Faculdade de Educação e Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Aliança terapêutica em psicoterapia com crianças e adolescentes : estudo exploratório sobre o impacto de variáveis do clientePublication . Berrueco, David Anthony Johnofre Rodrigues; Dias, Pedro SilvaA aliança terapêutica é um constructo essencial ao processo psicoterapêutico, estando presente em todas as formas de psicoterapia; todavia, poucos estudos nas populações jovens se tem debruçado sobre o impacto que as variáveis do cliente têm na aliança terapêutica. Este estudo avaliou quantitativamente o impacto das variáveis género, idade, diagnostico, prognóstico e número de sessões, na perceção sobre a aliança terapêutica de 40 psicoterapeutas de crianças e adolescentes. A recolha de dados foi efectuada com recurso a um questionario online elaborado pela equipa de investigação e prenchido pelos terapeutas, sendo os dados obtidos sujeitos a analise de testes estatisticos não parametrico. De uma forma geral, o presente estudo verificou o seguinte: A) A perceção dos terapeutas da dimensão Relação da aliança terapêutica aumenta ao longo das sessões. B) Jovens com perturbações de internalização apresentam valores superiores na perceção dos terapeutas da dimensão Tarefas. C) A perceção dos terapeutas da dimensão Objetivos da aliança terapêutica é superior nos clientes do género feminino. D) Os terapeutas percecionam a dimensão Relação da aliança terapêutica superior em jovens com um prognostico favorável. E) Não foi encontrada nenhuma relação entre a idade do cliente e a perceção do terapeuta dos valores da aliança terapêutica.
- Análise da eficácia de um programa de intervenção na cognição social em pessoas com esquizofrenia : estudo de caso múltiploPublication . Moreira, Mariana Pinote; Palha, Filipa de Almeida Santos PachecoNa esquizofrenia, a capacidade de inferir de forma adaptativa os pensamentos e sentimentos dos outros (isto é, cognição social) está fortemente associada com o funcionamento social. O Social Cognition and Interaction Training (SCIT), é um programa de intervenção comportamental cognitivo que visa melhorar a cognição social, com o objetivo de promover o funcionamento psicossocial em pessoas que sofrem de esquizofrenia. O presente estudo de caso múltiplo insere-se no projeto de investigação que tem como objetivo avaliar a eficácia da versão portuguesa do SCIT, e centrar-se na análise da sua eficácia em dois participantes, ao nível da teoria da mente, estilo atribucional e funcionamento social. Os resultados apresentados sugerem melhorias em todos os domínios avaliados, quando conjugada uma análise quantitativa com um olhar qualitativo decorrente da observação das sessões. As limitações do estudo são discutidas e apresentadas sugestões para investigações futuras à luz do potencial do SCIT para a recuperação de doentes com esquizofrenia.
- Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundárioPublication . Santos, Diana Paula Pacheco dos; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo teve como principais objetivos: testar as diferenças entre alunos com Realização Académica (RA) baixa, média e elevada relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes e examinar o impacto da RA, no 2º período, relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes no 3º período. Para tal, foram realizados dois momentos de recolha de dados. No primeiro momento, a amostra foi constituída por 305 alunos e no segundo momento da amostra inicial participaram 186 alunos. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos e frequentavam o ensino secundário. O protocolo de avaliação foi constituído por: uma Ficha de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Autoavaliação para Jovens e a Escala Cognitiva de Ansiedade aos Testes. Os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam uma maior Ansiedade aos Testes do que os alunos com RA elevada e que a RA baixa prediz uma maior Ansiedade aos Testes. Estes resultados sugerem a importância de dotar os alunos de competências que lhes permitam gerir a ansiedade aos testes e de intervir com os alunos com RA baixa precocemente.
- Atitudes acerca do consumo de álcool na gravidez : vozes de uma população ocultaPublication . Hoffmeister, Kerstin; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente estudo exploratório tem como objetivo geral explorar as atitudes (na sua vertente comportamental, cognitiva e emocional) de um grupo de mulheres grávidas acerca do consumo de baixo risco de álcool durante a gravidez. Parece existir uma lacuna na investigação acerca do tema a nível nacional, mas existem estudos internacionais que documentam um conjunto de distúrbios associados a baixos níveis de exposição pré-natal ao álcool. Neste estudo foram realizadas entrevistas a 13 mulheres grávidas, utentes dos cuidados de saúde primários, secundários e/ ou privados, sem problemas ligados ao álcool diagnosticados, partindo de um guião semiestruturado, procedendo-se posteriormente a uma abordagem semi-indutiva dos dados, seguindo uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Da análise do discurso das participantes emergiram como principais resultados da investigação a cessação ou redução do consumo de álcool na gravidez, o consumo pontual de álcool durante a gravidez durante acontecimentos festivos ou em contexto do grupo de amigos, o champanhe como tipo de bebida preferencial, a gravidez como principal motivo para abstinência, e o desconhecimento específico de consequências do consumo de álcool na gravidez. De destacar ainda a total ausência de rastreio no acompanhamento privado, e o rastreio único no início do acompanhamento no contexto dos cuidados de saúde primários, apesar da existência de linhas de orientação nacional no âmbito do consumo de álcool na gravidez. As participantes concordam com as estratégias de prevenção ambiental apresentadas, embora manifestem ter dúvidas quanto à sua capacidade de alterar comportamentos. De realçar o tema da dúvida, transversal a quase todo o discurso das participantes, e ao mesmo tempo o desafio para o desenvolvimento de estratégias de prevenção (universal, seletiva, indicada e ambienta) adaptadas às especificidades e necessidades desta população oculta.
