de mudanças no seu posto de trabalho, mudanças com as quais terão de lidar. A mudança organizacional influencia quer a empresa, quer o trabalhador; deste modo pretende-se abordar as mudanças ocorridas numa organização a operar em Portugal, nunca desprezando as especificidades desta realidade concreta. Compreendendo as percepções e representações dos trabalhadores acerca do processo de mudança, eventuais resistências, grau de satisfação com as mudanças implementadas, grau de participação na definição do plano de mudança. A amostra é de quatro trabalhadores entrevistados e 40 trabalhadores respondentes ao questionário. A metodologia assumida é o Estudo de Caso, análise alinhada com a óptica da Psicologia do Trabalho que se preocupa com a recuperação e reconhecimento da experiência dos trabalhadores nas empresas. Procura-se, assim, atingir o objetivo principal deste estudo: compreender de que modo os trabalhadores foram tidos em conta no plano de mudança organizacional. Utilizaram-se questionários e entrevistas como metodologia. Percebeu-se que neste plano de mudança organizacional, os trabalhadores não foram escutados como desejavam.
- A avaliação psicológica forense : quais os significados atribuídos pelas crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliarPublication . Sousa, Raquel Sofia Teixeira de; Ribeiro, CatarinaActualmente o abuso sexual intrafamiliar de crianças é compreendido como uma das mais significativas ameaças ao bem-estar e segurança das mesmas. Intervir nesta área requer esforço e um trabalho coordenado entre os profissionais que participam no decorrer do processo Judicial (Alberto, 2006). Devido à delicadeza da matéria em causa, a avaliação psicológica forense torna-se complexa, exigindo uma especial competência e sensibilidade por parte dos profissionais que nela intervêm, de modo a que a mesma possa ser conclusiva e não se incorra num processo de vitimação secundária (Machado & Gonçalves, 2002). O presente estudo tem como objectivo central aceder aos significados e crenças que as crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar possuem acerca do momento da avaliação psicológica forense e acerca do psicólogo forense que realiza a mesma. Neste sentido, procuramos aceder às percepções e significados desta experiência, através da realização de uma entrevista qualitativa a uma amostra constituída por 5 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Os dados empíricos resultantes das narrativas das entrevistas foram analisados através de procedimentos de tratamento e interpretação de dados qualitativos, tendo por base a Grounded Theory. Os resultados demonstram como os entrevistados conceberam a globalidade do momento da avaliação psicológica forense como uma experiência positiva, apesar de evidenciarem desconforto inicial na abordagem da sua história de vitimação, o qual foi ultrapassado pela maioria das crianças no decorrer da entrevista. É igualmente visível o conforto relacional quer em relação ao psicólogo forense que os acompanhou e que realizou a entrevista de avaliação psicológica quer em relação ao local de realização da mesma. Terminamos com as limitações do nosso estudo e sugestões para futuras investigações na área das crianças e jovens em risco.
