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- «Eu sou o pão vivo, o que desceu do céu...» (Jo 6, 51.) : um estudo bíblico-teológico da simbologia do pãoPublication . Forma, Roque Soares; Almendra, Luísa Maria VarelaCom a presente dissertação tentaremos oferecer um estudo de interpretação teológica da simbologia do pão. Estudaremos alguns textos do AT e NT, a partir dos quais será evidente uma progressividade nesta simbologia. Enquanto no AT prevalece um sentido físico do pão, nos textos do NT, a simbologia do pão atinge, na pessoa de Jesus Cristo, uma compreensão e um sentido definito, singular em toda a revelação Bíblica. O pão físico torna-se a própria pessoa de Jesus Cristo, que se oferece como dom e alimento para vida do mundo. A dissertação conta com três capítulos: nos primeiros dois capítulos, apresentaremos e estudaremos algumas referências explícitas do pão no AT e no NT, ao passo que, no terceiro, nos centraremos na pessoa de Cristo que se apresenta verdadeiro pão do céu que vem para dar a vida ao mundo. É nosso objetivo compreender a dimensão teológica do pão, conscientes de que há uma intrínseca relação de reciprocidade entre a simbólica e a realidade em que ela se insere.
- Comunicação de más notícias na pediatriaPublication . Gaspar, Maria Inês; Loureiro, Fernanda
- Caminhos de transformação : o papel do educador social no desenvolvimento pessoal e social do antigo combatentePublication . Silva, Ana Lúcia Rocha da; Camões, Ana Cláudia RodriguesO presente trabalho corresponde a uma dissertação académica intitulada de “Caminhos de Transformação: O papel do Educador Social no Desenvolvimento Pessoal e Social do Antigo Combatente”, conducente à obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação com especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica do Porto na Faculdade de Educação e Psicologia. A Pedagogia Social serve como referencial teórico, enquanto Ciência da Educação que se centra no desenvolvimento humano e social, para entender o papel do Educador Social no processo de Desenvolvimento Pessoal e Social dos Antigos Combatentes. Assim, foram estabelecidos três objetivos principais, que passam por identificar e analisar as instituições de Antigos Combatentes que têm equipas de apoio ao seu desenvolvimento pessoal e social; as práticas sociopedagógicas dessas equipas técnicas junto dos Antigos Combatentes e as perceções dos diferentes atores envolvidos. Do ponto de vista empírico, optou-se por uma metodologia de caracter qualitativa, tendo por base o recurso à pesquisa documental e à inquirição dos atores. Esta abordagem metodológica através de diferentes técnicas e da inquirição de diferentes atores, a diferentes níveis, permitiu cruzar e complementar informações, favorecendo uma análise mais sólida sobre a realidade de intervenção social e sobre as perceções dos diversos envolvidos, conferindo ao estudo uma profundidade analítica que aumentou a validade e a compreensão dos fenómenos observados. Os dados recolhidos e analisados evidenciam e reforçam a relevância da intervenção do Educador Social na vida dos Antigos Combatentes. Este profissional tem a capacidade de oferecer uma intervenção próxima e personalizada, respeitando a individualidade de cada pessoa, e utilizando ferramentas e técnicas fundamentais como a empatia e a escuta ativa, que são cruciais para trabalhar com estas pessoas.
- Educação e inclusão em instituições de ensino superior : o caso das pessoas da comunidade LGBTQIA+Publication . Gonçalves, Carina Manuela Alves; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoO presente trabalho corresponde a uma dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação com especialização em Pedagogia Social, intitulado de “Educação e Inclusão Social no Ensino Superior – O caso das pessoas da comunidade LGBTQIA+”. Em termos teóricos esta dissertação está balizada pelas ciências da educação, em particular pela Pedagogia Social como campo de saber que enquadra a práxis socioeducativa desenvolvida numa lógica de promoção de proximidade e solidariedade social. Em termos empíricos, optou-se por uma estratégia de recolha de dados enquadrada por uma abordagem qualitativa e assente, fundamentalmente, na inquirição direta de atores de modo a perceber em que medida os estudantes do Ensino Superior pertencentes à comunidade LGBTQIA+ encontram condições de acolhimento e inclusão institucional, quais as dificuldades e desafios que enfrentam. Os dados recolhidos e analisados evidenciam que há ainda um muito caminho a percorrer no que diz respeito à inclusão dos estudantes desta comunidade, sugerindo a necessidade de promoção de programas de educação inclusiva de carácter pedagógico e mais direcionados para problemas específicos e concretos das pessoas das comunidades minoritárias, como as que se referem ao caso deste estudo.
