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- Impacto de percursos educativos na infância na adaptabilidade de carreira : um estudo retrospetivo com jovens de diferentes níveis socioeconómicosPublication . Silva, Inês de Jesus Oliveira Paiva da; Oliveira, Íris MartinsA adaptabilidade de carreira é uma metacompetência que se desenvolve desde a infância. Porém, tem sido maioritariamente estudada na adolescência e vida adulta, sendo ainda necessária investigação que atenda ao impacto de experiências na infância e níveis socioeconómicos. Reconhecendo a importância dos contextos educativos, este estudo analisa a influência da frequência da Creche e/ou Educação Pré-Escolar na adaptabilidade de carreira de jovens do 9.º e 12.º anos de escolaridade de diferentes níveis socioeconómicos. Participaram 271 jovens, com idades entre 13 e 20 anos (M = 15.46), tendo 86 (31.7%) frequentado Creche e Educação Pré-Escolar e 185 (68.3%) frequentado apenas Educação Pré-Escolar. Recolheram-se dados com um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Académica, e a Escala de Adaptabilidade de Carreira. Resultados de análises de variância sugerem que jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação e Curiosidade, do que jovens que frequentaram Educação Pré-Escolar. Entre jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar, os de nível socioeconómico médio-baixo apresentam níveis mais elevados de adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação e Curiosidade, do que os de níveis baixo e médioalto. Entre os participantes que apenas frequentaram Educação Pré-Escolar, os de níveis socioeconómico baixo e médio-alto apresentam maior adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação, do que os de nível médio-baixo. Participantes que frequentaram Educação Pré-Escolar e de nível socioecónomico médio-alto apresentam maiores níveis de Curiosidade, comparativamente a jovens de outros níveis socioeconómicos. Salienta-se a necessidade de prosseguir estudos prospetivos, investigações multidisciplinares e consultoria psicológica a agentes educativos.
- A valoração dos conhecimentos fortuitos no âmbito nas escutas telefónicasPublication . Mendes, Catarina Alexandra Silvestre; Monteiro, Henrique João Martins Gomes Salinas
- The impact of COVID-19 on hedonic and utilitarian decision-makingPublication . Oestmann, Kaj Annika; Braga, João Pedro Niza JacintoA Chinese virus has managed to bring the whole world to a standstill. This circumstance has forced people to adapt their usual lifestyle. COVID-19 has brought changes in different areas of life, including consumer behavior. For many, the pandemic was a reminder of what is important and needed in life: security, trust and health instead of excessive spending on items that focus on delivering solely satisfaction. The current situation results in even more emotions that are involved during the process of decision-making, leading to it becoming increasingly complex and harder to prepare for. With the presence of the virus, people experience emotions that steer their buying attention increasingly towards utilitarian products. With purchasing hedonic items on the other hand, comes along the risk for justification to oneself or to others. Additionally, the reminder of the virus leads to less expected satisfaction from hedonic products, proving that the negative emotions resulting from said reminder overshadow the outcome. The categorization of several utilitarian and hedonic attributes and products has proven to be influenced by the manipulation, indicating great relevance for the industry. From a marketing perspective, it is crucial to understand these changes and prepare for them accordingly. Strategies regarding the marketing mix, a clear positioning of products and an understanding of the process a customer goes through prior, during and post a purchasing decision are significant, especially in unpredictable times like these.
