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- Desenho e controlo de serviços multicanal : estudo caso de uma instituição bancáriaPublication . Ferreira, Telmo Ricardo dos Santos; Melão, Nuno Filipe RosaO setor financeiro está coberto de agências bancárias que competem entre si. Estas Instituições Bancárias prestam todo o tipo de serviços financeiros independentemente do tipo de cliente. Os clientes podem recorrer aos serviços interagindo fisicamente ou, pelos métodos mais recentemente proporcionados por estas instituições, os serviços multi-canal. A tecnologia e a informação assumem um papel fulcral para a evolução do setor financeiro, pois com a disponibilização dos serviços pelos novos canais, permitem a todo o momento acesso ao Banco pelo cliente. A deslocação ao Banco foi ultrapassada pelo crescimento e evolução dos serviços prestados na internet, e pela evolução tecnológica. Os serviços assumem cada vez mais importância nas relações entre as empresas e os seus clientes. No contexto de constante transformação na tecnologia, a prestação de um serviço é vista numa perspetiva multi-canal, propondo ao cliente o pressuposto de optar, pelo canal físico ou canal virtual, o que lhe proporciona uma melhor experiência. Esta dissertação visa, num primeiro momento o estudo e caraterização dos serviços multi-canal: canal físico e canal virtual. Neste contexto, ambiciona-se obter um entendimento relacional entre organização, cliente, e os serviços prestados nos diferentes canais. Num segundo momento foi efetuado um estudo a um Banco de referência em Portugal, com o objetivo de perceber como este se prepara tecnologicamente e internamente mediante os serviços bancários disponibilizados nos canais físicos e virtuais.
- A compreensão auditiva na aula de ELE com recurso ao vídeoPublication . Paredes, Ângela Maria Fernandes de Azevedo; Sueiro Justel, JoaquínNestes últimos anos, tem vindo a consolidar-se o conceito de enfoque comunicativo no ensino das línguas estrangeiras, cujo principal objetivo é o desenvolvimento da competência comunicativa (linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica) que supõe também a integração em aula da componente cultural. Tendo por base os pressupostos deste enfoque comunicativo, em que o processamento da linguagem para a comunicação é a melhor forma de processamento da língua para a sua aquisição, os materiais audiovisuais surgem como um bom catalisador de tarefas autênticas que promovem a compreensão, negociação, produção, automatização e a interação na língua-alvo. Desta forma, o vídeo foi-se incorporando gradativamente nas aulas de L2, corroborando a rentabilidade e as várias possibilidades que oferece no momento de ensinar uma língua estrangeira. Da diversidade de formas existentes de recursos audiovisuais que podem ser utilizados nas aulas de ELE, optamos pela aplicação didática do vídeo que, por ser promotor de motivação e pela sua variabilidade, gera atividades dinâmicas fulcrais para captar a atenção dos alunos e desenvolver a eficácia e a efetividade da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as diferentes formas de trabalhar na sala de aula a compreensão auditiva, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece para abordar esta atividade de língua. Almeja-se, pois, confirmar as premissas de que o uso do vídeo pode formar “oyentes competentes” e motivar os alunos para a participação oral. Assim, neste relatório dá-se conta da reflexão feita em torno do treino da compreensão auditiva na aula de Espanhol, durante o estágio pedagógico, e são propostas algumas estratégias e atividades para o incremento desta competência nas Línguas Estrangeiras (Espanhol) por meio do uso do vídeo.
- International taxation of hydrocarbon transportation pipelinesPublication . Araújo, Francisco Gaspar de; Nogueira, João Félix Pinto
- A componente sociocultural nas aulas de ELE : um estudo de caso, em Barcelos, com alunos do 11º anoPublication . Fernandes, Sílvia Cristina; Sueiro, JoaquinNo processo de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras sabe-se hoje da importância de lecionar a competência linguística em paralelo com a competência sociocultural. Está comprovado que para comunicar de forma adequada e eficaz é extremamente importante conhecer a cultura dos países da L2. Chegou o momento de colocar de lado as ideias mais estruturalistas que orientam o ensino de línguas para a gramática e para a aquisição de vocabulário. Com este trabalho pretende-se realizar um estudo de caso, numa escola de Barcelos, alunos do secundário, nível A2, sobre a importância do ensino de aspetos socioculturais (atitudes e valores) nas aulas de ELE. As atitudes e os valores como orientadores do comportamento dos jovens, no contexto de sala de aula, que um dia se pretende que sejam adultos conscientes da multiculturalidade dos povos e da sua singularidade. O processo de ensino aprendizagem de segundas línguas deve ter por base uma abordagem intercultural entre os povos, tendo sempre como ponto de partida a identidade cultural dos alunos e de cada ser humano, para posteriormente identificar caraterísticas multiculturais de diferentes povos hispano-falantes. Relativamente à estrutura deste trabalho a primeira parte do relatório apresenta a evolução do termo cultura até aos nossos dias, as diferentes competências no ensino de línguas, os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras. A segunda parte refere-se ao processo metodológico, apresentação do estudo de caso, análise de resultados e respetivas conclusões.
- Recurso de amparo : um instituto fundamentalPublication . Correia, Ricardo Jorge da Ascenção Lopes; Novais, António Jorge Pina dos Reis
- Transacções de acções : o impacto da dedutibilidade do IVA na esfera das empresas operacionaisPublication . Almeida, Carolina Antunes Nery de; Martins, Alexandra Felicidade Machado Coelho
- A banda desenhada enquanto recurso didático na aprendizagem do espanhol-língua estrangeiraPublication . Gonçalves, Maria Cristina da Silva; Justel, Joaquín SueiroEste relatório final apresenta um projeto desenvolvido num contexto real de aprendizagem da língua espanhola, nível A1. Trata-se de alunos do sétimo ano, com idades compreendidas entre 12 e 13 anos, inseridos no Agrupamento de escolas de Muralhas do Minho, em Valença. Na minha opinião, ainda que já não se recorra a este instrumento, a banda desenhada continua a ser um meio de comunicação e um veiculo de narração gráfica muito interessante capaz de motivar os discentes, graças ao seu carácter lúdico, às suas imagens sugestivas e à sua fácil leitura. Inclusive, a banda desenhada pode ser uma ferramenta útil na hora de estimular a imaginação, facilitar a aprendizagem de vocabulário novo, trabalhar em grupo ou, simplesmente, facilitar a aquisição de novos conceitos. Este estudo partiu da pergunta: A banda desenhada é um recurso didático útil e facilitador da aprendizagem do espanhol, língua estrangeira? Como metodologia prática, desenvolveu-se um estudo de caso, para o qual foram selecionadas algumas tiras, tendo em conta a programação prevista para o ensino da língua espanhola, como língua estrangeira que permitiram trabalhar tanto conteúdos gramaticais como a compreensão do texto, o vocabulário e a expressão oral, a partir de fichas de trabalho. No início do ano, os alunos responderam a um questionário que ma permitiu conhecer os seus hábitos de trabalho, se gostavam de ler BDs, se conheciam BDs de língua espanhola e quais. O grupo preencheu também, no final de cada aula, a uma ficha de autoavaliação que me ajudou a identificar os conteúdos totalmente ou parcialmente adquiridos e as dificuldades que sentiam. Propus-me analisar os dados e comprovar se a BD é um recurso didático vantajoso para a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.