- O lugar da educação social no ensino superior : num quadro de promoção de educação inclusivaPublication . Gonçalves, Adriana Filipa Monteiro; Camões, Ana Cláudia Rodrigues; Vaz, Cindy RibeiroO presente trabalho corresponde a uma dissertação académica intitulada “O lugar da Educação Social no Ensino Superior – num quadro de promoção de Educação Inclusiva”, tendo sido elaborada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), para obtenção do grau de mestre. Quando falamos em inclusão, falamos inevitavelmente na igualdade de oportunidades para todos e ao longo de toda a vida, independentemente da condição física da pessoa. Para incluir, não basta integrar, pois é fundamental que não se limitem capacidades e se respeite a dignidade humana. É necessário que todas as pessoas sejam autoras do seu projeto de vida, numa construção autónoma, com rosto e voz. Com esta pesquisa quisemos perceber qual o lugar da Educação Social nas Instituições de Ensino Superior que implementam práticas inclusivas apoiadas por medidas de apoio ao processo de aprendizagem e à inclusão. Assim, do ponto de vista teórico, esta investigação encontra-se balizada pela Pedagogia Social, uma ciência da educação, que se desenvolve nos vários contextos onde a pessoa está inserida, numa lógica de hospitalidade, solidariedade e trabalho social e que procura dar ênfase à aprendizagem ao longo da vida, para todos sem exceção. Do ponto de vista empírico, optamos por uma metodologia de natureza qualitativa, paradigma interpretativo. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados, utilizamos a consulta documental e a inquirição direta de atores, através de entrevistas semiestruturadas. Em termos gerais, foi possível concluir que a Educação Social desempenha um papel fundamental e imprescindível no Ensino Superior, particularmente no que diz respeito à promoção de uma educação inclusiva. As Instituições de Ensino Superior que integram práticas inclusivas que fomentam positivamente a aprendizagem e a inclusão, o que demonstram um compromisso com a igualdade de oportunidades e com a criação de ambientes socioeducativos inclusivos, justos e equitativos.
- A inclusão socioeducativa de crianças e jovens de minorias éticas : o contributo da educação socialPublication . Pereira, Bruna Alexandra Gonçalves; Baptista, Isabel Maria de Carvalho; Vaz, Cindy RibeiroEste trabalho corresponde a uma dissertação académica desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, para obtenção do grau de mestre, intitulada de “A Inclusão Socioeducativa de Crianças e Jovens de Minorias Étnicas – o Contributo da Educação Social”. Do ponto de vista teórico, este trabalho está enquadrado pela Pedagogia Social, enquanto Ciência da Educação que se debruça sobre o estudo das questões da aprendizagem ao longo da vida, numa ótica de solidariedade social. Sendo a escola um dos principais espaços de socialização, no qual as crianças e jovens aprendem a interagir e a conviver, esta tem de estar preparada para acolhê-las e integrá-las tendo em conta a sua cultura e a sua história. Assim, quisemos averiguar qual o contributo da Educação Social na inclusão socioeducativa das crianças e jovens de minorias étnicas no contexto escolar. Do ponto de vista metodológico, e para conduzir esta investigação, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, tendo por base um estudo próximo ao comparativo com recurso à pesquisa documental e à inquirição direta de atores (educadores sociais, psicólogos, animadores socioculturais e assistentes sociais), através de entrevistas semiestruturadas. O estudo permitiu compreender o impacto das intervenções socioeducativas do Educador Social, no que concerne à inclusão das minorias étnicas, sugerindo a necessidade de maior ligação entre a educação escolar e a Pedagogia Social.
- Optimizing strategic communications : internal guidelines for the jewish community of ChilePublication . Orlandini, Ignacia Ventura; Caldeira, Naíde Feijó Müller CajadoChile is home of a thriving Jewish Community, who is organized and whose main mission is to guarantee that Chilean Jews can practice their Judaism in peace. This study explores the communication dynamics of the Jewish Community of Chile, a nonprofit and faith-based organization representing nearly 17,000 Jews in the country. The events in the Middle East that followed October 7th, 2023, have impacted the community’s communication strategies. The research aims to formulate comprehensive internal guidelines tailored to the specific needs of the Jewish Community of Chile, providing a foundation for the development of a strategic communication plan. These guidelines focus on enhancing decision-making processes for communication leaders, promoting rational, strategic thinking, and fostering greater awareness and engagement within the community. Data collection involved a mixed-method approach, combining a questionnaire distributed among community members and in-depth interviews with key stakeholders and community leaders. The findings were analyzed through thematic content analysis and descriptive statistical methods.The results revealed that the Jewish Community of Chile has made significant efforts to manage its communications in a resource-constrained environment, particularly considering the geopolitical crisis. This study underscores the importance of differentiated messaging channels to address diverse internal and external audiences, and the shift towards a Hope-Based Communication approach, which aims to empower and motivate the community. Additionally, the need for clear role delineation between the community and the Israeli Embassy was highlighted, along with the importance of ongoing feedback mechanisms to evaluate communication effectiveness. This research demonstrates that even in times of crisis, maintaining a strategic vision for communication roles within non-profit and faith-based organizations like the Jewish Community of Chile is essential. The internal guidelines proposed in this study are expected to support the community’s communication leaders in navigating both current and future challenges.
- The effectiveness of green bonds in reducing carbon riskPublication . Caria, Mariana Cabral; Venter, ZoëThis study analyses the role of green bonds in mitigating carbon-related risks and supporting environmental growth in the European and US markets. Created approximately two decades ago, green bonds are used to finance environmentally friendly projects and to incentivize companies to adopt sustainable practices. This study uses a variety of models, including the CAPM, three-factor, and five-factor models, to investigate how green bonds affect the firms' cumulative abnormal returns (CARs) during carbon-related events using event studies and regression analysis. The findings show that larger companies with strong ESG ratings better manage risks, whilethose with higher emissions are penalized by the market. Compared to the US, the European market reacts more strongly to carbon risks. While challenges like inconsistent regulations and greenwashing still exist, this thesis highlights the potential of green bonds to support sustainability. By looking at both the benefits and drawbacks of green bonds, it offers practical insights for investors, policymakers, and businesses striving for a low-carbon future.