Browsing by Issue Date, starting with "2018-02-16"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A influência dos problemas de saúde mental e dos recursos psicossociais no risco da mulher para o VIHPublication . Silva, Joana Isabel Pereira da; Costa, Eleonora Cunha Veiga
- Vinculação em famílias de acolhimento : contributo para a compreensão de conhecimentos e práticas profissionaisPublication . Pinho, Ana Sofia Trindade; Negrão, Mariana Andrade SottomayorO conhecimento dos técnicos sobre a temática da vinculação tem implicações na sua atuação junto das famílias de acolhimento. Desta forma, este estudo tem como objetivo perceber o conhecimento científico dos técnicos do Acolhimento Residencial sobre a temática da vinculação e as implicações em termos da sua atuação junto das famílias de acolhimento. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizadas, com um guião de entrevista semiestruturado, quatro entrevistas, com técnicos de diferentes áreas de formação, a exercer funções numa casa de acolhimento. Os resultados realçam a ambivalência sobre as perceções sobre a medida do acolhimento familiar e sobre as perceções da temática da vinculação na medida do acolhimento familiar, assim como, a dificuldade dos técnicos em refletir sobre temas que considerem importantes abordar durante sessões de formação com as famílias de acolhimento. Como implicações sugere-se o desenvolvimento de ações para técnicos e para famílias de acolhimento que promovam a reflexão sobre a importância de desenvolver condições estáveis e seguras para as crianças que integram medidas de acolhimento.
- Transferência da formação : um contributo para a evolução organizacionalPublication . Cavallare, Marjorie Ribeiro; Monarca, Maria Adélia de JesusA formação tem vindo a ter esse importante papel de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, dentro das organizações. O presente estudo pretende avaliar a motivação dos colaboradores, para transferir os conteúdos adquiridos em formação. Cada vez mais, se torna relevante realizar a avaliação da formação nas organizações, por forma a apurar em que medida foram atingidos os objetivos em termos de aprendizagem e, mais concretamente, de que forma é que essa aprendizagem foi transferida para o local de trabalho. Optou-se por realizar uma investigação numa empresa nacional do setor privado, ligada ao ramo agropecuário, com à amostra de 114 colaboradores utilizando-se, como instrumento de investigação, um questionário de autorresposta que permitiu avaliar o desenvolvimento de competência, a perceção de utilidade da formação, as crenças de autoeficácia dos colaboradores, a vinculação afetiva à empresa e a motivação para transferir os conteúdos formativos. Os resultados, apontaram que o desenvolvimento de competências tem forte influência sobre a motivação para transferir. Os resultados obtidos por este estudo estiveram alinhados com o seu principal objetivo, que constituiu desenvolver estratégias pertinentes para os responsáveis das formações, dentro das organizações que almejam desenvolver o grau de motivação para transferir a formação para o local de trabalho.
- A relação entre o capital psicológico e a comunicação numa organização desportivaPublication . Lemos, Raquel Oliveira Magalhães Pereira; Oliveira, Eduardo André SilvaO presente estudo tem como principal objetivo examinar a relação entre o Capital Psicológico e os diferentes tipos de Comunicação no setor dos serviços, mais concretamente dentro de uma organização desportiva. A amostra é constituída por 80 trabalhadores da respetiva organização. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, através de questionário, aplicado em diferentes departamentos da organização, de forma abranger o maior leque de profissões possível. Tendo sido aplicado de forma a que nenhum dos intervenientes se sentisse avaliado ou sentisse algum tipo de constrangimento ao responder, pois era importante obter resultados transparentes e sem enviesamentos. Desta forma, foram colocados os questionários dentro de uma caixa de papel em locais específicos da organização. Os resultados obtidos mostraram que o Capital Psicológico está positivamente relacionado com a perceção dos subordinados quanto à qualidade de Comunicação Descendente. Esta perceção encontra-se ainda positivamente associada com as quatro facetas do Capital Psicológico: Esperança com valor de correlação de, 0,80; a Resiliência com valor de correlação de 0,83; o Otimismo com valor de correlação de 0,83, e por fim, a Autoeficácia com valor de correlação 0,80. De um ponto de vista prático os resultados sugerem a necessidade das organizações de atentarem á importância da comunicação descente pois esta pode auxiliar na criação e desenvolvimento de meios para influenciar os níveis de Capital Psicológico. As limitações encontradas ao longo deste estudo relacionam-se com o seu carácter transversal e com as dificuldades impostas por parte da organização.
- Atividade do formador : variabilidade e os seus efeitos nas relações laboraisPublication . Ribeiro, Anaís Duarte; Monarca, Maria Adélia de JesusO principal objetivo deste estudo é a compreensão da atividade dos formadores internos e as suas variáveis, pela exploração das perceções que estes têm acerca do seu trabalho e como esta sinfluenciam o seu desempenho. Para a total perceção desta atividade procurou-se distinguir os dois grupos de formadores internos, sendo estes permanentes ou eventuais, bem como as dificuldades sentidas pelos mesmos ecomo é que as relações interpessoais com os seus colegas de trabalho podem afetar a sua profissão. Oito participantes foram entrevistados, quatro dos quais exercem atividades de formadores internos permanentes e os restantes de formadores internos eventuais. Os principais resultados do estudo sugerem que a grande maioria das dificuldades apontadas se relacionam com fatores externos, tais como a desmotivação ou resistência à formação e a necessidade de ter que constantemente adaptar o discurso, dependendo das situações em que se encontra. Contudo, foi observado que relações laborais positivas facilitam o exercício das tarefas de formação, conjuntamente com a criação de um ambiente de trabalho positivo. Assim, destaca-se a necessidade da criação de relações interpessoais positivas que sejam pertinentes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo para a criação e manutenção de um nível de produtividade constante.
- Memória das aparições de Fátima : 100 anos na imprensa : 1917-2017Publication . Tomás, Michelle Santos Mendes; Vieira, Inês EspadaEm maio de 2017, celebrou-se o centenário das aparições marianas em Fátima. Este fenómeno, apesar da sua índole fundamentalmente religiosa, exerceu uma forte influência na construção da identidade nacional, tendo sido utilizado ao longo dos últimos cem anos em diferentes narrativas públicas e com distintos objetivos políticos. Optámos por trabalhar com a imprensa, dado que é uma das armas possíveis que luta contra o esquecimento e, por isso, preserva a memória. A imprensa pode ser definida também como uma atividade cultural que comunica a realidade que nos envolve através de representações. Essa realidade está sujeita a uma conjuntura política, social, económica. Inevitavelmente, o contexto exerce influência sobre a forma de como essa realidade é representada, pelo que no nosso trabalho estabelecemos igualmente uma relação entre a informação e/ou opinião, e o contexto em que foi produzida. Assim, a presente investigação parte da leitura de jornais da imprensa de referência nacional (tendo-se selecionado tal títulos e datas específicas), para refletir a propósito do papel desempenhado por Fátima na configuração da identidade portuguesa.