- Impact of body composition on prognosis and dose-limiting toxicities on metastatic colorectal cancerPublication . Dias, David da Silva; Machado, Mafalda; Trabulo, Carolina; Gosálbez, Beatriz; Ravasco, PaulaSarcopenia is a progressive skeletal muscle disease, often present in oncological patients, that is associated with multiple adverse events such as worse prognosis, physical performance, and quality of life. Body composition evaluation by CT cross-section at the L3 vertebrae region appears to be a precise method to quantify skeletal muscle. The optimal cut-off for the definition of sarcopenia is not yet established, therefore the incidence of sarcopenia varies according to different studies. The main goal was to evaluate the presence of sarcopenia in patients with metastatic colorectal cancer (mCRC) and its impact on overall survival (OS) and dose-limiting toxicities (DLT). A retrospective cohort study of 178 patients with mCRC under first-line chemotherapy (ChT) in association with target therapy, in two hospital units, between January 2015 and December 2018. Skeletal mass area (SMA) was quantified with the NIH ImageJ software in CT cross-sectional images at the L3 vertebrae region. Statistical analysis was performed with IBM SPSS v25 software https://www.ibm.com/analytics/spss-statistics-software. The median age was 62 (SD ± 11) years old, 65% were men and 62.9% had an Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) performance status of 0. The cut-off value was established based on ROC analysis, with sarcopenia defined as SMI < 49.12 cm2/m2 for men and < 35.85 cm2/m2 for women. Despite the mean body mass index (BMI) of 25.71 (± 4.71) kg/m2, half of the patients presented sarcopenia. In a multivariate analysis using a Cox regression model, an association was observed between OS and higher ECOG PS (p = 0.014; HR 5.46, CI 95% [1.42–21.10]), neutrophil-to-lymphocyte ratio (NLR) >2.80 (p = 0.038; HR 2.20, CI 95% [1,05–4.62]), and sarcopenia (p = 0.01; HR 4.73, CI 95% [1.85–12.09]). Additionally, in a logistic regression model, age (p = 0.014; OR 1.09, IC 95% [1.02–1.16]) and sarcopenia (p= 0.030, OR 4.13, IC 95% [1.15-14.8]) were associated with higher incidence of DLT. The CT evaluation of the body composition at the L3 region allows for the quantification of sarcopenia, providing prognostic information and predictive value of DLT in patients with mCRC, although the establishment of optimal cut-off values are required for implementation in clinical practice. A multimodal strategy to delay muscle waste should be considered in these patients.
- A proibição de reformatio in pejus e a alteração da qualificação jurídicaPublication . Ribeiro, Ana Sofia Matança da Costa Sousa; Silva, Germano Marques da
- Mental health is everybody’s business : the role of brands in overcoming the stigma while nurturing consumers’ brand perceptionsPublication . Garcia, Joana Correia; Braga, João Pedro Niza JacintoThe World Health Organisation (WHO) defines health as a holistic balance between physical, mental and social well-being. The COVID-19 virus has not only weakened the physical component of the population. Although seemingly invisible, this virus has brought abysmal psychological consequences to society and accelerated the urgent mental health approach that screams to the world its need for expression, normalisation, and acceptance. Consumers have come to value their own well-being, and that of society as a whole, exponentially. The study reveals that consumers now similarly value mental health and physical health initiatives implemented by familiar brands. These corporate social responsibility practices prove to be extremely incremental in terms of consumers' brands perceptions. However, consumers feel more socially responsible when they are an integral part of a social cause. Therefore, consumer-centric approaches are more beneficial to the brand than employeecentric stimuli. Additionally, this study has proven that exposure to mentally focused scenarios triggers a considerable decrease in mental health-related stigma in society. In this way, brands are able to, almost in a pioneering way, unmask stigma, adopting an educational role in the community, while simultaneously building and strengthening brand equity.
- O discernimento espiritual na conceção cristã : o discernimento como uma constante de vidaPublication . Lopes, Bruno André Carvalho; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoA presente dissertação desenvolve o tema do Discernimento a partir das Exortações Apostólicas do Papa Francisco, entre as quais a Christus Vivit ocupa o lugar central da investigação. O primeiro capítulo é dedicado ao aprofundamento bíblico do “discernimento”, tocando ainda o Concílio Ecuménico Vaticano II e o Magistério do Papa Francisco. Passando ao segundo capítulo, o leitor poderá encontrar uma abordagem ao tema numa perspetiva da moral pessoal e do acompanhamento, focando a atenção nos temas da “liberdade”, “conhecimento”, “identidade”, “consciência” e “verdade”, que estruturam esta secção. Por fim, o terceiro capítulo sintetiza a abordagem teórica dos capítulos precedentes, desembocando todo o processo no “discernimento juvenil” a partir de autores da espiritualidade.
- Digital leaders vs. laggards : drivers of digital maturity in the german financial services sectorPublication . Kaufmann, Eileen Samantha; Pinho, André de AlmeidaGiven the rising spending on digital transformation globally, and the existing digital frontier gap across industries, controlled management of the drivers of digital maturity is of key interest to elevate a company’s position. This is because the latter supports digital leadership and thus a competitive and sustainable advantage in the market. For financial services, this is a particular need as a clear driver for this gap has not yet been identified. This dissertation aims at understanding the degree of influencing factors on digital maturity by identifying high impact attributes, particularly for financial services. The paper reveals granular attributes on which an organisation should concentrate when targeting a successful digital transformation, that ideally leads to a high level of digital maturity. For this purpose, expert interviews and an industry survey within Germany were performed as a mixed methodological approach. To determine the most impactful attributes, multiple factors have been gathered and their relationship with digital maturity was investigated qualitatively and statistically. As a combined result, agility, culture, digital priority, a digital vision, savviness, skill development, and a leadership vision were attributes deemed to have a high impact on digital maturity and the difference between leaders and laggards. For a successful consideration of the factors, it is vital to adapt organisational structures and the organisational culture in accordance with the classified attributes. Future research should focus on comparing critical attributes between leading and lagging industries to arrive at a general overview of the drivers of digital maturity.
- Reputação de marca institucional em instituições de ensino superior : estudo de caso : Universidade Católica PortuguesaPublication . Palha, António da Gama Van Zeller; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVivemos em tempos marcados pela criação e evolução das marcas, estando as mesmas cada vez mais presentes e complexas no nosso status quo. Do leque alargado de investigações direcionadas para o estudo do branding, encontra-se um vazio na investigação direcionada para o ensino superior, sendo relevante aumentar o conhecimento disponível nesta área. Além disto, uma instituição de ensino superior portuguesa específica, a Universidade Católica Portuguesa (UCP), aparenta ter aplicado recentemente (2016) uma nova estratégia de branding de modo a trabalhar a sua marca institucional, algo pouco aplicado nas várias instituições de ensino superior portuguesas devido à sua pequena dimensão. Com esta investigação, feita através de uma entrevista exploratória, várias semi-estruturadas e inquéritos por questionário, procurou-se entender a perceção do consumidor UCP, em Lisboa, e de quem não usufrui dos serviços prestados pela mesma, para perceber de que modo as opiniões de ambos os públicos divergem da realidade da marca, explicada pela Direção de Comunicação e Marketing da Reitoria da Universidade Católica Portuguesa. O estudo focou-se numa amostra dentro da Área Metropolitana de Lisboa, dada a impossibilidade de ir de encontro à amostra nacional pela sua elevada escala e pelo curto espaço de tempo para completar a investigação. Os resultados obtidos permitiram atingir os objetivos delineados e ainda validar uma, das três hipóteses de investigação, bem como validar parcialmente as restantes duas hipóteses. Foi possível aferir que o consumidor UCP tem uma perceção parcial da identidade da marca, bem como perceciona uma reputação parcialmente diferente de quem não usufrui dos serviços da UCP. Finalmente, concluiu-se que os consumidores da Universidade definem a instituição de um modo coerente com a definição dada pela própria equipa reitoral.
- Bem-estar subjetivo e desenvolvimento positivo em adolescentes : relação com os pais e com os paresPublication . Leite, Maria Clara Vitorino da Costa; Dias, Paulo César AzevedoO presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da relação com os pais e com os pares no desenvolvimento positivo e bem-estar subjetivo dos adolescentes. A pertinência do estudo aprofundado deste tema reside no facto das relações interpessoais, nomeadamente com os pais e os pares, terem influência no desenvolvimento positivo e no bem-estar subjetivo dos adolescentes. Numa altura determinante da formação da identidade, escolhas pessoais e vocacionais importa explorar o bem-estar subjetivo e o desenvolvimento positivo. A amostra foi constituída por 156 estudantes de uma escola de ensino secundário da região norte. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, o “Índice de Bem-Estar Pessoal”, o questionário “Desenvolvimento Positivo dos adolescentes” e o “California Healthy Kids Survey Resilience Assessment Module”. Os resultados demonstraram valores estatisticamente significativos entre o sexo masculino e o feminino, no que diz respeito à satisfação com o sentimento de segurança e na relação com os pais dos jovens adolescentes do ensino secundário. Valores estatisticamente significativos foram encontrados na dimensão ‘Cuidado’ do DPA, relativamente ao curso. Foi possível verificar correlações positivas entre o bem-estar pessoal e o desenvolvimento positivo dos adolescentes, assim como uma relação entre estes e as relações com os seus pais e pares. Também quanto mais elevado for o índice de bem-estar pessoal, maior é o seu desenvolvimento positivo. Com estes resultados é possível perceber os fatores associados ao bem-estar e ao desenvolvimento positivo dos adolescentes, em particular no ensino secundário, ou seja, podemos concluir que as relações são em si mesmas cruciais para o bem-estar dos indivíduos.
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