- Avaliação do estado mental em utentes de um projecto de intervenção em crise no uso de substâncias psicoactivasPublication . Rodrigues, Marta Raquel Carneiro; Dias, Pedro; Carvalho, Maria CarmoO presente estudo tem como objectivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção em crise em contextos recreativos, e contribuir para a descrição da sintomatologia de crise desencadeada por estados modificados de consciência. Os objectivos surgiram do facto de a intervenção em contextos recreativos continuar a não ser fruto de um processo de avaliação consistente. O segundo surgiu do facto da literatura não ser unânime ao definir a natureza dos sintomas e as consequências futuras dos estados alterados de consciência. No entanto os resultados do presente estudo não permitem generalizações, mas permitem uma descrição da sintomatologia dos participantes do KC, para um conhecimento mais ajustado do grupo-alvo, ajustando da melhor forma a intervenção. Resumindo o presente estudo contribui para a consolidação do Kosmicare enquanto programa que visa a promoção da saúde e a prevenção da doença em participantes de contextos recreativos. O principal resultado do estudo chega à conclusão que realmente a intervenção teve os efeitos desejados no grupo alvo, ou seja, houve resolução da crise. As diferenças na sintomatologia do pré-teste para o pós-teste foram estatisticamente significativas (p> .05). Respondemos assim ao objectivo principal do estudo que vem contribuir para preencher uma lacuna, pois os programas em contextos recreativos não possuíam um processo de avaliação sistemático e consistente (Akbar, Baldacchino, Cecil, Riglietta, & Sommer, 2011). Assim o estudo veio dar um contributo para o KC, um programa que pretende ser alvo de uma avaliação contundente para se tornar um programa cada vez mais sólido ao nível da promoção da saúde e prevenção da doença.
- Avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica de PortelaPublication . Barros, Diana Marisa de Sousa; Fonseca, António Manuel Godinho daO processo de envelhecimento assume grande destaque, visto que cada vez mais a população está mais envelhecida. De forma a tornar os idosos mais dinâmicos e participativos, tem-se realizado diversos projetos sobre a temática do envelhecimento ativo. É nesta visão que surge o projeto Mais Aldeia Pedagógica de Portela, tendo como objetivo primordial perceber de que forma é que um projeto de cariz comunitário poderá promover a participação dos idosos nas comunidades, assim como diminuir o isolamento, contribuindo para um envelhecimento ativo. Este projeto tinha como missão desenvolver diferentes atividades, promovendo o contacto entre idosos institucionalizados de várias instituições de Bragança e idosos residentes numa aldeia isolada, nomeadamente a aldeia de Portela – Bragança. Como forma de avaliar o impacto deste projeto recorreu-se uma abordagem qualitativa, com uma base exploratória descritiva, onde se realizaram entrevistas semiestruturadas cujo guião foi construído para esse efeito. Este projeto foi constituído por seis participantes (quatro idosos e dois responsáveis pela implementação do projeto). Os principais resultados apontam para uma implementação eficaz deste projeto sendo notório uma diminuição do isolamento, um aumento da participação social e um aumento do bem-estar quer físico, quer psicológico.
- O conceito de bem-estar psicológico em idosos com envelhecimento normalPublication . Costa, Ana Filipa Fazenda Pinto da; Fonseca, António Manuel Godinho daO presente projeto apresenta como objetivo geral a compreensão das perceções de bem-estar em pessoas idosas que apresentam um envelhecimento normal. Relativamente ao procedimento de recolha de dados, foram realizadas 10 entrevistas, contanto com 7 participantes do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 68 e os 80 anos. O guião de entrevista semiestruturado foi o instrumento utilizado, constituído por 14 questões, adaptado ao modelo de Carol Ryff, possibilitando explorar seis dimensões: autonomia, domínio do meio, crescimento pessoal, relações positivas com os outros, objetivos na vida e aceitação de si mesmo. Como principais conclusões, verificou-se que a saúde, o domínio do crescimento pessoal, a aceitação de si e as relações positivas com os outros parecem contribuir para uma maior perceção de bem-estar psicológico. Contudo, o fator idade associado aos estereótipos negativos revela-se o maior obstáculo neste processo. Numa lógica de implicações para a prática, seria fundamental contribuir para a definição de uma ética do cuidado com pessoas mais velhas, desmistificando estereótipos negativos dos próprios e da sociedade.
