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A inclusão socioeducativa de crianças e jovens de minorias éticas : o contributo da educação social

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Abstract(s)

Este trabalho corresponde a uma dissertação académica desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, para obtenção do grau de mestre, intitulada de “A Inclusão Socioeducativa de Crianças e Jovens de Minorias Étnicas – o Contributo da Educação Social”. Do ponto de vista teórico, este trabalho está enquadrado pela Pedagogia Social, enquanto Ciência da Educação que se debruça sobre o estudo das questões da aprendizagem ao longo da vida, numa ótica de solidariedade social. Sendo a escola um dos principais espaços de socialização, no qual as crianças e jovens aprendem a interagir e a conviver, esta tem de estar preparada para acolhê-las e integrá-las tendo em conta a sua cultura e a sua história. Assim, quisemos averiguar qual o contributo da Educação Social na inclusão socioeducativa das crianças e jovens de minorias étnicas no contexto escolar. Do ponto de vista metodológico, e para conduzir esta investigação, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, tendo por base um estudo próximo ao comparativo com recurso à pesquisa documental e à inquirição direta de atores (educadores sociais, psicólogos, animadores socioculturais e assistentes sociais), através de entrevistas semiestruturadas. O estudo permitiu compreender o impacto das intervenções socioeducativas do Educador Social, no que concerne à inclusão das minorias étnicas, sugerindo a necessidade de maior ligação entre a educação escolar e a Pedagogia Social.
This work corresponds to an academic dissertation developed as part of the Master's degree course in Educational Sciences, specializing in Social Pedagogy, presented to the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University, to obtain a master's degree, entitled “The Socio-educational Inclusion of Children and Young People from Ethnic Minorities - the Contribution of Social Education”. From a theoretical point of view, this work is framed by Social Pedagogy, as a science of education that focuses on the study of lifelong learning issues, from a social solidarity perspective. Since school is one of the main spaces for socialization, where children and young people learn to interact and live together, it must be prepared to welcome and integrate them, considering their culture and history. We therefore wanted to find out what contribution Social Education makes to the socio-educational inclusion of children and young people from ethnic minorities in the school context. From a methodological point of view, and to carry out this research, a qualitative methodology was used, based on a close comparative study using documentary research and direct questioning of actors (social educators, psychologists, socio-cultural animators and social workers), through semi-structured interviews a. The study made it possible to understand the impact of the socio-educational interventions of the Social Educator, regarding the inclusion of ethnic minorities, suggesting the need for a greater link between school education and Social Pedagogy.

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Pedagogia social Educação social Inclusão socioeducativa Minorias éticas Educadores sociais Social pedagogy Social education Socio-educational inclusion Ethnic minorities Social educators

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