CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem cooperativa/colaborativa (através de pares): metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaA Aprendizagem Cooperativa/Colaborativa (através de pares) é uma metodologia, na qual os estudantes são desafiados a trabalhar em equipa. O docente propõe atividades que envolvem o grupo, na base da partilha e entreajuda, para a realização de tarefas e/ou resolução de problemas ou projetos, potenciando, assim, a aprendizagem do conhecimento, mas também de competências diversas. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- Aprendizagem-serviço: metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaA Aprendizagem-Serviço é uma metodologia em que os estudantes aprendem, através da realização de serviços ou projetos práticos que respondem a necessidades reais da comunidade. O objetivo é que, sob a orientação do docente, os estudantes consigam aplicar a um contexto real os conhecimentos teóricos construídos em sala de aula, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade onde se inserem. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- A diferença somos nós: relação escola-família-comunidadePublication . Palmeirão, CristinaThe study presented in this chapter was to reflecte the field of the scientific and pedagogical consulting work conducted in eight Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) in northern Portugal. The focus is centered on the axis of schoolfamily- community relationship and emerges in a qualitative research framework. In this challenge, we gave emphasis to documentary analysis and what was observed. The overthrow of negative stigmas and the valuation of learning motivated by the action of TEIP program is now an indicator of success. The relationship developed with these schools, participate to the emergence of a more positive and comprehensive view of the TEIP effect on / for process improvement of schools and academic, social and relational learning. The dialogues, narratives and gestures corroborate the formation of a new consciousness TEIP and demystify the idea that the educational areas of priority intervention are contexts with impossible missions.
- Estudo de caso: metodologia de ensino-aprendizagemPublication . Rocha, MagdaO Estudo de caso é uma metodologia, na qual o docente solicita aos estudantes para, em grupo ou individualmente, examinarem uma narrativa, real ou fictícia, com valor pedagógico. Este manual apresenta uma breve revisão da literatura sobre esta metodologia de aprendizagem ativa.
- O imperativo das aprendizagensPublication . Palmeirão, Cristina; Alves, José MatiasA cooperação e as redes colaborativas representam um desafio e um trabalho muito complexo. Um processo rico em aprendizagens, de autoavaliação e, também, um caminho formativo para o desenvolvimento da escola, da educação e para o desenvolvimento dos profissionais da educação. A intenção máxima que lhe subjaz é a melhoria do ensino e a qualidade das aprendizagens de e para todos os alunos, como podemos perceber em O imperativo das Aprendizagens.