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- Brand logo and brand gender : how brand logo elements influence brand gender perceptions and affect towards the logoPublication . Barraca, Maria Ana Álvares de Barros Freire; Machado, Joana Pinto Leite CésarBrands, as humans, may be different when it comes to their personality. Among the several traits building brand personality, brand gender is one of the most critical ones. Brand logos, as the primary design elements of a brand and as a critical communication cues, may significantly influence brand gender perceptions. With this research, we aim to examine how different brand logo design elements, more specifically the naturalness of logo design (organic and cultural designs), logo shape (angular and rounded), logo boldness (heavier and slender) and colour hue (light pink and dark blue) influence brand gender perceptions and, if, ultimately, brand-design-induced gender perceptions lead to positive affect towards the logo. First, an in-depth literature review is presented, where the variables analysed in this study are discussed. Based on this literature reviews, a research model was developed and research hypotheses were formulated. Subsequently, to investigate these topics, a quantitative research was held through an online survey. This relied on a sample of unknown and manipulated logos, used as stimuli for the analysis. This study counted with a total of 357 completed surveys, to a range of 32 manipulated logos. Results suggest that logo design elements significantly evoke brand gender perceptions, when properly combined and that affect towards the logo is enhanced by the congruence between the consumer perceived gender and the logo perceived gender, in the masculine gender perception.
- Implementação de KPIs no setor dos serviçosPublication . Ribeiro, Miguel Nuno Santiago; Soares, Miguel Alberto ReisFerreira e Otley (2009) propuseram um modelo de análise de sistemas de controlo de gestão de âmbito alargado, que pudesse ser utilizado para recolher evidência sobre o sistema de controlo de gestão de uma organização ao captar as ligações entre os mecanismos e processos de controlo. Os indicadores-chave de desempenho (KPIs), inseridos na tipologia de “controlos de resultados” (Merchant & Van der Stede, 2017), são utilizados para avaliar o sucesso obtido no cumprimento dos objetivos, estratégias ou planos de uma organização. No presente trabalho, o modelo de análise de Ferreira e Otley (2009) foi aplicado à INOVA+, empresa portuguesa do setor dos serviços, com o intuito de identificar processos internos de controlo de gestão, sobretudo a nível financeiro, que pudessem ser alvo de propostas de melhoria, bem como de perceber quais os KPIs mais adequados para monitorizar o desempenho financeiro da organização. Com base num estudo de caso único, sustentado pela revisão de literatura e entrevistas realizadas a colaboradores da INOVA+, foi possível observar que o modelo de controlo de gestão em vigor está sobretudo condicionado pela falta de ferramentas que suportem processos de planeamento e controlo financeiro, tais como um sistema de contabilidade de gestão, com prejuízo da visibilidade da organização sobre o seu próprio futuro em relação a questões financeiras e operacionais. Neste contexto, desenhou-se e propôs-se a implementação do “Project Master File”, ferramenta que, em conjunto com a redefinição dos KPIs a utilizar e outros mecanismos, procurará capacitar a organização de um sistema de controlo de gestão mais robusto e capaz de solucionar parte das debilidades identificadas.
- Produtos e serviços turísticos de experiência : caraterização da oferta na cidade do PortoPublication . Lopes, Ana Mafalda Lima; Julião, Jorge Manuel Soares; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteA importância do setor do turismo na economia portuguesa e mundial, nestes últimos anos, tem sido bastante significativa. Na verdade, o setor do turismo em Portugal estava responsável por 15% do PIB. Contudo, esta é uma área que, de acordo com a velocidade da mudança do mundo atual, necessita de se adaptar constantemente às novas ideologias, ideais e modo de vida dos consumidores. Com a massificação de produtos e serviços, o humano espera mais das empresas, mais dos profissionais e procura mais intensidade nas emoções. Portanto, procura conectar-se ao mundo idílico e desconectar-se da vida quotidiana. Nessa procura pelas emoções, surge a economia de experiência, que envolve mais do que o setor do turismo, mas que teve grande impacto neste. Como tal, neste trabalho final de mestrado, estuda-se e desenvolve-se o conceito e antropologia da experiência e como esta é aplicada ao mundo do turismo. Da mesma forma, dimensiona-se quais os fatores relevantes numa experiência para o turista e como se transformam as mesmas num setor de “Turismo de Experiência”. Para corroborar o estudo da arte desenvolve-se um questionário realizado presencialmente aos turistas no Porto, para que classifiquem as experiências da cidade de acordo com as dimensões definidas por Gilmore e Turner (1999) e no qual se verifica a verdadeira importância das experiências para o turista. Este é um tema que é recente e que apenas começou a ser desenvolvido como “Turismo de Experiência” em 2010 no Brasil. Porém, o estudo da economia de experiência remonta à década de 90. Como tal, pretende-se compreender a evolução da classificação e denominação das experiências no turismo.
