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O lugar da educação social no ensino superior : num quadro de promoção de educação inclusiva

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O presente trabalho corresponde a uma dissertação académica intitulada “O lugar da Educação Social no Ensino Superior – num quadro de promoção de Educação Inclusiva”, tendo sido elaborada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), para obtenção do grau de mestre. Quando falamos em inclusão, falamos inevitavelmente na igualdade de oportunidades para todos e ao longo de toda a vida, independentemente da condição física da pessoa. Para incluir, não basta integrar, pois é fundamental que não se limitem capacidades e se respeite a dignidade humana. É necessário que todas as pessoas sejam autoras do seu projeto de vida, numa construção autónoma, com rosto e voz. Com esta pesquisa quisemos perceber qual o lugar da Educação Social nas Instituições de Ensino Superior que implementam práticas inclusivas apoiadas por medidas de apoio ao processo de aprendizagem e à inclusão. Assim, do ponto de vista teórico, esta investigação encontra-se balizada pela Pedagogia Social, uma ciência da educação, que se desenvolve nos vários contextos onde a pessoa está inserida, numa lógica de hospitalidade, solidariedade e trabalho social e que procura dar ênfase à aprendizagem ao longo da vida, para todos sem exceção. Do ponto de vista empírico, optamos por uma metodologia de natureza qualitativa, paradigma interpretativo. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados, utilizamos a consulta documental e a inquirição direta de atores, através de entrevistas semiestruturadas. Em termos gerais, foi possível concluir que a Educação Social desempenha um papel fundamental e imprescindível no Ensino Superior, particularmente no que diz respeito à promoção de uma educação inclusiva. As Instituições de Ensino Superior que integram práticas inclusivas que fomentam positivamente a aprendizagem e a inclusão, o que demonstram um compromisso com a igualdade de oportunidades e com a criação de ambientes socioeducativos inclusivos, justos e equitativos.
This work corresponds to an academic dissertation entitled ‘The place of Social Education in Higher Education - within a framework of promoting Inclusive Education’, which was prepared as part of the master’s degree in educational sciences, specializing in Social Pedagogy, presented to the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University (FEP-UCP), to obtain a master's degree. When we talk about inclusion, we are inevitably talking about equal opportunities for everyone throughout their lives, regardless of their physical condition. To include, it is not enough to integrate, because it is essential not to limit abilities and to respect human dignity. Everyone needs to be the author of their life project, in an autonomous construction, with a face and a voice. With this research we wanted to understand the place of Social Education in Higher Education Institutions that implement inclusive practices supported by measures to support the learning process and inclusion. Thus, from a theoretical point of view, this research is guided by Social Pedagogy, a science of education, which is developed in the various contexts where the person is inserted, in a logic of hospitality, solidarity and social work and which seeks to emphasize lifelong learning, for everyone without exception. From an empirical point of view, we opted for a qualitative methodology, with an interpretive paradigm. About data collection instruments, we used documentary consultation and direct enquiry of actors through semi-structured interviews. In general terms, it was possible to conclude that Social Education plays a fundamental and essential role in Higher Education, particularly in terms of promoting inclusive education. Higher education institutions that integrate inclusive practices that positively foster learning and inclusion demonstrate a commitment to equal opportunities and the creation of inclusive, fair and equitable socio-educational environments.

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Educação social Pedagogia social Educação inclusiva Ensino superior Educador social Social education Social pedagogy Inclusive education Higher education Social educator

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