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- Género e multimodalidade na aula de ILE : compreender e comentar o texto publicitárioPublication . Morais, Ana Cristina Godinho de Albuquerque Aragão; Casanova, Maria Isabel Ponte Gonçalves SalazarO presente trabalho analisa e avalia a produção escrita dos alunos de licenciatura em Comunicação Social e Cultural na disciplina de Inglês como língua estrangeira (ILE) ao longo de um semestre, através da elaboração e experimentação de materiais que associam a literacia visual (ou multimodal) ao domínio dos géneros da escrita. O objectivo foi descrever e analisar a forma como estes estudantes interpretam os textos multimodais, nomeadamente os anúncios publicitários impressos, e o modo como assimilaram os conteúdos e os recursos didáctico-pedagógicos utilizados. Trata-se de uma investigação em Línguística Aplicada que tem como finalidade a aplicação empírica de duas teorias elaboradas com base na Linguística Sistémico- Funcional de Michael Halliday: a teoria da semiótica social multimodal que sustenta a gramática do design visual (Kress & van Leeuwen, 2006) e a abordagem baseada em género da Escola de Sydney (Rothery, 1996; Martin, 1989; Martin e Rose, 2007, 2008). Se, por um lado, a gramática do design visual respondeu à necessidade de fornecer aos estudantes ferramentas para a interpretação dos recursos semióticos que compõem os textos publicitários utilizados como estímulo à produção escrita, a pedagogia dos géneros orientou a metodologia adoptada para a pedagogia da escrita. Enquadrados na metodologia de investigação-acção em contexto colaborativo, numa primeira fase piloto em 2009/10, contámos com a colaboração de uma colega que leccionou a disciplina nesse ano e, no ano seguinte, em 2010/ 11, com a participação dos três colegas da disciplina que também aceitaram testar o material didáctico. O estudo insere-se no paradigma qualitativo e incide sobre a análise de um pequeno corpus de 9 textos produzidos por três alunos de níveis diferentes (bom, médio e fraco) no contexto de sala de aula ao longo de um semestre em três momentos de avaliação distintos: teste diagnóstico, teste intermédio e teste final. Não sendo de forma alguma representativa, a pequena amostra pretende observar o desenvolvimento da capacidade de escrita em Inglês como língua estrangeira ao longo de um semestre no que diz respeito ao domínio do género em estudo, assim como analisar de que forma os conceitos introduzidos e a discussão sobre a análise dos textos multimodais efectuada na sala de aula transparece nos textos dos alunos. Em última análise, o presente estudo pretende fornecer dados para reflexão sobre a pedagogia da escrita em LE, no sentido de ajudar os estudantes universitários a tornaremse leitores mais críticos e perceptivos dos textos que lêem e escrevem.
- The impact of mindfulness on decision making biasesPublication . Fontoura, Joana Caxaria; Hafenbrack, Andrew CharlesThis dissertation investigates the impact of mindfulness meditation on decision making biases. It was hypothesized that mindfulness would be positively correlated with resisting decision making biases and that an eight-minute mindfulness-inducing recording would effectively decrease biased decision making. These hypotheses were tested in three separate studies: a survey and two experiments. The correlational nature of Study 1 aimed at demonstrating a negative relationship between mindfulness and overconfidence, the endowment effect and hindsight bias. However, empirical support was only found for the relationship between mindfulness and overconfidence. Given such, Study 2 was an experiment that focused on the impact of mindfulness on reducing overconfidence. Surprisingly, the opposite directionality was verified, with results indicating that mindfulness increased confidence levels. Study 3 further explored this angle, by including additional measures of overconfidence and hypothesizing that positive affect could play a role in mediating the relationship between mindfulness and overconfidence. Although mindfulness did increase positive affect, which in its turn increased overconfidence, a main effect linking mindfulness and overconfidence could not be found. All in all, mindfulness and overconfidence are correlated on the trait level but inducing state mindfulness has shown no effect in changing confidence. This could be the case if overconfidence is difficult to influence being it is such an ingrained bias. Keywords: Mindfulness, decision making, biases, overconfidence, endowment effect, hindsight bias, organizational behavior.
- Expansion in the Mozambican market : TECAP’s case : the Farmers HomePublication . Ribeiro, Carla Diana da Cunha; Machado, Joana Pinto Leite CésarThe economic recession and the armed conflicts are holding back the investment and consumption in the Mozambican economy. In that context, we explored how strategies of marketing planning can ensure an efficient expansion of a primary sector firm in Mozambique – The Farmers Home. The present study was developed in the Mozambican business reality, in the TECAP’s Group, particularly in Farmer’s Home subsidiary. The main goal was the restructuration of processes and procedures in an inefficient old company, with a good reputation, but which needs to integrate the new brand and expand geographically throughout the country, risking to lose the commitment with NGO’s investors which nowadays fullysupports the project. This case study of explanatory character was supported by a mix of quantitative and qualitative methods. The quantitative methods used were the research and analysis of historical data of sales as the inquiries made to final consumers and store customers. We used several qualitative data as observation, interviews made to the main customers, big producers and agro dealers, team meetings, company documents of USAID’s project and governmental documents analyses. Afterwards, the results were interpreted and strategies were defined to a marketing plan for the expansion project. Initially, an internal and external analysis of the company was carried out, and later, strategies were developed to mitigate the risk and increase the probability of creating a sustainable project. The geographical expansion project from 1 to 20 stores in 3 rural provinces in 5 years, to avoid the market’s saturation and to accomplish USAID’s goals of financial results, needed to be allied to a widening of the range of products and a rebranding. The main conclusionof this case study was the need to invest essentially in the attraction of customers, in customer loyalty and in the increase of the wallet-share of the current customers. This should be accomplished through a larger and specialised offer to in the agro-pecuary sector, the improvement of the relationship marketing strategy and rebranding.
- As diferenças intergeracionais na conciliação trabalho família : um estudo qualitativoPublication . Silva, Carlota Barroso Ferreira da; Sobral, Ana Filipa dos SantosA presente investigação enquadra-se na análise da problemática da conciliação trabalho-família (work and life balance), abordada a partir da perspetiva das diferentes gerações que integram hoje o mercado de trabalho. O estudo, de carater exploratório, teve como principal objetivo contribuir para o conhecimento das necessidades e/ou dificuldades na conciliação das dimensões profissional e familiar dos participantes, mas sobretudo de se compreender se estas se relacionam com a geração à qual pertencem e qual a sua influência no bem-estar psicológico destes indivíduos. O estudo utiliza métodos qualitativos, nomeadamente, entrevistas de cariz biográfico e histórias de vida dos participantes. Por conseguinte, os dados foram recolhidos numa amostra constituída por doze participantes com diferentes profissões, que foram distribuídos por três grupos geracionais: geração Baby Boomer, Geração X e Geração Y. A análise de conteúdo foi orientada pelos princípios da Grounded Theory. Posto isto, os resultados sugerem a distinção dos conceitos de conflito e enriquecimento trabalho-família relativamente ao bem-estar psicológico, e permitiram especialmente obter a uma visão comparativa entre gerações, que revelaram que as principais diferenças estão relacionadas com fases do ciclo familiar exigentes. Apresentam-se algumas implicações práticas dos resultados obtidos, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
- Oversize packaging and sustainability : the case of ready-to-eat cereals in PortugalPublication . Ribeiro, Teresa Raquel dos Santos; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraPackaging remains an under-researched topic, namely packaging size optimization. Packaging is central to the economic organization of food and to the sustainable companies’ logistics function. This research examines packaging oversizing in the breakfast cereal segment of the Portuguese market, in a study that analyzes a sample of 109 cereal packages. A substantial share of the ready-to-eat breakfast cereal brands analysed presented an excessive amount of package, which means they are oversized. The findings show that a reduction of 20% of package height for all the categories studied is feasible. The consumers’ awareness regarding carton box format oversizing on cereal packages and the consumers’ preferences regarding breakfast cereals is also evaluated. Finally, a reflection on the consequences of the superfluous package and the benefits of reducing the amount of ready-to-eat breakfast packages is presented in the conclusions.
- O eWOM e a sua influência na intenção de compra dos consumidores portugueses : o caso dos amigos no FacebookPublication . Teixeira, Miguel José Dias Ramalho; Andrade, António Manuel Valente deA evolução da internet exponenciou, como demonstrado por vários estudos, a capacidade de influência das comunicações interpessoais sobre produtos ou serviços na intenção de compra dos consumidores. Entre outras plataformas, os websites de redes sociais apresentam-se como possíveis meios ideais para o eWOM, nomeadamente devido à popularidade destes e ausência de anonimato dos utilizadores. Para estudo e compreensão desta realidade, nesta investigação trata-se em particular do website de rede social mais popular, o Facebook. É feita uma análise ao nível individual com o objetivo de identificar os determinantes do eWOM transmitido pela lista de contactos no Facebook que influenciam a intenção de compra dos consumidores portugueses. Foi aplicado o Information Acceptance Model (IACM), que consiste em características da informação e o comportamento do consumidor em relação à informação, tendo este sido estendido para incluir características do emissor. A informação recolhida através de um questionário online a 294 usuários do Facebook foi analisada com recurso à técnica de modelação de equações estruturais baseada no método dos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados revelam que o comportamento do consumidor em relação à informação (necessidades de informação e atitude em relação à informação) tem maior influência na intenção de compra comparativamente às características da informação e da fonte. A qualidade da informação não demonstra efeito sobre a intenção de compra. Adicionalmente, a credibilidade da informação medeia totalmente o efeito da qualidade de informação e credibilidade da fonte na perceção de utilidade da mesma.
- Avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica de PortelaPublication . Barros, Diana Marisa de Sousa; Fonseca, António Manuel Godinho daO processo de envelhecimento assume grande destaque, visto que cada vez mais a população está mais envelhecida. De forma a tornar os idosos mais dinâmicos e participativos, tem-se realizado diversos projetos sobre a temática do envelhecimento ativo. É nesta visão que surge o projeto Mais Aldeia Pedagógica de Portela, tendo como objetivo primordial perceber de que forma é que um projeto de cariz comunitário poderá promover a participação dos idosos nas comunidades, assim como diminuir o isolamento, contribuindo para um envelhecimento ativo. Este projeto tinha como missão desenvolver diferentes atividades, promovendo o contacto entre idosos institucionalizados de várias instituições de Bragança e idosos residentes numa aldeia isolada, nomeadamente a aldeia de Portela – Bragança. Como forma de avaliar o impacto deste projeto recorreu-se uma abordagem qualitativa, com uma base exploratória descritiva, onde se realizaram entrevistas semiestruturadas cujo guião foi construído para esse efeito. Este projeto foi constituído por seis participantes (quatro idosos e dois responsáveis pela implementação do projeto). Os principais resultados apontam para uma implementação eficaz deste projeto sendo notório uma diminuição do isolamento, um aumento da participação social e um aumento do bem-estar quer físico, quer psicológico.
- A influência do contágio emocional na qualidade da resposta empática em alunos de psicologiaPublication . Gonçalves, Mariana Vieira Miranda; Silva, Patrícia Oliveira; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaOs objetivos centrais do presente estudo foram explorar se existem diferenças na qualidade da resposta empática à medida que aumenta o número de anos de formação em Psicologia e analisar a correlação entre o nível de contágio emocional, medido pela frequência cardíaca, e a qualidade da resposta empática, comparando os diferentes níveis de formação em Psicologia. Neste estudo, os participantes (N=56) participaram numa tarefa laboratorial na qual tiveram de escolher o tipo de resposta empática mais adequada perante a visualização de vinhetas em vídeo e preencheram, ainda, um instrumento de autorrelato acerca da sua perceção empática. Os principais resultados apontam para diferenças na qualidade da resposta empática em estudantes de acordo com o nível formação em Psicologia; diferenças na frequência cardíaca de acordo com o nível formação em Psicologia; associação entre algumas dimensões (reatividade interpessoal, qualidade da resposta empática e contágio emocional dos participantes). Conhecendo-se a importância da empatia em contexto terapêutico, para tal, seria essencial o desenvolvimento de experiências formativas adicionais tendo em vista dar atenção à componente relacional que é essencial para o sucesso terapêutico.
- Differences in the perception of young compared to old managersPublication . Grandl, Stefan Alexander; Hafenbrack, Andrew CharlesAge bias research emphasizes systematic cognitive processes which influence the perception towards others automatically. An online survey among 195 U.S.-American employees was conducted to determine whether there is a difference in employee perceptions towards young and old managers. The collected data shows (a) differences in the perception of young compared to old managers. In addition the study examines if (b) the perception of employees from different generations towards their out or in-groups is heterogeneous. The measures included perceptions of employees regarding the employees’ connectedness to an old or young manager. Furthermore the extent of employees age stereotyping (competence/warmth) towards managers was measured. Data was analysed with a GLM test to investigate the differences of the employees’ perceptions Data supported both hypotheses (a) and (b).
- Building successful brands through marketing communications : development of a framework : Parfois case studyPublication . Marques, Emanuela Baltazar; Machado, Joana Pinto Leite CésarNowadays, brand building strategies are crucial. The increase in competition offering similar products, lead to an urge for brands to differentiate themselves and to communicate their message more efficiently. This master’s thesis explored the concept of successful brands and what distinguishes them from average brands. Between the many criteria companies need to accomplish when building a successful brand, this study focuses on the marketing communication strategies and how to apply them so that a correct brand building is possible. Firstly, a more complete knowledge of what successful brands are, as well as how to build them is gathered. Secondly, it was fundamental to understand the importance of marketing communications and integrated marketing communications to build a successful brand. Furthermore, a model of how to build a successful brand through marketing communications is proposed. In this study, we followed the single case study method focusing on the marketing communications sector of an established successful brand that Mojobrands has been working with, Parfois. The proposed model was applied to the brand to test its validity on a practical level. The investigation concluded that the proposed model can be applied in practical situations. Indeed, the conceptual framework can be a practical and simple tool available for companies and agencies to apply to their brands and plan successful marketing communication strategies that will aid them developing successful brands.