Faculdade de Medicina Dentária
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Medicina Dentária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Medicina Clínica"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Ação do quitosano, própolis e aloé vera na desinfeção em endodontia : revisão sistemática da literaturaPublication . Franco, Carolina Quintas; Noites, Rita Brandão de Pinho; Cardoso, Miguel Agostinho Beco PintoIntrodução: Em endodontia, estirpes resistentes como Candida albicans e Enterococcus faecalis, são cada vez mais colonizadoras dos canais radiculares. O hipoclorito de sódio é o irrigante mais utilizado na desinfeção dos canais, no entanto apresenta algumas limitações. Deste modo, tem vindo a surgir na literatura novos produtos naturais como possíveis alternativas ou coadjuvantes dos produtos já comummente utilizados, para que seja possível alcançar melhores resultados na desinfeção dos canais radiculares. Objetivos: Analisar, na literatura, evidência científica sobre a eficácia de compostos naturais como Própolis, Aloé Vera e Quitosano, na desinfeção canalar e na eliminação de Enterococcus faecalis e Candida albicans, comparando com o hipoclorito de sódio. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Medline/PubMed®, Cochrane Library e Web of Science®, até março de 2021, utilizando diferentes termos de pesquisa. Da pesquisa obtida, foram selecionados os artigos que seriam importantes para ler na integra. Posteriormente os dados relevantes foram colocados em forma de tabela, de forma a serem analisados. Resultados: Dos 14 artigos incluídos neste estudo, em 2, o quitosano apresentou uma maior eficácia do que o hipoclorito de sódio na eliminação de Enterococcus faecalis. Apenas 1 artigo não encontrou diferenças significativas entre o hipoclorito de sódio e o quitosano na redução de microrganismos. Em todos os outros artigos, o hipoclorito de sódio apresentou uma eficácia superior. Conclusão: O hipoclorito de sódio foi, na maioria dos estudos, a substância mais eficaz na desinfeção dos canais radiculares. Contudo, os produtos naturais analisados também apresentaram alguma eficácia ao nível da eliminação de microrganismos, concluindo assim que, apesar de não serem tão eficazes, podem ser utilizados como substâncias coadjuvantes àquelas já atualmente utilizadas. Mais estudos serão necessários para analisar outros produtos naturais que possam servir como desinfetantes endodônticos.
- A aplicação das novas tecnologias na literacia em saúde em situações de isolamento socialPublication . Pires, Benedito Alexandre Reis; Veiga, Nélio Jorge; Couto, Patrícia Sofia Soares; Correia, Patrícia NunesIntrodução: A literacia em saúde relaciona a capacidade dos indivíduos adquirirem, entenderem e, por sua vez, agirem em conformidade com as informações que lhes são fornecidas para tomarem decisões apropriadas em relação ao seu estado de saúde. Cerca de metade da população europeia apresenta um nível de literacia em saúde reduzido e, consequentemente, falta de conhecimento em relação a aspetos da sua saúde. Adicionalmente, dado o agravamento do estado de isolamento vivenciado pela população mundial nos últimos tempos devido à pandemia pela COVID-19 objetivou-se analisar o impacto das novas tecnologias na literacia em saúde em situações de isolamento social. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cujos artigos selecionados através de plataformas digitais foram publicados entre 2011 e 2021. Os estudos foram selecionados e analisados segundo os critérios de inclusão pré-estabelecidos, sendo que 13 apresentaram elegibilidade e foram inseridos na presente revisão. Resultados: Através dos estudos avaliados constatou-se que as novas tecnologias são uma parte intrínseca do quotidiano das pessoas, tendo inúmeras vantagens para todos os indivíduos, maioritariamente os que se encontram isolados socialmente. Permitem um maior contacto com familiares e amigos, proporcionam um momento de lazer e a aquisição de conhecimento, assim como o contacto com profissionais de saúde. Desta forma, as novas tecnologias permitiram aumentar a literacia em saúde dos utilizadores, pelo seu fácil acesso e volume de informação existente sobre diversas patologias e medidas de promoção de saúde. Conclusões: As conclusões da presente revisão centram-se na importância dos meios digitais, dado que diminuem algumas das barreiras associadas a indivíduos mais isolados e permitem uma maior aquisição de conhecimento, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida dos indivíduos e na daqueles que cuidam.
