Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
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- O Balanced Scorecard como instrumento de gestão estratégica : contributos para a sua implementação numa indústria de plásticosPublication . Amaral, António Aurélio Borges do; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaO Balanced Scorecard tem vindo a constituir-se como um novo sistema de gestão estratégica das organizações, consubstanciando também a avaliação do seu desempenho global e baseando-se não só em indicadores financeiros, como também em indicadores não financeiros. Tendo sido desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton, desde o início da década de 90 que tem vindo a merecer a atenção de muitos académicos e gestores, no sentido de ser definida e aperfeiçoada a melhor forma para a sua correta elaboração e implementação. Não obstante a sua vocação inicial para a medição do desempenho de organizações, em princípio estruturalmente bem definidas e de grande dimensão (o conceito foi conhecido com o aparecimento do primeiro artigo The Balanced Scorecard – Measures that Drive Performance), tem-se vindo a verificar uma tentativa da sua aplicação mais ou menos generalizada, nos mais variados sectores de atividade, em áreas geográficas diversas e em organizações da mais diferenciada dimensão. Acompanhando as mudanças que têm ocorrido no mundo, nas organizações e no contexto global em que exercem as suas atividades, esta metodologia foi também evoluindo no tempo, transformando-se gradualmente num sistema de gestão estratégica das organizações, por facilitar a compreensão e comunicação da missão e das estratégias organizacionais e a sua ligação à visão e aos objetivos perspetivados. Esta metodologia está assim suportada num conjunto de objetivos, ditos estratégicos, relacionados entre si através de ligações de causa-efeito e definidos para cada uma das dimensões chave da organização (financeira, de clientes, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento) – o mapa estratégico – e num conjunto de indicadores-chave metas e iniciativas ou ações definidas e associadas a cada um desses objetivos. Por ter evoluído para uma ferramenta de implementação global, obviamente que a aplicação e execução desta metodologia tem vindo a suscitar e impor mudanças nas organizações, fundamentalmente mudanças de cariz comportamental, a todos os níveis das respetivas estruturas, desde a gestão de topo até aos postos de trabalho individuais. Na segunda parte do presente trabalho pretende-se definir os condicionalismos, os conceitos, as regras e os modelos que possibilitaram o início da implementação do Balanced Scorecard num universo empresarial ligado ao sector dos plásticos, perspetivando a sua utilização como uma nova metodologia de gestão, que possibilite monitorizar e operacionalizar a medição do desempenho, a estratégia e a tomada de decisões, numa ótica de curto, médio e longo prazos. Fazendo parte de um importante conjunto de empresas da mesma área de negócios, a unidade em análise e estudo, de cariz marcadamente familiar, tem vindo a beneficiar de índices de crescimento bastante consideráveis e muito acima do normal, tanto no seu setor de atividade como no próprio país, fruto do dinamismo, visão e opções tomadas pelos seus líderes, muito focados no engrandecimento da empresa e na criação de riqueza para todos os seus stakeholders. É neste enquadramento que se pretende, através da implementação desta metodologia e/ou ferramenta de gestão, poder testar a sua aplicabilidade e adequação à empresa com o perfil referido, que, tendo já ultrapassado o estatuto de pequena e média empresa, carece hoje de instrumentos mais consentâneos com a sua atual dimensão e importância, tanto na vertente nacional como, principalmente, na vertente internacional, para a qual tem vindo a manifestar uma propensão de crescimento contínuo. Os seus líderes sempre estiveram e continuam muito focados num desiderato de crescimento o mais global possível, com particular enfoque nos países europeus, pelo que a sua estratégia de expansão da atividade e dos negócios nesses mercados consubstancia a orientação visionária que tem sido dada à empresa como seu referencial estratégico a perseguir. Por tudo isso, tanto a análise, como a formulação, como a implementação e a avaliação estratégicas têm que ser e estar na primeira linha de preocupação de toda a estrutura da empresa, desde logo os seus gestores de topo e os seus gestores e responsáveis intermédios, cujo envolvimento e capacidade de resposta ao desafio visionário se pretende testar e avaliar com a implementação do Balanced Scorecard. Em resumo, o que se pretende avaliar é a aplicabilidade desta metodologia e aferir a correta definição e alinhamento com a estratégia da empresa, tomando em consideração o seu posicionamento competitivo atual e futuro, a sua visão estratégica, no sentido de continuar a crescer e a gerar valor, satisfazendo em pleno os seus acionistas e os seus clientes, com o contributo que a adaptação e a melhoria dos seus processos internos e a satisfação e competência dos seus colaboradores possam trazer e potenciar.
- BPO : Business Process Outsourcing, vantagem competitiva na gestão empresarial moderna?Publication . Naia, Miguel Bruno Cardoso Teixeira Freitas da; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaCom o aumento da competitividade o BPO – Business Process Outsourcing assume um papel cada vez mais crucial nas organizações. O aumento da produtividade, a melhoria do desempenho e a qualidade de serviço são, cada vez mais, fatores vitais que determinam o sucesso das organizações O BPO – Business Process Outsourcing evoluiu muito nos últimos anos, tornou-se crucial e fundamental para as organizações. Atualmente, as organizações enfrentam diariamente inúmeros desafios que obrigam a uma escolha criteriosa de estratégias para os superar e para a obtenção dos resultados pretendidos. Neste contexto, surge o BPO – Business Process Outsourcing, que se apresenta como uma componente na tomada de decisão estratégica e como uma forma muito importante para incrementar a qualidade e a eficiência nas várias atividades das organizações. Poderemos facilmente concluir que o outsourcing é uma inevitabilidade virtual. Será sempre um recurso de gestão que irá permitir aos executivos das organizações determinar o quanto podem beneficiar com a sua inclusão. O BPO – Business Process Outsourcing poderá acarretar riscos para as organizações, mas sejamos realistas e objetivos, todas as medidas de potencial elevado o encerram; não sendo assim óbvio que este interesse por este outsourcing diminua. Posto isto, verifica-se que esta estratégia tende a ganhar cada vez mais espaço, abrindo assim as portas de entrada para a revolução do Business Process Outsourcing. O state of the art da investigação efetuada para a elaboração deste relatório pressupôs a análise da revisão da literatura existente sobre o tema ″Business Process Outsourcing″. O estudo foi realizado com base à análise do artigo “Business Process Outsourcing studies: a critical review and research directions”, Lacity et al (2011). As organizações estão a aumentar as fontes de recrutamento externas de processos de gestão, sendo esta prática conhecida por Business Process Outsourcing (BPO). O negócio atual ascende a 279 biliões de dólares e pespetiva-se um crescimento anual em cerca de 25%. Conclui-se que o BPO – Business Process Outsourcing é uma vantagem competitiva da Gestão Empresarial moderna, com a qual se obtém a redução de custos fixos, a otimização dos tempos de resposta ao cliente, economias de escala, bem como a possibilidade da subcontratação destes processos não críticos da organização a fornecedores especializados. Sobre o que determina as decisões de BPO, obteve-se uma evidência clara e consistente. As organizações pretendem reduzir os custos, para se poderem concentrar nas suas capacidades essenciais ou processos críticos. Pretende-se obter desses fornecedores/ prestadores de serviços as capacidades e os conhecimentos, para melhorar os seus processos de negócios, com a redução dos prazos de entrega e acima de tudo a obtenção de economias de escala, tendo em vista a maximização do lucro. Obteve-se uma clara evidência de que as organizações são menos propensas a contratar processos de negócios que têm altos níveis de complexidade ou envolvam processos críticos do seu negócio. Para concretizar este relatório apresentei uma situação profissionalmente significativa associada ao tema escolhido, BPO – Business Process Outsourcing, ocorrida durante a minha vida profissional. Neste capítulo será feita uma resenha histórica da organização, assim como uma descrição das atividades, áreas de negócio e organização do Banco Carregosa, bem como um enquadramento relativamente ao seu futuro enquanto organização. É caraterizado o sistema de garantias utilizado pelo Banco Carregosa, para a gestão de risco aplicados aos contratos de opções sobre futuros internacionais. São também apresentadas simulações de potenciais situações de mercado sobre as quais foram aplicados os trâmites legais no sentido de calcular a perda máxima potencial. Para a realização deste relatório houve o recurso às Tecnologias da Informação(TI), para procura de informação em diversas bases de dados, sendo utilizadas para a pesquisa as seguintes palavras-chave/ key words: business process outsourcing, risks and benefits of business process outsourcing, perceived benefits of business process outsourcing, outsourcing, process management, risk-benefit concept e information technology outsourcing.
- Competir sobre a égide da ética e responsabilidade socialPublication . Machado, Carlos Gomes Puresa; Lopes, AlbinoEsta dissertação de mestrado teve como objetivos verificar as reais motivações para a competitividade nas empresas, tendo em conta as seguintes dimensões: preocupação; comunicação; consenso; compromisso; controlo; criatividade; contribuição e cooperação, bem como averiguar se as variáveis independentes (idade, área de residência, cargo na empresa, vínculo contratual, número de pessoas que trabalham na empresa, nível de escolaridade) influenciam na perceção que os sujeitos da amostra têm acerca do modelo de cultura empresarial para a competitividade. Optámos por um estudo de natureza quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 93 colaboradores de várias empresas, situadas, geograficamente, nas zonas norte, centro e sul do país. Os resultados obtidos sugeriram que as empresas, onde os sujeitos da amostra exercem, demonstraram que, num cômputo geral, promovem reais motivações para a competitividade da empresa, tendo em conta: a preocupação, a comunicação, o consenso, o compromisso, o controlo, a criatividade, a contribuição e a cooperação. Assim sendo, poder-se-á dizer que estas empresas têm em conta a responsabilidade social visando uma maior competitividade. A análise inferencial dos resultados demonstrou que o cargo que exerce e o número de pessoas que trabalham foram as únicas variáveis a influenciar a perceção dos sujeitos da amostra em relação ao Modelo de Cultura Empresarial para a Competitividade, resultando na aceitação das hipóteses inicialmente formuladas.
- O contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivasPublication . Macário, Christelle Almeida; Ribeiro, Célia dos PrazeresNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Com isso surgiu a necessidade de verificar a utilização do empowerment como uma ferramenta de poder e, consequentemente o comprometimento com a organização. A questão de investigação deste estudo prende-se em verificar o contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra composta por 205 participantes pertencentes a três organizações com a mesma dimensão (média), no setor industrial. Foi aplicado um questionário, onde a primeira parte é destinada a analisar os dados sociodemográficos, e outra destinada a medir o empowerment psicológico e o comprometimento organizacional através de duas escalas (Spreitzer, 1995; Rego & Souto, 2002, 2004). Os resultados permitem verificar a relação positiva destas duas variáveis e o impacto das características sociodemográficas e profissionais dos colaboradores nas três organizações, em função de quatro dimensões: significado, competência, autodeterminação e impacto, no caso do empowerment psicológico e, três dimensões no caso do comprometimento organizacional: afetivo, instrumental e normativo. Efetivamente, as dimensões das duas variáveis apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o comprometimento e sobre o empowerment psicológico. Em síntese, em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas duas variáveis constituem um contributo significativo para as organizações positivas, dado que serão ferramentas essenciais para o sucesso das mesmas e para a satisfação dos seus elementos.
- O contributo do endomarketing e da comunicação interna para a motivação do cliente internoPublication . Fortuna, Ana Margarida Ribeiro; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ribeiro, Célia dos PrazeresCom a globalização e o aumento de competitividade entre as organizações, o papel do colaborador alterou-se. Reconheceu-se a sua importância para o sucesso da organização e passou a ser fundamental o seu bem-estar, assim como a sua motivação e o seu comprometimento para com a organização. Desta forma, torna-se necessário compreender o que motiva os colaboradores e como faze-lo corretamente para que seja benéfico para a organização e para o próprio colaborador. Assim, este estudo como principal objetivo conhecer a relação entre endomarketing, comunicação interna e a motivação do cliente interno. A investigação caracteriza-se como exploratória, quantitativa, descritiva-correlacional, transversal e não experimental. Foi elaborado um instrumento para a recolha de dados constituído por três escalas, de modo a averiguar a relação entre as três variáveis: endomarketing, comunicação interna e motivação. Este foi enviado para várias organizações de diferentes zonas do país e de diferentes ramos de atividade e foi possível construir uma amostra aleatória com 145 participantes. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe uma relação positiva entre o endomarketing e a motivação, ou seja, à medida que os fatores da escala de endomarketing aumentam, bem como a comunicação interna, a motivação dos colaboradores também aumenta. Isto é, todas as variáveis têm uma relação positiva entre si, confirmando assim as hipóteses em estudo. Podemos, assim, considerar que a comunicação interna potencia o desenvolvimento do endomarketing, que por sua vez contribui de forma positiva e significativa para a motivação do cliente interno, permitindo concluir que o endomarketing e a comunicação interna potenciam a motivação do cliente interno.
- Crise económica na vida familiar dos militares das Forças Armadas PortuguesasPublication . Couto, Sandra Cristina Nogueira Castro; Pereira, PauloA sociedade Portuguesa construiu-se através de conquistas militares, e mantem-se através de famílias, sejam elas como forem. Nos dias de hoje, tanto as famílias quanto os militares têm sido vítimas da crise económica Portuguesa que, de certa forma, os influenciou. Com este trabalho temos por objetivo expor a crise económica portuguesa e a sua influência na vida familiar dos militares pertencentes à brigada de intervenção rápida do exército. Para tal será abordada a crise económica de forma global e mais especificamente a crise económica portuguesa. De forma a enquadrar o tema escolhido será igualmente abordada a família nas suas diversas formas e a relação desta com o trabalho e a crise económica portuguesa. A entrada do FMI em Portugal, pela terceira vez, levou a cortes orçamentais, sendo que dentro dos mais prejudicados se encontram as Forças Armadas Portuguesas. Dada a ligação entre estes fatores, apresenta-se neste estudo uma análise sobre de que forma, e se, a crise económica influenciou a vida familiar dos militares pertencentes a Brigada de Intervenção Rápida do Exército. Através desta análise realizada, podemos concluir que, a crise económica não registou uma grande influência na vida familiar dos militares inquiridos, visto ter sido indicada por poucos como fator condicionante nas suas escolhas.
- Desempenho e liderança da Direção de Finanças de Viseu nos anos de 2010 e 2011Publication . Cardina, João Gamboa; Pereira, PauloAs organizações estão presentes diariamente e surgem nas suas diversas facetas, quer sejam de natureza pública ou privada, fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços. Em épocas de mudança e instabilidade e à medida que o ambiente se torna mais turbulento, maior é a necessidade de opções diferentes e definição de estratégias claras. A liderança, em elevado ritmo de transformação que carateriza a sociedade e a economia contemporânea, tem oportunidades singulares, mas também desafios muito exigentes. O líder necessita de pensar e ver a organização no seu todo. Isto envolve a análise do ambiente externo, do ambiente interno, e dos seus próprios recursos, exigindo decisões e atitudes que influenciarão fortemente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob a sua orientação. O estudo efetuado contempla estas realidades e encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira de maior dimensão, carateriza-se o enquadramento e âmbito do desempenho da Direção de Finanças de Viseu, a liderança no plano teórico e exercida no terreno, os serviços multicanal nas interações entre a organização e os cidadãos, as reformas fiscais mais recentes, as sugestões para o melhoramento do sistema fiscal e diminuição da fraude e evasão fiscais. A segunda parte respeita à análise de doze inquéritos de perguntas abertas, tratamento e discussão dos resultados obtidos. Na seleção da amostra, foi utilizado o método de amostragem dirigida e tinha por base auscultar opiniões de stakeholders sobre os sete objetivos definidos e respeitantes a assuntos abordados no trabalho.
- Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancáriaPublication . Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos; Melão, Nuno Filipe RosaO setor financeiro está coberto de agências bancárias que competem entre si. Estas Instituições Bancárias prestam todo o tipo de serviços financeiros independentemente do tipo de cliente. Os clientes podem recorrer aos serviços interagindo fisicamente ou, pelos métodos mais recentemente proporcionados por estas instituições, os serviços multi-canal. A tecnologia e a informação assumem um papel fulcral para a evolução do setor financeiro, pois com a disponibilização dos serviços pelos novos canais, permitem a todo o momento acesso ao Banco pelo cliente. A deslocação ao Banco foi ultrapassada pelo crescimento e evolução dos serviços prestados na internet, e pela evolução tecnológica. Os serviços assumem cada vez mais importância nas relações entre as empresas e os seus clientes. No contexto de constante transformação na tecnologia, a prestação de um serviço é vista numa perspetiva multi-canal, propondo ao cliente o pressuposto de optar, pelo canal físico ou canal virtual, o que lhe proporciona uma melhor experiência. Esta dissertação visa, num primeiro momento o estudo e caraterização dos serviços multi-canal: canal físico e canal virtual. Neste contexto, ambiciona-se obter um entendimento relacional entre organização, cliente, e os serviços prestados nos diferentes canais. Num segundo momento foi efetuado um estudo a um Banco de referência em Portugal, com o objetivo de perceber como este se prepara tecnologicamente e internamente mediante os serviços bancários disponibilizados nos canais físicos e virtuais.