- A relevância da sustentabilidade na indústria do vestuário : o caso das PME portuguesas com presença no Reino UnidoPublication . Dias, Maria Saragoça; Fernandes, Liliana Catarina Rodrigues de MenesesCom o agravamento da crise ambiental e urgência na implementação do Desenvolvimento Sustentável, as empresas têm sentido maior pressão para integrar a sustentabilidade no negócio, nomeadamente as empresas da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), cujo impacto ambiental e social é notório. Assim, o principal objetivo deste trabalho de investigação é compreender qual a importância atribuída atualmente pelas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas de confeção de vestuário à sustentabilidade, analisando práticas de negócio adotadas, motivações e barreiras sentidas, e efeitos na performance empresarial. Em particular, são estudadas empresas portuguesas que exportam para o Reino Unido, sendo, também, analisada a forma como a sustentabilidade é encarada neste mercado. Para isto, foram realizadas diversas entrevistas a empresas portuguesas e a uma organização britânica dedicada à sustentabilidade na Indústria do Vestuário. As conclusões revelam que as PME portuguesas de vestuário, e a ITV em geral, atribuem crescente importância à questão da sustentabilidade, sobretudo a gestão de topo das empresas, embora ainda existam alguns entraves à implementação de práticas sustentáveis e os efeitos na performance das empresas não sejam imediatos. Por sua vez, o mercado britânico parece revelar algum atraso na adoção de práticas sustentáveis.
- Divulgações sobre testes de imparidade ao Goodwill : análise de compliance nas empresas do PSI 20Publication . Carvalho, Rita Maria Barbosa de; Fonseca, Maria José Martins Lourenço daO Goodwill tem sido um clássico e controverso problema contabilístico, agravado pela discricionariedade e subjetividade inerentes à sua contabilização. Dado o interesse deste ativo para os stakeholders e uma vez que as divulgações são um meio de informação para as suas decisões de investimento, o objetivo deste estudo consiste em analisar se as empresas do PSI 20 cumprem com as divulgações exigidas pela IAS 36, quanto às perdas por imparidade do Goodwill. Para o efeito, foi efetuada uma análise de compliance, tomando por referência os relatórios e contas de 2018 das empresas do PSI 20. Os resultados indicam que, em 2018, o nível de divulgação médio foi de 73%. No entanto, o desvio-padrão é de cerca de 30%, refletindo uma grande variação entre os índices de divulgação (ID) das empresas da amostra. Não obstante a discrepância entre empresas, não foram identificados indícios de que as seguintes variáveis influenciem significativamente o ID: setor, auditora, peso relativo do GW no ativo, autonomia financeira, rentabilidade, dimensão. Adicionalmente, através de uma análise por itens de divulgação, foi possível concluir que todas as empresas divulgam a quantia escriturada de Goodwill imputada à unidade geradora de caixa (ou grupo de unidades), tratando-se da única divulgação com um ID de 100%. Por outro lado, apenas 11 em 17 empresas indicam os pressupostos-chave em que o órgão de gestão baseou as suas projeções de fluxos de caixa, constituindo a divulgação com o menor ID, cerca de 65%. Em geral, as divulgações são genéricas, limitando-se em muitos casos a reproduzir o texto da norma, sem dar a conhecer especificidades concretas da entidade em questão.
- Proposta de Balanced Scorecard : Transnautica Global Logistics, SA : Departamento Aéreo e MarítimoPublication . Balazeiro, Sara Cristina Fontes; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaA globalização trouxe consigo inúmeros desafios, dificultando a definição da estratégia organizacional e a incorporação desta nos diferentes mecanismos de controlo existentes. Após um estudo acerca dos modelos de avaliação estratégica do desempenho organizacional, verificou-se que poucos faziam referência ao setor da logística. Como tal, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Balanced Scorecard (BSC) para os serviços logísticos, usando o departamento aéreo e marítimo da Transnautica Global Logistics, SA (TGL) como referência. Para cumprir esse objetivo dar-se-á resposta, através do método estudo de caso, à questão de investigação “Como desenvolver um BSC para serviços logísticos e, em específico, para um departamento aéreo e marítimo?”. Assim, através de uma análise qualitativa (observação direta, reuniões informais e semiestruturadas, entre outros.) desenvolveu-se um BSC desde o desenho dos objetivos, indicadores, metas e iniciativas, adaptadas à realidade organizacional da TGL, ao início do seu plano de implementação. Esta proposta pretende ser um contributo para a literatura e para a organização referenciada, na medida em que providencia, através de um contexto real, um exemplo de como o BSC, modelo de avaliação e gestão estratégica, pode ser aplicado na área da logística aérea e marítima. No futuro, será relevante testar a aplicabilidade da proposta e criar uma ligação entre esta e um dos diferentes métodos de orçamentação existentes.