- Avaliação de novos compostos para desinfeção intracanalar em endodontiaPublication . Sousa, Rúben Filipe Gonçalves de; Noites, Rita Brandão de Pinho; Duarte, Ana Sofia Direito dos SantosO tratamento endodôntico tem como objetivo, otimizar a desinfeção do canal radicular e prevenir a reinfeção. Os microrganismos predominantes em dentes tratados com sintomatologia são Enterococcus faecalis, Fusobacterium nucleatum e do reino Fungi a Candida albicans. Os oceanos contêm inúmeros habitats específicos diferentes, sendo necessário que os microrganismos desenvolvam diferentes mecanismos de adaptação para sobreviverem. Alguns destes são a produção de moléculas e enzimas específicas que lhes conferem propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antiprotozoárias, antivirais, anticancerígenas... Este trabalho tem como objetivo determinar se extratos de fungos marinhos, (extratos de Penicillium lusitanum e de Aspergillus affinis) são eficazes na eliminação de Enterococcus faecalis e de Candida albicans durante o processo de irrigação endodôntica. Três concentrações dos dois extratos de fungos marinhos foram preparadas e testadas. Protocolos de produção, extração, difusão em disco e de viabilidade celular foram seguidos de forma a obter resultados quanto à inibição e à viabilidade celular que estes extratos de fungos são capazes de produzir em E. faecalis e C. albicans. Analisando os resultados, é percetível que os extratos de fungos de P. lusitanum e A. affinis se mostraram eficazes quando usados de forma isolada na inibição de C. albicans e de E. faecalis, respetivamente, o que são resultados animadores para a continuação desta investigação. Com esta investigação foi ainda possível abrir novos possíveis caminhos para a utilização dos extratos de fungos de P. lusitanum noutras áreas da medicina, como por exemplo no tratamento de Candidíase.
- Biodentine em perfurações de furca : revisão sistemáticaPublication . Alves, Natacha Costa; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Catré, Dora Lopes Castelo BrancoIntrodução: As perfurações de furca correspondem à segunda causa mais comum de insucessos endodônticos. Um material reparador deve garantir um correto selamento da perfuração de furca, ser biocompatível com os tecidos circundantes periodontais e resistir às forças de deslocamento, aquando da sua aplicação. O Biodentine® (Septodont Inc., Saint Maur des Fossés, Île-de-France, França) é um material à base de silicato de cálcio que foi aprovado para uso dentário nos EUA, pela FDA, em 2009 e tem uma vasta gama de aplicações na área da Endodontia. O objetivo principal desta revisão sistemática foi analisar a evidência de forma sistemática acerca da eficácia do Biodentine na reparação de perfurações de furca. Materiais e Métodos: Foi feita a pesquisa nas plataformas Pubmed/MEDLINE, Cochrane Library, Web of Science e Scopus, com os termos Mesh definidos na estratégia, sendo a seleção dos artigos conduzida por critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foram incluídos 25 artigos nesta revisão sistemática, em que 76% correspondiam a estudos in vitro, em dentes humanos, e os restantes estudos in vivo, em dentes de animais. Dos 19 estudos in vitro, 11 faziam referência à capacidade de selamento do Biodentine, e os restantes avaliavam a força necessária ao deslocamento do Biodentine. Todos os estudos in vivo avaliaram a resposta dos tecidos periodontais, aquando da aplicação de Biodentine na área perfurada. Dos 25 estudos, 24 comprovaram a eficácia do Biodentine com resultados semelhantes ou superiores a outros materiais de reparação. Conclusão: O Biodentine mostrou ser uma boa alternativa na reparação de perfurações de furca demonstrando boa capacidade de selamento, boa resistência às forças de deslocamento e biocompatibilidade. É necessária uma confirmação destes resultados em ambiente clínico.
