CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem cooperativa/colaborativa (através de pares): metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaA Aprendizagem Cooperativa/Colaborativa (através de pares) é uma metodologia, na qual os estudantes são desafiados a trabalhar em equipa. O docente propõe atividades que envolvem o grupo, na base da partilha e entreajuda, para a realização de tarefas e/ou resolução de problemas ou projetos, potenciando, assim, a aprendizagem do conhecimento, mas também de competências diversas. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- Aprendizagem-serviço: metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaA Aprendizagem-Serviço é uma metodologia em que os estudantes aprendem, através da realização de serviços ou projetos práticos que respondem a necessidades reais da comunidade. O objetivo é que, sob a orientação do docente, os estudantes consigam aplicar a um contexto real os conhecimentos teóricos construídos em sala de aula, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade onde se inserem. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIPPublication . Trigo, Luísa RibeiroThe current study aimed to analyze the perceptions reported by educators and teachers from Priority Intervention Educational Territories, from pre-school to secondary education, about their students. Participated in this study 53 teachers from four schools in the north of Portugal. Data were collected through a questionnaire containing open- ended questions, the answers of which were analysed through content analysis. Data allowed to identify essential dimensions in promoting learning, that, through the vision of the teachers, are absent or insufficient in students nowadays. Teachers reported a reduced students involvement in their learning process, in the emotional, cognitive and behavioral domains, being described as unmotivated, disinterested, without study skills and work habits, with low school expectations, with concentration difficulties, without goals or ambitions, slightly engaged, with difficulties in complying with school and classroom rules. References to the students’ family background have also emerged. Some questions are suggested for reflection concerning the ways to build solutions that promote a better learning.
- A construção de um método de ensino da leitura e escrita: uma experiência de 25 anos em SinesPublication . ; Almeida, JoséEste estudo teve como objetivo compreender e aprofundar a experiência do Método de Leitura de Sines, aplicado no Agrupamento de Escolas de Sines, com a intenção de divulgar a metodologia e criar uma equipe de trabalho para desenvolver recursos educativos mais modernos e atraentes. O estudo também visa sistematizar uma ferramenta de orientação para os docentes da região e promover uma comunidade de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Método de Leitura de Sines surgiu da necessidade das docentes do Agrupamento de Escolas de Sines em melhorar as competências de leitura e escrita dos alunos, criando uma abordagem adaptada às suas necessidades. O método envolve o aluno na criação de seu próprio livro de leitura, colocando-o no centro do processo de ensino e aprendizagem, o que ajuda a desenvolver seu interesse e empenho na leitura. O estudo está estruturado em três capítulos: o primeiro aborda o Enquadramento Teórico, o segundo descreve a Metodologia do estudo de caso, e o terceiro apresenta a análise dos dados sobre a experiência do método ao longo de mais de 20 anos, destacando suas características, vantagens, desafios e perspectivas futuras.
- A diferença somos nós: relação escola-família-comunidadePublication . Palmeirão, CristinaThe study presented in this chapter was to reflecte the field of the scientific and pedagogical consulting work conducted in eight Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) in northern Portugal. The focus is centered on the axis of schoolfamily- community relationship and emerges in a qualitative research framework. In this challenge, we gave emphasis to documentary analysis and what was observed. The overthrow of negative stigmas and the valuation of learning motivated by the action of TEIP program is now an indicator of success. The relationship developed with these schools, participate to the emergence of a more positive and comprehensive view of the TEIP effect on / for process improvement of schools and academic, social and relational learning. The dialogues, narratives and gestures corroborate the formation of a new consciousness TEIP and demystify the idea that the educational areas of priority intervention are contexts with impossible missions.
- Estudo de caso: metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaO Estudo de caso é uma metodologia, na qual o docente solicita aos estudantes para, em grupo ou individualmente, examinarem uma narrativa, real ou fictícia, com valor pedagógico. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- O imperativo das aprendizagensPublication . Palmeirão, Cristina; Alves, José MatiasA cooperação e as redes colaborativas representam um desafio e um trabalho muito complexo. Um processo rico em aprendizagens, de autoavaliação e, também, um caminho formativo para o desenvolvimento da escola, da educação e para o desenvolvimento dos profissionais da educação. A intenção máxima que lhe subjaz é a melhoria do ensino e a qualidade das aprendizagens de e para todos os alunos, como podemos perceber em O imperativo das Aprendizagens.