- Rolling forecast : complemento do orçamento tradicional : o caso de uma empresa de logística e transportePublication . Almeida, Gonçalo Manuel Miranda; Marques, Luís Manuel DionísioApesar do orçamento tradicional desempenhar um papel histórico no contexto dos processos organizacionais, também não é menos verdade que, nos últimos anos, várias têm sido as críticas apontadas por investigadores e utilizadores a este mecanismo de planeamento e controlo de gestão. Neste sentido, com o intuito de ultrapassar algumas limitações apontadas ao orçamento, surgiram ao longo do tempo propostas de novos modelos e ferramentas, inseridas em duas correntes de pensamento distintas, denominadas na literatura estudada por better budgeting e beyond budgeting. Inserida no better budgeting, podemos destacar o rolling forecast como a ferramenta com maior taxa de utilização no contexto organizacional. Contudo, constata-se um número crescente de organizações que utilizam os orçamentos em simultâneo com os rolling forecasts, podendo então ser utilizada esta ferramenta tanto numa lógica complementar como substituta do orçamento (Ekholm & Wallin, 2000; EIU, 2007). O presente trabalho visa discutir a metodologia de rolling forecast e a forma como esta poderá vir a ser utilizada no sistema de controlo de gestão do Grupo Rangel, não como elemento substituto, mas como complemento do orçamento tradicional. Pretende-se, assim, responder à questão quais as vantagens e desvantagens da implementação do rolling forecast e quais as mais valias da utilização desta metodologia de forma complementar ao orçamento tradicional no contexto de uma operação logística específica desenvolvida por uma empresa do setor dos transportes e logística. Para tal, recorreu-se a um estudo de caso no Grupo Rangel, com informação proveniente de diversas fontes, entre elas, entrevista, observação direta e participativa, conversas informais ao longo do período de estágio, análise de documentos internos da organização e, por fim, análise de informação que o Grupo disponibiliza publicamente, quer no seu site quer em bases de dados. Com o intuito de obter conclusões mais detalhadas, foi ainda desenvolvido, por iniciativa própria, um modelo de rolling forecast com suporte em folha de cálculo, em colaboração com os responsáveis da empresa. Neste mecanismo foram incorporados todos os dados referentes à operação logística que serve de base ao presente caso empírico e foram desenvolvidas previsões com um horizonte temporal de 15 meses. Da análise do caso, a evidência obtida vai no sentido de destacar como vantagens da implementação do rolling forecast o facto de evitar que a informação se torne desatualizada, proporcionando uma visão dinâmica e contínua da posição atual da atividade e das perspetivas futuras, tendo em linha de conta o desenvolvimento da envolvente. Associada a estas características, outorga a todos os membros operacionais uma melhoria no processo de tomada de decisão e na gestão da capacidade operacional disponível. Ao nível financeiro, a visão dinâmica prospetiva, proporcionada pelo rolling forecast, promove uma gestão mais eficiente das necessidades e recursos financeiros. Como desvantagens, o caso empírico corroborou com as limitações apontadas pela literatura, a qual defende que a implementação de mecanismos de rolling forecast é um processo que, pelas suas características específicas, pode consumir um nível excessivo de tempo e recursos, potenciando ainda o grau de incerteza percebido pelos gestores. No que diz respeito ao complemento do RF (rolling forecast) com o OT (orçamento tradicional), o estudo de caso sugere existirem mais valias na sua utilização no contexto do Grupo Rangel. Em primeiro lugar, caso existam alterações face aos pressupostos do orçamento, os gestores conseguem perceber de forma mais clara as dinâmicas de evolução do negócio e, caso seja necessário, estão aptos a implementar ações corretivas a fim de alcançar as metas estratégicas definidas pelo Grupo. Em segundo lugar, este complemento permite à organização proceder a uma alocação de recursos de forma mais dinâmica, tendo em conta aquilo que são as necessidades e as oportunidades que vão emergindo. Por último, teremos ainda de salientar que o RF como complemento orçamental é útil para aferir se as metas previamente estabelecidas se encontram em consonância com a realidade vivida. Caso isto não esteja a acontecer, valida a necessidade de um reajuste das mesmas, com o intuito de evitar problemas que possam impactar o desenvolvimento do grupo em estudo. Em suma, alinhado com a literatura (Lorain 2010; Sivabalan et al., 2009; Ekholm and Wallin, 2000; Henttu-Aho and Järvinen, 2013), este estudo de caso mostrou que, apesar do RF não conseguir substituir de forma completa o sistema de orçamentação tradicional, este mecanismo ajuda a melhorar a visibilidade dos períodos futuros, a acompanhar o cumprimento dos objetivos orçamentais e estratégicos e ainda a responder às novas configurações da envolvente que se caracteriza pela sua crescente exigência e volatilidade.