- Caracterização biológica dos materiais derivados do osso de choco para aplicação em endodontiaPublication . Fortuna, Maria Teresa Ribeiro; Duarte, Ana Sofia Direito dos Santos; Noites, Rita Brandão de PinhoO osso de choco tem dois componentes principais, o escudo dorsal e matriz lamelar, sendo que esta última é constituída essencialmente por aragonite. A aragonite pode ser convertida hidrotermalmente em fosfatos de cálcio. Os fosfatos de cálcio são utilizados como materiais de enxerto ósseo ou adicionados a materiais dentários, por apresentarem semelhança química com a fase mineral do osso natural e da estrutura dentária. O osso de choco associado a biovidros favorece as respostas biológicas e aumenta a resistência deste material. Este trabalho tem como objetivo avaliar as propriedades antimicrobianas e citotóxicas de osso de choco associado a biovidros, de forma a selecionar o material de medicação intra-canalar com maior potencial de aplicação em endodontia. Protocolos de viabilidade celular e propriedades antimicrobianas contra Candida albicans, foram elaborados e testados. Foi percetível uma inibição do crescimento de C. albicans eficaz para a associação osso de choco e biovidros. Tanto o osso de choco como biovidros registam valores de viabilidade superiores a 70%. A aplicação deste tipo de material é promissora na área da endodontia, e por isso, é necessário aprimorar as propriedades antibacterianas, tendo como opção a incorporação de iões e a realização de ensaios para Enterococcus faecalis.
- Cirurgia plástica periodontal no tratamento de recessões classe I e II MillerPublication . Nunes, Stéphanie Corby; Leitão, Jorge; Santos, Nuno MaltaResumo: Os avanços na cirurgia plástica periodontal e as diversas opções terapêuticas que esta oferece, permitem actualmente, a resolução de defeitos periodontais em pacientes cada vez mais atentos e preocupados com a estética. A recessão gengival é uma condição que afecta um vasto número de indivíduos e que para além de resultar num défice estético, traz consigo implicações fisiológicas relevantes tais como o aumento do potencial de cárie radicular e de abrasão das superfícies radiculares, hipersensibilidade e maior probabilidade de acumulação de placa bacteriana nos locais afectados. Aplicada ao tratamento de recessões gengivais, a cirurgia plástica periodontal permite, com um vasto leque de técnicas ao dispor do clínico, o recobrimento radicular com garantias de bom prognóstico sustentado por evidência científica. Cabe ao profissional de saúde oral, devidamente qualificado, seleccionar de entre as opções de tratamento cirúrgico que dispõe, a melhor forma de tratamento para cada situação que lhe é proposta tendo em conta o tipo de recessão gengival, as características periodontais do indivíduo e as expectativas de cada paciente. Na presente dissertação, apresenta-se uma vasta revisão bibliográfica de todos os assuntos inerentes ao tratamento da recessão gengival e procura-se demonstrar, através da selecção de casos clínicos, abordagens cirúrgicas possíveis para a resolução dos casos apresentados
- Comparing the results among zirconia, titanium-zirconium, and titanium dental implants : a systematic review of randomized controlled trialsPublication . Fernandes, Paulo Rafael Esteves; Fernandes, Gustavo Vicentis de Oliveira; Romanos, GeorgeObjectives: The objective of this systematic review was to compare within the literature if titanium and titanium-zirconium implants show differences, when evaluated soft and hard tissue, compared to zirconia implants. Material and methods: The searches were electronically performed (PubMed and Web of Science) and by hand, in October 2020, to identify randomized controlled trials comparing either zirconia implants with titanium or titaniumzirconia implants. The focused question was determined according to PICOT strategy. Results: A total of 7 studies were included from a total of 202 articles initially found, which 4 of them were duplicates and 198 titles were screened and 191 of them excluded. The follow-up periods ranged from 12 months to 80 months and the mean age from 43.3 to 65.8. The survival rate for titanium implants ranged from 92.6% to 100% and for titanium-zirconium implants from 95.8% to 100%, whereas zirconia implants ranged from 87.5% to 91.25%. The mean marginal bone loss for titanium implants ranged from -1.17mm to -0.125mm, for titaniumzirconium implants from -0.6mm to -0.32mm, and for zirconia implants from - 0.25mm to -1.38mm. Regarding mucositis and peri-implantitis, the studies showed little incidence. For bleeding on probing, it was evaluated for zirconia implants a 16.43%, while for titanium implants ranged between 10% and 20% and for titanium-zirconium implants 10% to 13.8%. Probing-in-depth for titanium implants ranged from 1.6mm to 3.05mm, for zirconia implants ranged from 2.21mm to 2.6mm and for titanium-zirconium evaluated probing in depth recording 3.12mm. Regarding the diameters of implants, all types were used (narrow, regular, and wide). Conclusion: All three types of implants showed similar soft and hard tissue response and behavior, except for the survival rate involving the zirconia implants, which had the lowest value.
