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A equitação socioeducacional : um campo para a pedagogia social

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Este trabalho corresponde a uma dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Pedagogia Social. O título da dissertação é “A Equitação Socioeducacional: Um campo para a Pedagogia Social”. O presente estudo pretende compreender o potencial pedagógico da equitação socioeducacional no desenvolvimento de crianças e jovens provenientes de famílias com carências socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento de competências das mesmas. Para tal, definimos três objetivos fundamentais: identificar e analisar práticas socioeducacionais na equitação educacional; identificar e conhecer os atores que integram as equipas da equitação educacional e identificar e analisar os benefícios da equitação socioeducacional no desenvolvimento de um projeto de vida saudável. Do ponto de vista teórico, foi feita uma revisão da literatura que abordou o papel da equitação no crescimento e desenvolvimento das pessoas, bem como a sua relevância no contexto da Pedagogia Social. Em termos empíricos, foi desenvolvido um estudo de caso, realizado por uma abordagem qualitativa, com recurso à análise documento e à inquirição direta de atores, através de entrevistas semiestruturadas. Pudemos concluir que a equitação educacional representa, efetivamente um campo promissor onde a Pedagogia Social e o educador social constituem uma abordagem inovadora e abrangente para a educação autêntica.
This work corresponds to a Master's dissertation presented at the Portuguese Catholic University, Faculty of Education and Psychology, to obtain the degree of Master of Education Sciences with a specialization in Social Pedagogy. The dissertation is titled "Socioeducational Horsemanship: A Field for Social Pedagogy." This study aims to understand the pedagogical potential of socioeducational horsemanship in the development of children and youth from socioeconomically disadvantaged families and to contribute to the development of their skills. To achieve this, we defined three fundamental objectives: to identify and analyze socioeducational practices in educational horsemanship, to identify and understand the individuals involved in educational horsemanship teams, and to identify and analyze the benefits of socioeducational horsemanship in the development of a healthy life project. From a theoretical perspective, a literature review was conducted, addressing the role of horsemanship in the growth and development of individuals, as well as its relevance in the context of Social Pedagogy. Empirically, a case study was conducted using a qualitative approach, involving document analysis and direct inquiry of participants through semi-structured interviews. We could conclude that educational horsemanship indeed represents a promising field where Social Pedagogy and social educators constitute an innovative and comprehensive approach to authentic education.

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Keywords

Pedagogia social Equitação educacional Competências sócioemocionais Desenvolvimento humano Social pedagogy Educational horsemanship Socioemotional skills Human development

Pedagogical Context

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