- The idea of exclusivity in luxury : is it real or created? : a study on how to grow and remain exclusivePublication . Martins, Francisca Maria Lourenço; Leglise, LaureNos últimos vinte anos, o poder de compra da classe média aumentou, a internet revolucionou totalmente as operações das empresas, e os líderes de mercado ocuparam os seis cantos do mundo, questionando assim um dos códigos fundamentais do luxo – a exclusividade. As marcas de luxo querem crescer e atingir níveis mais altos de rentabilidade, mas como mantêm o seu encanto baseado na exclusividade e raridade? O objetivo desta dissertação é entender como as marcas de luxo gerem a tensão entre o crescimento e a exclusividade, fonte de desejo e sonho. Através de um caso de estudo comparativo, analisei quatro empresas: LVMH, o grupo de luxo líder, duas das mais icónicas marcas francesas, Christian Dior S.A. e Cartier, e uma marca espanhola com alto potencial de crescimento, Loewe. Entrevistas, ficheiros de empresas, artigos e outras fontes disponíveis, foram as principais fontes de dados. Os meus resultados sugerem quatro mecanismos para gerir a tensão: I- Implementação de estratégias digitais e de retalho, II- Distinção dos consumidores em aspiracionais ou elitistas, para adaptar as estratégias de gestão da tensão a cada cliente. III- Manutenção de linhas de design coerentes e dos produtos icónicos para um crescimento constante. IV- Manutenção das estratégias de gestão da tensão ao nível das marcas e dos seus conglomerados. Adicionalmente a minha pesquisa acrescenta valor à literatura, através da ilustração dos mecanismos com estratégias específicas e exemplos correspondentes das marcas.
- The pricing of project finance bonds : an empirical analysis of spread determinantsPublication . Teixeira, Tiago Barbosa Estevez Pintado; Pinto, João Filipe MonteiroEsta dissertação analisa os fatores que influenciam o pricing de obrigações de Project Finance (PF), com base numa amostra de 28.016 obrigações emitidas globalmente por instituições não financeiras, no período 1995-2019. Apresenta uma comparação detalhada dos spreads de crédito e os processos de pricing entre obrigações de PF e obrigações comparáveis do tipo Corporate Finance (CF). A análise não fornece evidência que apoie o PF como um mecanismo para reduzir o custo da dívida dos sponsors dos projetos, tendo-se obtido evidência que as obrigações emitidas através de operações de PF apresentam spreads semelhantes ou superiores aos das obrigações tradicionais emitidas diretamente pelos sponsors. No entanto, este trabalho apresenta evidências empíricas de que, embora os ratings sejam os fatores de pricing mais importantes para estes títulos na data da sua emissão, outros fatores contratuais e macroeconómicos, para além dos ratings, explicam significativamente tais spreads. Adicionalmente, identificamos um claro impacto económico sobre os spreads e seus determinantes quando comparado o período de pré-crise financeira 2007/08 com o período subsequente. Este impacto não se reflete apenas no aumento significativo do spread para as duas tipologias de obrigações, mas também na alteração dos fatores que influenciam esses mesmos spreads; i.e., os processos de pricing alteraram-se significativamente com a crise financeira internacional.
- Does it pay to do good? : an international look over socially responsible investmentsPublication . Silva, Rita Costa e; Pinto, João Filipe MonteiroO principal objetivo deste Trabalho Final de Mestrado foi o de mensurar a performance de portefólios construídos com base em pontuações de responsabilidade social, desenhados de forma a replicar uma estratégia long-short, de 2005 a 2019, em quatro regiões - América do Norte, Japão, Ásia Pacífico e Europa - e em diferentes estados de mercado. Os portefólios foram construídos utilizando pontuações de responsabilidade social em quatro dimensões - Social, Gestão Corporativa, Ambiental e uma pontuação média - e os portefólios melhor e pior classificados foram subtraídos, criando portefólios-diferença. Quatro modelos (um de um único fator e três multi-factor) foram utilizados para estimar medidas de performance dos portefólios, tendo sido observada tanto uma indiferença entre as performances de portefólios bem classificados versus portefólios menos bem classificados, como uma estatisticamente significante inferior performance de portefólios bem classificados em termos de responsabilidade social quando comparados com os seus menos bem classificados pares, especialmente na América do Norte e no Japão. Os únicos sinais de uma performance superior significante foram observados na Europa em períodos de recessão, em certas dimensões de responsabilidade social, como a Ambiental e de Gestão Corporativa, e de acordo com certos percentis.