- Comportamento mecânico de soluções anguladas em prótese sobre implantes : estudo pilotoPublication . Oliveira, Ana Catarina Saramago de; Correia, André Ricardo Maia; Araújo, Filipe Miguel Soares Framegas deIntrodução: A reabilitação oral protética fixa pode ser executada com recurso a retentores dentários ou, na sua ausência, utilizando implantes dentários. A existência de limitações anatómicas e morfológicas pode impedir que o implante seja colocado na sua posição protética ideal, dificultando a reabilitação. Devido a essas limitações, podem surgir diversos problemas, como por exemplo, o comprometimento estético associado ao aparecimento do canal de acesso do parafuso em áreas visíveis. Para contornar essa situação, foram desenvolvidas soluções dinâmicas com “angled screw channels” que permitem que o acesso ao canal do parafuso seja feito com recurso a uma chave de aperto multiangular. Materiais e Métodos: Com o intuito de testar o comportamento mecânico de 3 soluções dinâmicas de aparafusamento (BHS30®, UBH30® 4 estrias, UBH30® 6 estrias), foi realizado um estudo laboratorial, que se dividiu em dois ensaios distintos. Num primeiro ensaio, as amostras de cada sistema foram apertadas com o torque recomendado de 30 N.cm, a 0º e a 30º, e foram realizados 10 e 30 ciclos de aperto. Foi igualmente testado um sistema de parafuso não angulado da Neodent® como meio de comparação. No final de cada intervalo de repetições, o parafuso e a chave de aperto foram analisados com recurso a lupas de laboratório com o intuito de analisar a presença de possíveis deformações e alterações de superfície. No segundo ensaio, os mesmos sistemas foram submetidos a um torque progressivo até que ocorreu fratura e/ou deformação de um dos componentes de forma a determinar o valor de torque máximo que estes suportam. Posteriormente, os mesmos foram igualmente analisados com as lupas de laboratório de forma a caracterizar a falha. Resultados: Comparando os valores médios de torque entre o sistema reto e as soluções dinâmicas, não se verificou a existência de diferenças significativas. Por sua vez, comparando os diferentes sistemas dinâmicos, verificou-se que o sistema UBH30® de 4 estrias é aquele que apresenta valores médios de torque mais elevados, sendo também o único sistema que não apresenta variações nos valores de torque entre a angulação de 0º e 30º. O sistema BHS30® é aquele que suporta valores de torque máximo mais elevados. Conclusão: Dentro das limitações deste estudo experimental, verifica-se que estas soluções dinâmicas podem ser consideradas uma opção viável na implantologia, desde que se respeite o comportamento biomecânico dos materiais. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar a sua aplicabilidade clínica e o sucesso das reabilitações protéticas executadas a longo prazo.
- Dique de borracha na diminuição de microrganismos nos aerossóisPublication . Milheiro, André Palma dos Santos Gil Milheiro; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Noites, Rita Brandão de Pinho; Duarte, Ana Sofia Direito dos SantosIntrodução: A utilização do dique de borracha permite uma maior segurança durante a sua utilização numa consulta de medicina dentária, não só ao nível de infeção cruzada, assim como conferir ao médico dentista um campo operatório assético, limpo, seco e com boa visibilidade. Aquando do uso de instrumentos rotatórios, estamos inadvertidamente a formar aerossóis. Com este trabalho pretendeu-se avaliar se o dique de borracha interfere na distribuição de aerossóis bacterianos gerados durante a execução de cavidades de dentisteria ao usar instrumentos rotatórios. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed/MEDLINE, com os seguintes termos: “rubber dam”, “dental dam” e “aerossol contamination”. Posteriormente foi realizada uma avaliação da distribuição de aerossóis produzidos durante a execução de tratamentos de cárie sob a forma de contagens em placas de Petri com meios específicos para bactérias e fungos. Numa fase final do trabalho desenvolvido, identificaram-se isolados clínicos através de sequenciação nucleotídica de modo a analisar-se os microrganismos que podem estar presentes nos aerossóis. Resultados: O número de unidades formadoras de colónias foi superior nos grupos sem utilização do dique de borracha em detrimento de se o utilizar. No operador e no assistente não houve diferença estatisticamente significativa, no tabuleiro com diferença significativa. Após a sequenciação nucleotídica das culturas foram encontrados os seguintes microrganismos: Staphylococcus, Pseudomonas, Micrococcus e Bacillus. Conclusão: É benéfico utilizar-se o dique, assim como outros meios-barreira (bochechos com solução antimicrobiana, luvas, máscara e viseira) de modo a diminuir o risco de contaminação para a equipa clínica, assim como conferir maior segurança ao paciente no tratamento.
- Dispositivos de avanço mandibular no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono : revisão sistemáticaPublication . Caiado, Alexandra Beatriz Lopes; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso da; Silva, Vanessa Maria Barroso dos SantosIntrodução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono consiste num distúrbio respiratório relacionado com o sono, classificado através do Índice de Apneia/Hipopneia. Um dos tratamentos preconizado para as formas leve e moderada desta patologia são os Dispositivos de Avanço Mandibular. O objetivo desta revisão sistemática consiste na avaliação qualitativa da eficácia e dos efeitos adversos dos Dispositivos de Avanço Mandibular no tratamento de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono ao longo do tempo. Materiais e Métodos: Esta revisão sistemática teve como base as guidelines PRISMA. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Cochrane® e Web of Science - MEDLINE®, até 15 de abril de 2021. Dois investigadores realizaram, a seleção dos estudos. A qualidade dos estudos foi avaliada através da checklist de Downs e Black e a concordância entre examinadores foi avaliada através do coeficiente de kappa de Cohen. Resultados: Através da pesquisa foram identificados 2011 artigos. Depois da eliminação dos duplicados e triplicados foi analisado o título de 662 artigos, destes, 339 foram analisados pelo resumo e 62 pela leitura integral. No final, foram elegíveis para análise 16 artigos. Conclusões: Os Dispositivos de Avanço Mandibular aumentam a área das vias aéreas através da deslocação da mandíbula anterior e inferiormente, deslocação do palato mole, da língua e do osso hioide anteriormente e ativação dos músculos masséter e submentonianos. Estes efeitos causam a uma diminuição do Índice de Apneia/Hipopneia, aumento da saturação de oxigénio no sangue e melhoria dos sintomas da Síndroma da Apneia Obstrutiva do Sono, sendo então eficazes no seu tratamento. No entanto, devido à sua colocação intraoral vão causar efeitos secundários que, apesar de não serem considerados contraindicação ao tratamento, não devem ser negligenciados, como a diminuição do trespasse vertical e horizontal, a posição posteroinferior da mandíbula e o desconforto articular.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »