Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Proposta de Balanced Scorecard : Transnautica Global Logistics, SA : Departamento Aéreo e Marítimo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A globalização trouxe consigo inúmeros desafios, dificultando a definição da estratégia organizacional e a incorporação desta nos diferentes mecanismos de controlo existentes. Após um estudo acerca dos modelos de avaliação estratégica do desempenho organizacional, verificou-se que poucos faziam referência ao setor da logística. Como tal, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Balanced Scorecard (BSC) para os serviços logísticos, usando o departamento aéreo e marítimo da Transnautica Global Logistics, SA (TGL) como referência. Para cumprir esse objetivo dar-se-á resposta, através do método estudo de caso, à questão de investigação “Como desenvolver um BSC para serviços logísticos e, em específico, para um departamento aéreo e marítimo?”. Assim, através de uma análise qualitativa (observação direta, reuniões informais e semiestruturadas, entre outros.) desenvolveu-se um BSC desde o desenho dos objetivos, indicadores, metas e iniciativas, adaptadas à realidade organizacional da TGL, ao início do seu plano de implementação. Esta proposta pretende ser um contributo para a literatura e para a organização referenciada, na medida em que providencia, através de um contexto real, um exemplo de como o BSC, modelo de avaliação e gestão estratégica, pode ser aplicado na área da logística aérea e marítima. No futuro, será relevante testar a aplicabilidade da proposta e criar uma ligação entre esta e um dos diferentes métodos de orçamentação existentes.
Globalization has brought innumerous challenges, making it difficult to define the organizational strategy and incorporate it into the different existing control mechanisms. After a study on the models of strategic assessment of organizational performance, it was found that few referred to the logistics sector. As such, this work aims to develop a Balanced Scorecard (BSC) for logistics services, using the air and maritime department of Transnautica Global Logistics, SA (TGL) as a reference. To fulfill this objective, the research question “How to develop a BSC for logistics services and, specifically, for an air and maritime department?” will be answered through a case study. Thus, through a qualitative analysis (direct observation, informal and semi-structured meetings, among others.) a BSC was developed from the design of objectives, indicators, goals and initiatives, adapted to the organizational reality of TGL, until the beginning of the implementation plan. This proposal is intended to be a contribution to the literature and to the referenced organization, as it provides, through a real context, an example of how the BSC, model of evaluation and strategic management, can be applied in the area of air and maritime logistics. In the future, it will be relevant to test the applicability of the proposal and create a link between it and one of the different existing budgeting methods.

Description

Keywords

Avaliação de desempenho Balanced Scorecard Serviços Transportes e logística Performance evaluation Services Transport and logistics

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue