FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Educação social, vulnerabilidade humana e toxicodependência : salas de consumo assistido como lugares de acolhimento sociopedagógicoPublication . Alves, Liliana Sofia Pereira; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoEsta dissertação, intitulada «Educação Social, Vulnerabilidade Humana e Toxicodependência – “Salas de Consumo Assistido” como Lugares de Acolhimento Sociopedagógico», está inserida no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Pedagogia Social, na qual se pretendeu conhecer o funcionamento das “salas de consumo assistido”, naquilo que se refere especificamente à aplicação de medidas de acolhimento de carácter pedagógico. Para tal, para efeitos de fundamentação do quadro teórico, são abordados conceitos da Pedagogia Social e da Educação Social, nomeadamente no que diz respeito à intervenção junto de pessoas em situação de vulnerabilidade. Deste modo é exposto, na primeira parte, um conjunto de conteúdos teóricos considerados relevantes, como a educação no seculo XXI, os direitos humanos, a vulnerabilidade humana. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, cujos objetivos específicos possibilitaram a identificação dos princípios orientadores da organização das “salas de consumo assistido”, tentando aferir sobre as perceções dos atores sobre as práticas de acolhimento sociopedagógico. Em termos metodológicos optou-se por uma abordagem qualitativa, configurando uma aproximação a estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um elemento da equipa técnica, tendo por base todos os procedimentos ético-metodológicos necessários. Os resultados obtidos indiciam a existência de práticas de acolhimento sociopedagógico nas “salas de consumo assistido”, sendo identificadas ainda oportunidades de desenvolvimento e melhoria de processos.
- A igualdade de género e a intervenção no uso de substânciasPublication . Trabulo, Francisca do Amaral Resende; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoEsta dissertação teve como objetivo investigar de que forma o género influencia o contexto de uso de substâncias e intervenção, na perspetiva de profissionais desta área. Mais especificamente, procura compreender os desafios de mulheres e comunidade LGBT neste contexto, avaliar o conhecimento dos profissionais sobre recomendações específicas para questões de género e verificar se estas são aplicadas. Além disso, procurou-se explorar as perceções dos profissionais quanto a práticas que consideram essenciais para implementar nas suas instituições. Foram realizadas entrevistas aprofundadas a 13 profissionais, com idades entre 22 e 56 anos, que atuam em seis contextos de intervenção distintos: salas de consumo assistido, equipas de rua, equipas de intervenção em contextos recreativos, comunidades terapêuticas, centros de respostas integradas e comissões para a dissuasão da toxicodependência. Os resultados revelam que, de acordo com os profissionais, mulheres e pessoas LGBT enfrentam desafios significativos no uso de substâncias e na intervenção, destacando-se obstáculos relacionados com a vulnerabilidade acrescida dessas populações, os estereótipos de género e o trabalho sexual que mais frequentemente exercem para sustentar o consumo de substâncias. Na perspetiva dos profissionais, embora algumas recomendações para a maior sensibilidade às questões de género estejam a ser implementadas, persistem aspetos negativos que requerem intervenção. Algumas das sugestões de mudança que os técnicos abordam ao longo das entrevistas é a criação de respostas de sensibilidade e equidade e formação e capacitação dos profissionais e da própria comunidade. Conclui-se que, embora existam medidas para proporcionar maior segurança e conforto a mulheres e pessoas LGBT no contexto de intervenção, o progresso realizado até ao momento é insuficiente. Torna-se, assim, necessário um compromisso contínuo e gradual para implementar mudanças que respondam de forma eficaz às necessidades destas populações.
- A meritocracia escolar no 1º ciclo : interpelações às aprendizagens, bem-estar e justiçaPublication . Moreira, Agostinho Coelho; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA sociedade de hoje vive numa contínua busca de melhor e dos melhores. As escolas, enquanto ecossistemas da sociedade, também apresentam um dinamismo onde o mérito é valorizado e premiado. O ensino privado tende a fomentar ainda mais este culto do mérito. No entanto, onde há a valorização daqueles que se distinguem pela excelência, há também um “esquecer” de muitos outros que não conseguem atingir esse nível meritório, segundo os padrões pré-definidos. A pedagogia salesiana considera que “A Educação é assunto do Coração” e propõe uma educação integral que vai para além do conhecimento académico que resulta numa relação afetiva entre educador e educando. A presente investigação procurou perceber, praticamente desde o início do percurso escolar, se a cultura do mérito é promotora de mais e melhores aprendizagens para todos os alunos e se também tem efeitos na perceção do bem-estar e da justiça. A investigação foi realizada num contexto concreto (grande colégio privado, habitualmente no top 10 do ranking nacional de escolas do secundário) e numa faixa etária determinada (alunos do 3º e 4º anos de escolaridade). Além da perspetiva dos alunos sobre os quadros de mérito, o presente trabalho procurou, também, a perceção dos pais sobre este assunto, uma vez que eles são um elemento muito importante em todo este processo e, não esquecendo a centralidade o professor, procurou-se perceber o que estes pensam sobre a temática. Por fim procurou-se perceber como esta prática se articula com a Proposta Educativa das Escolas Salesianas. Tratou-se de um estudo de caso intrínseco com uma abordagem qualitativa combinada com uma abordagem quantitativa. A abordagem qualitativa, através de focus group, foi usada com os alunos e professores e a abordagem quantitativa, através de inquérito, foi aplicada aos alunos e pais. A recolha de todos estes dados decorreu no 3º período do ano letivo 2023-24 e abrangeu um universo de 176 alunos (88 alunos do 3º ano e 88 alunos do 4º ano), os seus pais e professores. Os resultados mostram que, tal como na sociedade, a cultura meritocrática divide as pessoas. São muitos os que a valorizam (porque beneficiários dela), outros muito críticos pelas consequências. Para as escolas e em concreto para a Escola Salesiana onde o estudo foi realizado, são propostas medidas que têm como objetivo minimizar as consequências negativas desta cultura meritocrática, em especial na pedagogia, na relação pedagógica e na classificação/avaliação dos alunos. Esta dissertação é constituída por dois volumes, a dissertação em si e um segundo volume com os anexos.