- A educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a adesão às atividades de autocuidadoPublication . Salvado, Susana Sequeira; Pereira, PauloA diabetes mellitus (DM) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial, não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. No entanto, uma grande percentagem da mortalidade associada à diabetes pode ser prevenida através da normalização dos níveis de glicemia. A educação na diabetes é o pilar fundamental no tratamento desta patologia, pois os doentes diabéticos, com a ajuda dos profissionais de saúde, devem executar um complexo plano de ações de forma a desenvolver habilidades de autocuidado. O objetivo principal deste trabalho foi explicar a importância da educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a sua adesão às atividades de autocuidado. Para tal foi realizado um estudo transversal de natureza exploratório-descritivo, com uma metodologia de caráter quantitativo. Para a recolha de dados foram utilizados dois questionários: um questionário para caraterização sociodemográfica, formação na diabetes e antecedentes pessoais; e outro questionário para a avaliação das atividades de autocuidado com a diabetes, tendo sido traduzido e adaptado para português por Bastos Severo & Lopes (2007). A amostra foi constituída por 100 indivíduos com diabetes tipo 2, pertencentes às freguesias de Atalaia do Campo, Castelo Novo, Póvoa de Atalaia e Soalheira. Os resultados obtidos com a realização deste trabalho demonstram que a formação na diabetes é importante para a adesão às atividades de autocuidado no diabético tipo 2, pois, no estudo efetuado, 51,8% da média de adesão às atividades de autocuidado na DM tipo 2 foi explicada pela formação que o inquirido referia apresentar em relação à diabetes.
- Empowerment estructural : potenciando la capacidad innovadora de las organizacionesPublication . Román Olmedo, José Milciades; Ribeiro, Célia dos PrazeresLas empresas u organizaciones tienen un elemento común: todas están constituidas por personas que constituyen su capital humano, su energía vital, su capacidad de transformarlo todo. Los medios técnicos y las infraestructuras son importantes, pero en definitiva son las personas quienes llevan a cabo los avances y cambios a favor de las organizaciones para adaptarse a su entorno y volverse competitivas. El contexto actual globalizado a nivel de economía, tecnología, mercado y recursos humanos, altamente competitivo, no ha hecho más que reforzar el valor de las personas, convirtiéndolas en el elemento que, estando motivadas, empoderadas y bajo un liderazgo dinamizador, es capaz de potenciar la capacidad innovadora de las empresas. Ahí es donde nace el empowerment, como una herramienta capaz de liberar el poder de las personas convirtiéndolas en socias de la organización. El objetivo fundamental de este trabajo de investigación es identificar el nivel de empowerment estructural en colaboradores pertenecientes a empresas con características innovadoras. Se diseñó un estudio de carácter exploratorio, descriptivo y correlacional con la utilización de métodos de investigación cuantitativa. Fueron aplicados dos cuestionarios, uno destinado a caracterizar el nivel de innovación de las empresas (Test de Innovación Empresarial ICT) y otro respecto al empowerment estructural (CWEQ-II). La muestra está constituida por 90 colaboradores de empresas calificadas con características innovadoras, pertenecientes al distrito de Viseu, Portugal. Los resultados permiten verificar el impacto del empowerment estructural en las características sociodemográficas y profesionales de los colaboradores en las tres empresas consideradas como innovadoras, en función a cuatro dimensiones: oportunidad, información, apoyo y recursos. Efectivamente, estas cuatro dimensiones presentaron relaciones significativas entre sí y contribuyen positivamente a la percepción de los colaboradores sobre el empowerment estructural. Se verificó también que los colaboradores que tienen menor experiencia profesional y menos tiempo de trabajo en las empresas presentan un mayor nivel de empowerment estructural.