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- O mal-estar discente numa escola de outro século : olhares de alunosPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo assenta no propósito de tentar compreender as perceções e as experiências de alunos do ensino básico e do ensino secundário sobre as suas vivências e experiências escolares. Sabemos pouco sobre o que os bons alunos (com resultados académicos elevados) pensam sobre a escola, sobre o seu processo de escolarização. Esta ignorância foi a nossa motivação maior e a área de investigação escolhida. Trata-‐se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo dentro do paradigma qualitativo, pretendendo-‐se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Este estudo entra, assim, no mundo pessoal dos participantes, normalmente ignorados nas decisões relativas ao processo de escolarização (nos diferentes níveis: sala de aula, escola, ministério da educação). Encarando a realidade escolar como uma realidade complexa que exige uma análise em diferentes ângulos, esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos, sendo que os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no centro do Porto, junto de alunos dos 9º, 10º e 12º anos. A técnica de recolha de dados usada nesta investigação foi a do “Focus Group”. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-‐nos concluir que, na generalidade, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão tendencialmente negativa das dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor, manifestando uma visão mais equilibrada da escola em geral.
- Assessorar o (in)sucesso : estudo de casoPublication . Teixeira, Sónia Cristina Baía Marques; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaTradicionalmente, os professores trabalhavam sozinhos nas “suas” salas de aula, onde a reflexão para a ação entre pares era (frequentemente) exígua. A pedagogia diferenciada (AP) é pensada para melhorar a aprendizagem dos alunos, considerando-os como atores principais do seu próprio desenvolvimento intelectual e requer, na maioria das vezes, o trabalho colaborativo e articulado dos professores – titular e assessor. Um exercício em construção e que exige um processo de formação-ação reflexivo e empenhado. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre Assessoria Pedagógica, aplicada nos últimos cinco anos letivos num agrupamento de escolas inscrito no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, essencialmente às disciplinas de Português e Matemática e conta com a participação de 12 professores. Investigar sobre os modos de colaboração dos professores e evidenciar eventuais fragilidades impeditivas da melhoria dos resultados académicos são os nossos objetivos. Durante a exposição, discutir-se-ão as implicações para o desenvolvimento profissional e as aprendizagens dos alunos implicados, demonstrada através de uma metodologia de natureza plural – estudo de caso, com recurso a diversas técnicas de recolha de dados – análise documental, questionário, observação e entrevista coletiva. Os resultados permitem perceber sinais positivos de melhoria das práticas de assessoria que visam colmatar o insucesso através de uma intervenção diferenciada junto do aluno com dificuldades de aprendizagem.
- Estatuto do aluno : entre um código penal e um código educativoPublication . Gomes, Cláudia Alexandra Brites; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasEste estudo tem como objeto descrever e compreender o sentido da evolução normativa do estatuto dos alunos nos últimos 10 anos (2005-2015), efetuar um balanço das práticas de procedimento disciplinar aplicadas no Agrupamento Ethos desde 2005, analisando-se as sanções disciplinares mais aplicadas e os deveres mais frequentemente desrespeitados, com o objetivo de interpretar e avaliar o efeito das sanções disciplinares no aluno no que são atualmente enquanto pessoa. Este estudo integra ainda um registo dos docentes que mais frequentemente redigem participações disciplinares, no sentido de se percecionar a sua leitura face à participação por si registada e à pertinência da sanção aplicada. Este é um estudo tipo caso, tendencialmente qualitativo. A análise é aferida com a realização de cinco focus group: grupos de atuais alunos e ex-alunos que foram objeto de procedimento disciplinar, de pais de atuais alunos do Agrupamento e pais de alunos que frequentaram o Agrupamento e de professores cujas participações disciplinares, por si elaboradas, deram origem a processos disciplinares. As opiniões dividem-se. Alguns dos elementos entrevistados partilham a ideia de que a suspensão e o envio para casa pouco ou nada beneficia a alteração comportamental e outros manifestam que a sanção atribuída foi de encontro ao esperado tendo o aluno aprendido algo com a sua aplicação. Esta representação, de uma forma geral, responde à questão do tema da dissertação, assumindo assim o Estatuto do Aluno um formato de código tendencialmente educativo.
- A educação artística numa escola católica : um estudo de casoPublication . Dias, Emanuel André Ferreira; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daO presente estudo pretende inferir sobre a dimensão do ensino artístico numa escola católica e o seu impacto na educação para os valores, na educação integral do aluno, nas competências do saber, do saber fazer e sobretudo na competência do saber ser. Pretende ainda compreender qual o enquadramento da educação artística no contexto de uma escola católica que se integra no projeto escola cultural desde 1988. Para tal, foi realizado um estudo de caso, recorrendo-se à análise documental, a entrevistas à diretora geral, professores do ensino artístico e encarregados de educação, bem como à aplicação de um questionário a alunos. Procuramos compreender por este meio, em que medida o ensino artístico e a pedagogia de proximidade desempenham um importante papel no desenvolvimento de competências transversais e consequentemente na construção da Pessoa. Os dados recolhidos e analisados possibilitam-nos concluir que o ensino artístico compreende em boa medida a articulação de intenções e ações educativas com o Projeto Educativo do Colégio e uma notável mobilização e implicação da comunidade escolar nas diversas iniciativas. Em síntese, podemos constatar: o gosto pelo saber e uma certa facilidade de ver para além do curricular; que as práticas artísticas têm contribuído para “formar” emoções, sentimentos e ideias, trazendo-as também para o plano racional, facto comprovado pelos bons resultados alcançados. Identificámos também alguns constrangimentos e preocupações que se prendem com o pouco tempo para as práticas artísticas e a ideia de desvalorização, em parte resultante de uma certa desculturação e marginalização do ensino artístico. Reconhecemos também alguns pontos onde é possível melhorar: uma prática pedagógica mais próxima dos interesses dos alunos, capaz de promover mais autonomia, mais iniciativa e uma outra atenção às dificuldades emergentes do aluno. Do trajeto realizado, das observações e contemplações feitas, surgem agora novos impulsos que entendemos pertinentes para uma renovação da Educação Artística numa Escola Católica, seja do ponto de vista teórico ou da perspetiva das práticas artísticas escolares.
- Projeto educativo : a diferença que marca?Publication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaO objeto deste trabalho consiste na análise das potencialidades do projeto educativo de escola (PEE) na/para a construção da identidade e implementação de dinâmicas na instituição escolar. A finalidade deste estudo compreende a identificação e influência do PEE na determinação das práticas educativas num contexto específico, sem preocupações de generalização. O desenvolvimento do projeto foi realizado com uma metodologia qualitativa através de um estudo de caso. Partindo da observação participante resultante da vivência em contexto da investigadora, foi efetuada a análise documental do funcionamento do PEE, foram realizadas entrevistas semidiretivas, com análise do conteúdo do discurso de participantes com funções distintas no funcionamento da escola, com o objetivo de compreender a sua perceção da/na instituição sobre o projeto educativo e da sua influência nas dinâmicas que lhe estão associadas. Da análise efetuada através do cruzamento dos métodos e técnicas metodológicas utilizadas, ressalta que o PEE contrariamente à sua conceptualização nos planos, teórico e legal, acaba por não ter uma influência muito significativa na determinação da ação concreta do funcionamento da escola estudada, facto que a análise da literatura também refere em contextos semelhantes. Na sequência do estudo efetuado, produzimos algumas sugestões com a finalidade de tornar o PEE (com)sentido para os atores da comunidade escolar, e, assim, marcar a diferença no funcionamento da instituição.
- Nos meandros do (in)sucesso escolar : perceções de alunos, pais e professores : um estudo de caso num agrupamento TEIPPublication . Miranda, Maria Manuela Moreira Mendes; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaA procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada por professores, por investigadores e pelos órgãos de gestão das escolas. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in) sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que nos leva a compreender de que não há uma forma única e ideal de ensinar e de aprender. O Insucesso Escolar continua a ser um problema que afeta muitos dos nossos alunos e preocupa a nossa sociedade. Tal como afirma Mendonça (2009) “a partir da implementação da escolaridade obrigatória, o insucesso escolar tem vindo a assumir-se como um fenómeno preocupante (…)” ( p.7). Na tentativa de o combater, várias reformas e programas têm sido implementados pelos sucessivos governos, a maioria dos quais não têm surtido o efeito desejado. De entre esses programas destacamos o programaTEIP2. Verifica-se que, apesar dos recursos proporcionados às escolas com o objetivo de prevenir o insucesso e evitar o abandono escolar precoce, das estratégias de intervenção e das atividades e responsabilidades dos diversos atores, os resultados alcançados estão longe das metas idealizadas.
- A autoavaliação como processo de melhoria : um estudo de casoPublication . Athayde, Afonso José Ganho Pereira de; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesAs práticas de autoavaliação nas escolas, como reflexão profunda sobre as normas e as práticas que se encontram instituídas, pretende-se sistemática e com consequências e reflexos reais ao nível da melhoria do funcionamento da escola, promovendo mais aprendizagens para todos e uma maior e melhor integração das crianças na sociedade. Trata-se, portanto, de práticas essenciais para que as crianças possam ser mais bem formadas, mais felizes e, certamente com muito mais capacidades para transformar o mundo atual, que se apresenta afundado numa crise financeira e económica mas, principalmente, numa crise resultante da ausência de valores. O presente trabalho centra-se nos processos de autoavaliação de um Colégio que se afirma como sendo uma instituição educativa empenhada em aperfeiçoar a ação educativa, analisando-os com base na perspetiva da melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente estudo consiste, pois, num estudo de caso do tipo descritivo, analítico e interpretativo, pretendendo-se conhecer em profundidade as dinâmicas de autoavaliação implementadas no Colégio e os seus reflexos ao nível da melhoria dos processos e dos resultados educativos. Neste contexto, procede-se a uma sistematização e análise das práticas de autoavaliação, centrando essa análise na consistência e coerência dessas práticas, confrontando-as com a eficácia percecionada por diferentes atores da comunidade educativa ao nível dos impactos produzidos na melhoria das aprendizagens. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à aplicação de um questionário aos professores do Colégio, à realização de uma entrevista a elementos da Direção e a dois grupos de discussão focalizada com alunos. Verificámos que o Colégio tem práticas de autoavaliação instituídas, com consequências na vida escolar, embora sem uma integração efetiva de todos os membros da comunidade escolar nesses mesmos processos.
- A iniciação à leitura de partituras na disciplina de formação musical no 1º ano do Curso Básico de Instrumento da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo : estudo de casoPublication . Cruz, Nancy Samico da; Monteiro, Pedro Miguel PereiraNesta dissertação faz-se uma abordagem à leitura de partituras, competência desenvolvida na disciplina de Formação Musical. Após uma análise bibliográfica acerca da leitura desenvolveu-se um Estudo de Caso. Este teve a duração de dez aulas de sessenta minutos cada e foi aplicado à turma do 1º CBI da EPMVC, sendo esta uma turma que estava a iniciar a aprendizagem musical. A escolha do tema deriva da aparente falta de destreza, por parte dos alunos, na descodificação da linguagem musical. Para a investigação, a pesquisa centrou-se na leitura de textos e partituras servindo para aferir se os mecanismos de leitura são semelhantes. O Estudo desenvolvido foi de carácter qualitativo e a análise dos seus resultados foi realizada em três grupos distintos consoante as habilitações musicais prévias. O objetivo final foi fornecer aos alunos a competência de conseguir entoar uma melodia com o nome de notas. O Estudo de Caso foi intitulado de “Olimpíadas da Leitura”, dado que este teve vários desafios. Esta atividade foi dividida em aulas pelos respetivos temas – movimento sonoro, as notas musicais e série de notas – e por provas de carácter lúdico, para verificar se os objetivos propostos para cada tema foram alcançados com sucesso. No entanto, também se pretendem verificar se as atividades propostas foram proveitosas para a aprendizagem da leitura musical. Os resultados obtidos mostraram que as diversas atividades foram profícuas, dando aos alunos diversos desafios pelas diferentes provas e obtendo resultados positivos nos três grupos de análise. O objetivo final do Estudo de Caso foi alcançado por todos alunos, sendo ainda necessário melhorar alguns aspetos como a aplicação das dinâmicas. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento pedagógico da disciplina de Formação Musical e para a diversificação de materiais da disciplina em questão, visto que existem poucas investigações realizadas neste âmbito.