- Consumo do álcool durante a gravidez : perspetivas de um grupo de enfermeiros face ao fenómenoPublication . Pereira, Ana Paula dos Santos; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins Lobo; Gonçalves, Camila dos SantosO presente estudo exploratório tem como objetivo geral explorar as perspetivas de um grupo de enfermeiros que fazem o acompanhamento de mulheres grávidas acerca do consumo de álcool durante a gravidez. As linhas orientadoras nacionais e internacionais fornecem diretrizes para a prevenção e intervenção neste contexto, e estudos indicam parece existir uma lacuna entre estas diretrizes e os conhecimentos e a prática profissional destes profissionais. Neste estudo foram realizadas sete entrevistas com enfermeiros que acompanham grávidas no âmbito do Sistema Nacional de Saúde acerca do consumo de álcool durante a gravidez, partindo de um guião semiestruturado, procedendo-se posteriormente a uma abordagem semi-indutiva dos dados, seguindo uma metodologia qualitativa. A análise de conteúdo apontou como principais resultados a perspetiva de uma informação reduzida / insuficiente por parte dos próprios entrevistados, bem como informação reduzida / insuficiente por parte dos enfermeiros em geral, da restante equipa de saúde, mulheres grávidas e população em geral, o desconhecimento de unidades de bebida padrão e o desconhecimento de dados atuais sobre o tema. De destacar ainda o total desconhecimento de linhas orientadoras nacionais e internacionais para a prevenção e intervenção neste contexto. Todos os participantes referiram a necessidade de formação complementar sobre o tema.
- Desafios na referenciação para intervenção psicológica em doentes em cuidados paliativos na perspetiva dos médicosPublication . Alves, Cláudia Patrícia Pinto; Veiga, Maria Elisa Pina TomazObjetivo: O presente estudo teve como objetivo conhecer quais os principais desafios no cuidado aos doentes com doença avançada progressiva e seus familiares, valorizados pelos médicos da equipa de Cuidados Paliativos e que aspetos estão a privilegiar quando tomam a decisão de fazer o encaminhamento para intervenção psicológica. Método: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco médicos que constituem uma equipa de cuidados paliativos. A análise de conteúdo foi orientada pelos princípios da Grounded Theory e recorreu ao Software Nvivo11. Resultados: Os participantes identificaram a dependência e a perda do sentido da vida como os principais desafios no cuidado ao doente. Relativamente, aos desafios da família, foi reconhecida a conspiração do silêncio. O tempo disponível para acompanhar o doente e a dificuldade em colaborar com outros profissionais de saúde de outras especialidades foram privilegiados como os principais desafios dos médicos. Quanto aos recursos específicos da equipa para dar resposta a estes desafios, os médicos valorizaram o trabalho em equipa, a comunicação e o facto de a equipa ser interdisciplinar.
- Estudo piloto de implementação do Heroic Imagination Project PortugalPublication . Espírito Santo, Joana de Matos; Barbosa, Mariana ReisO Heroic Imagination Project (HIP), é um projeto internacional que se propõe a combater a indiferença social, promovendo atitudes pró-sociais através da fomentação do heroísmo comum. O projeto foi implementado pela primeira vez em Portugal e o presente estudo piloto tem como objetivo avaliar a sua eficácia ao nível da promoção de atitudes e comportamentos altruístas e pró-sociais nos participantes. A avaliação do HIP compreendeu uma metodologia mista: foi conduzido um estudo experimental, que contou com a participação de um total de 228 estudantes do ensino secundário, distribuídos por um grupo de controlo e um grupo experimental. A eficácia da intervenção foi medida com base na administração de dois instrumentos de autorrelato a ambos os grupos, antes e após a implementação do projeto ao grupo experimental. Tratando-se de uma experiência piloto no contexto português, optou-se por aliar ao estudo quantitativo um estudo qualitativo, que compreendeu a realização de seis grupos de discussão com estudantes do grupo experimental (n=48). Dos resultados destacamos o impacto positivo da intervenção no grupo experimental, ao nível das suas atitudes e comportamentos altruístas, que se apresentaram significativamente superiores às do grupo de controlo após a avaliação dos dados recolhidos na fase de pós-teste. Estes resultados foram corroborados pelos testemunhos obtidos por parte dos participantes nos grupos de discussão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »